Ubuntu Para Iniciantes

ERRO AO INICIAR O UBUNTU MENSAGEM NO TERMINAL DE COMANDO INITRAMFS

Se você recebeu uma mensagem no terminal contendo no prompt de comando INITRAMFS, esta dica pode ajudar a resolver seu problema.

O que você verá nesta postagem:
  • Uma dica para tentar resolver o problema de initramfs

problemas na inicializacao do ubuntu com initramfs

RESOLVER O ERRO DE INITRAMFS NO UBUNTU DE DERIVADOS

Primeiro é bom fazer alguns esclarecimentos, problemas como este, como tantos outros, do seu computador não iniciar com o sistema operacional, logo pode acontecer em qualquer ambiente.

O fato que por haver mais usuários do Windows, seus erros e bugs são mais conhecidos, e as vezes o usuário resolve tudo com uma nova formatação, o que não deixa de ser uma opção para a solução do problema.

Quando um erro como este acontece, principalmente com um iniciante, realmente assusta, mas gosto de salientar que estes acontecimentos AUMENTAM SUA EXPERIÊNCIA COMO USUÁRIO.

Embora este tipo de erro não seja muito agradável você pode solucionar o problema sem precisar fazer uma nova instalação do seus sistema operacional, o que já ajuda muito.

PORQUE ACONTECE O ERRO INITRAMFS

Bem, como tudo na vida pode ter inúmeras causas, a mensagem de erro initramfs não é diferente, então listo aqui algumas possíveis causas:
  1. IMAGEM DE ISO COM PROBLEMAS: Você fez download da ISO, baixou, usou o CRIADOR DE DISCO DO UBUNTU ou mesmo o Unetbootin, instalou e mesmo assim deu erro. Isso pode acontecer pelo fato de que no momento do download pode ter havido algum erro com sua conexão da internet.
  2. ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA: Pelo mesmo problema anterior, falha a internet. Você fez alguma atualização, usou normalmente seu PC, desligou, ao ligar novamente se deparou com a mensagem INITRAMFS.
  3. PROBLEMA FÍSICO NO HD OU PARTIÇÕES: Discos rígidos que foram desligados bruscamente com quedas de energia ou por outros motivos tendem a terem problemas em blocos ou setores.
  4. PROBLEMA EM SISTEMAS DE ARQUIVOS: Os padrões de sistemas de arquivos permitem de um modo geral, reconhecer, alocar e acessar seus arquivos, problemas no HD pode afetar a leitura e consequentemente o sistemas de arquivos.
Estes problemas acima são apenas apenas uma pequena lista do que pode causar o erro.

COMO RESOLVI O PROBLEMA DO ERRO DE INICIALIZAÇÃO?

Para constatar eu estava fazendo a instalação do Ubuntu em um HD externo e resolvi observando os seguintes passos:

Quando você estiver recebendo a mensagem no terminal (INITRAMSF) você irá conseguir executar basicamente todos os comandos.

Eu precisei executar dois comandos no terminal, o primeiro comando, FDISK -L para saber qual era a identificação do meu HD EXTERNO e o segundo comando foi o FSCK para tentar isolar problemas no HD e no SISTEMA DE AQUIVOS.

No terminal digite o comando fdisk -l, o comando irá identificar e listar suas partições.
(INITRAMFS) fdisk -l 
corrigir problemas da menssagem initramfs no ubuntu linux

Ok, acima eu consigo identificar minhas partições, o que eu tenho que fazer agora é executar o comando FSCK.

Você deverá executar o comando em todas as partições como é mostrado na lista /dev/sdbX, onde X representa o número da partição.  Exemplo:
(INITRAMFS) fsck /dev/sdb1 -y 
O parametro -y irá confirmas todas as perguntas que serão feitas ao longo da execução do programa.

Repita todo o processo com todas as unidades encontradas. Mesmo havendo alguma mensagem, interrompendo a execução do fsck, execute em todas as unidades.

Se o aplicativo conseguir reparar os erros encontrados, com toda a certeza seu problema será resolvido e não será necessário realizar uma nova instalação.

A solução que usei foi sem usar um PENDRIVE COM A INSTALAÇÃO DO UBUNTU, se você tiver, pode ser feita da mesma forma seguindo os passos descritos. Espero quer resolva seu problema.

Durante a instalação também me deparei com outra situação, porém vou criar outro post para não estender este.

Você poderá gostar destas outras postagens:
Localize seus arquivos e pastas rapidamente
Faça uma limpeza de disco no Ubuntu
O que são sistemas de arquivos

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo, principalmente se você também tiver uma dica para resolver este tipo de problema. Assine nossa lista de e-mails e receba novas postagens em sua conta. Um grande abraço.
ERRO AO INICIAR O UBUNTU MENSAGEM NO TERMINAL DE COMANDO INITRAMFS Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 12:02:00 Rating: 5

4 comentários :

  1. Funcionou pra mim. Vlw.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcelo, consegui resolver meu problema. Suas explicações foram claros e objetivas, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, que bom que deu tudo certo. Valeu pelo feedback.

      Excluir
  3. Perfeito brother, pra mim funcionou muito bem com as tuas dicas, vlw

    ResponderExcluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.