Ubuntu Para Iniciantes

VOCÊ TEM DIFICULDADE DE SER UM LÍDER?

Almejar uma posição de um líder ou mesmo gestor é algo que possivelmente deve brotar no pensamento de qualquer colaborador depois de um determinado tempo dentro da empresa.

A dificuldade de ser um líder começa a ser evidente quando se "cai de paraquedas", e principalmente quando nele é colocada a principal tarefa de SALVADOR DA PÁTRIA.

Com o aumento da responsabilidade, as preocupações surgem e se agravam quando percebe-se principalmente que não há um suporte adequado para uma posição tão importante.

liderar com dificuldade


CONFLITOS NA LIDERANÇA

A competitividade atual acaba levando certas vezes para um desequilíbrio organizacional, muitas vezes exigindo de seus colaboradores algo que não foi lhes dado.

Em certas ocasiões acaba-se, por ser mais barato, promovendo alguém de um grupo para ser um líder ou gestor, porém torna-se caro quando esta pessoa não recebe preparo algum para a posição que vai assumir.

Dependendo do perfil da empresa, escolhe-se aquela pessoa, que aparentemente é a mais centrada, conversa pouco e está sempre em dia com sua obrigações, que sempre o fez corretamente nos últimos 4 ou 5 anos. E vale ressaltar que sempre fez aquela função.

É óbvio que qualquer um ficaria feliz em saber que lhe está sendo "confiado" a oportunidade de entrar para um novo contexto no grupo gestor.

E então, esta pessoa, começa a perceber que as planilhas, solicitações, relações entre gerencia e colaboradores é um universo muito maior do que imaginava anteriormente, pois são novas cobranças, novas rotinas e novas metas.

O tempo vai passando e você percebe que o resultado que você esperava, almejava como líder, não está acontecendo.

ERROS QUE COMETEMOS QUANDO SOMOS LIDERES

Lembre-se, você pode estar a 10 anos em uma empresa exercendo sua função brilhantemente, mas LIDERAR não é tão salutar quanto suas rotinas costumeiras.

Em uma matéria na REVISTA EXAME com o título de 10 ERROS DOS LÍDERES NOVATOS.


Dos 10 erros listado pela matéria, 2 deles me chamam a atenção e vale a pena refletir, que são:

  1. FALTA DE CONTROLE SOBRE A ANSIEDADE
  2. NÃO SABER DELEGAR

Claro que não existe uma receita de bolo a ser seguido para evitar erros que cometemos em uma gestão, no entanto refletir sobre estes temas podem colaborar muito para nos conhecermos.


FALTA DE CONTROLE SOBRE A ANSIEDADE

A ansiedade pode ser um transtorno que pode inibir até mesmo a criatividade e as ações mais simples.

Uma pesquisa realizada pela ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE mostra que a ansiedade em desiquilíbrio acomete homens e mulheres de qualquer nível.


ansiedade entre homens e mulheres segundo a organização mundial de saude

 
Em 2015 na Folha de São Paulo, uma matéria publicada diz que profissionais com MEDO ESCONDEM SEUS TRANSTORNOS CAUSADOS PELA ANSIEDADE.

Um descontrole da ansiedade pode levar a falta de criatividade e a erros em suas funções e com o grupo de trabalho.

Quando se assume uma nova função, a pessoa promovida deseja manter ou até mesmo aumentar a relação de competência entre a empresa e seus colegas de trabalho, porém quando isso não ocorre, problemas como o desconforto da ansiedade pode causar danos emocionais dentro e fora do ambiente de trabalho.

Se este assunto lhe interessa você pode confirmar em ANSIEDADE NO TRABALHO: COMO LIDAR COM ISSO.


NÃO SABER DELEGAR

Este pode ser um dos maiores problemas. Uma gestão primária, pode não conhecer as competências e os limites da sua equipe de trabalho.

Existe aquele que não acredita que alguém pode desenvolver uma tarefa com bom desempenho e acaba acumulando tarefas de forma a se sobrecarregar.

O medo de receber alguma crítica negativa o faz prisioneiro de sua própria função.

Cabe a este conhecer seu grupo de trabalho e saber que sua posição não é o de salvador de pátria. O líder é uma agente de uma mesma engrenagem.

O líder eficaz precisa compreender a si mesmo, a equipe e o clima organizacional a fim de estudar a disposição de seus subordinados para o crescimento.

Querer evitar críticas ou mesmo poupar sua equipe de novos desafios é evitar o crescimento do grupo e dos indivíduos deste mesmo grupo.
O líder eficaz precisa compreender a si mesmo, a equipe e o clima organizacional a fim de estudar a disposição de seus subordinados para o crescimento e se comportar de acordo com a situação. Tannenbaum e Schimidt (1986)
A frase "tomar os pés pelas mãos" é bem mais rotineira do que imaginamos. Não importa o ambiente profissional em que estamos posicionados, exercer uma liderança competente não é tão simples e não se resume e fazer os integrantes da sua equipe cumprir um horário ou mesmo a data de entrega de um projeto.

Cabe a você ser franco consigo mesmo e discernir a melhor forma de conduzir sua caminhada profissional, sendo sempre sincero em suas escolhas e quando e escolhido. Aceite seus limites e aceite os limites de seus subordinados.   

Você também pode gostar destas outras postagens aqui do Blog:
Liderança e Gestão na área de TI
Quer conhecer uma pessoas?

Obrigado por sua visita. Deixe seu recado logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode receber todas as novidades aqui do Blog em seu e-mail. Abraços.
VOCÊ TEM DIFICULDADE DE SER UM LÍDER? Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 09:40:00 Rating: 5

4 comentários :

  1. Eu descordo disso plenamente , pois um verdadeiro luder não tem medo de cair de paraquedas e nem tão pouco tem medo de ser o salvador da pátria , pois teve uma história de um faxineiro da WolksWagen que presenciou a a falência a da WolksWagen no Brasil. Os maiores lideres da WolksWagen não sabiam o que fazer para deter esta falência e eles resolveram perguntar ao faxineiro o que fazer para tirar a WolksWagen da falência e da crise , o faxineiro respondeu que devia se fazer estandes nos shoppings sobre WolksWagen e faxieiro deu outras idéias revolucionárias de divulgação , graças a este faxineiro que a WolksWagen saiu da falência e da crise e com isto o faxineiro se tornou um lider que caiu de paraquedas e se tornou o salvador da pátria , imediatamente promoveram este faxineiro para o mais alto cargo da WolksWagen. Ele se tornou um CEO poderoso na WolksWagen deixando de ser faxineiro. Isto está provado ! Podem pesquisar na internet ! Um verdadeiro lider nunca tem medo ! Um verdadeiro lider sempre tem coragem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá +Ricardo Liborio, obrigado por seu comentário. E muito bacana compartilhar esta estória.
      Se você não for dá área de Administração deve ter algum conhecimento.
      Bem, existem algumas teorias que consideram a existência de um líder, entre elas a SITUACIONAL, HOMEM GRANDE OU FORTE e o NATO, esta ultima teoria diz que o líder, já nasce líder, que é mais ou menos o que você está defendendo. Já situacional, diz que a situação faz o líder, e a de homem forte ou grande é a característica física atribuída e subjetiva das pessoas que lhe confere a posição de líder.
      Existem outras teorias.
      Mas o que eu quis dizer na postagem, é que embora haja características próprias de um líder, como por exemplo a proatividade, existem casos em que as próprias organizações não sabem escolher e tão pouco preparar seus líderes, mesmo que uma pessoa tenha a capacidade de liderar um equipe, este precisa ser imbuído de ferramentas para liderar.
      E mesmo os líderes passam por situações de stress, insegurança e de sentimento de fracasso.

      Excluir
  2. Muito bom o diálogo e as opiniões de vcs.sobre esse assunto.

    ResponderExcluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.