Ubuntu Para Iniciantes

A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM UMA DISTRIBUIÇÃO LINUX [UBUNTU]

Qualquer usuário que utilize qualquer sistema tem por objetivo tirar proveito disso das suas funcionalidades. Distribuições Linux, assim como toda a corrente do Software Livre trás inúmeras vantagens para todos os usuários.

Linus Torvalds disse certa vez:
A filosofia do Linux é "Ria na face do perigo". Ôpa. Errado. "Faça você mesmo". É, é essa!
E é sobre um pouco disso que gostaria de convidar você, para juntos refletir em alguns aspectos sobre sua EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO no mundo LIVRE.

aumente a experiencia do usuario usando distribuicoes linux

O LINUX nas suas mais diversas representações em DISTRIBUIÇÕES, promove ao grande número de adeptos justamente isso,  FAZER POR VOCÊ MESMO.

Mas para que você possa realmente fazer algo, por você mesmo, sabendo exatamente o que está acontecendo é necessário também que você saia do seu COMODISMO da sua ZONA DE CONFORTO pare de RESISTIR AS MUDANÇAS.

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS REDUZ SUA EXPERIÊNCIA COMO USUÁRIO

Resistir as mudanças impede que possamos obter mais conhecimentos e com isso trabalhar menos e com maior qualidade.

Nós seres humanos somos facilmente acomodados em uma situação em que não exige muito esforço físico ou mental, isso acaba sendo algum ruim, pois nos impede de explorar potenciais escondidos que todos nós temos.

usuarios resistentes a mudancas

Embora os dados apresentados acima sejam direcionados a área organizacional, obviamente a pesquisa analisa as pessoas como um todo, dentro ou fora de uma organização.

Então preste a atenção, você não é obrigado a usar o Linux ou qualquer Software Livre, só porque existem comunidades e pessoas que até levantam uma certa rixa com o WINDOWS e seus USUÁRIOS.

Eu estou te dando apenas um, sim, apenas um motivo que é AUMENTE SUAS CHANCES DE USUÁRIOS E TENHAS NOVAS EXPERIÊNCIAS.

PORQUE O LINUX AUMENTA MINHA EXPERIÊNCIA COMO USUÁRIO

Bom, pode ser que até agora você não tenha entendido minha linha de raciocínio, que tenho procurado minimizar nesta única postagem, mas vou procurar ser mais objetivo.

Claro, não estou incentivando você instalar uma distribuição Linux sem razões prévias, mas como disse anteriormente lhe faço um convite para uma reflexão.

Se acaso você é um usuário do Windows ou mesmo alguém que está migrando para o Linux, não importa qual seja a distribuição, tenha uma coisa em mente.

Uma publicação do site CanalTech citando uma pesquisa realizada em ... afirma que nós estamos FICANDO MAIS BURROS e a tecnologia tem haver com isso.
Com o aumento da tecnologia e, consequentemente, da comodidade oferecida por ela [..] Dr. Jan te Nijenhuis, professor de psicologia organizacional e coautor do estudo, afirma que a humanidade está menos inteligente pois o quociente intelectual (QI) dos ocidentais caiu 14 pontos desde o final do século XIX.

Caso queira mais detalhes, se preferir, veja a matéria original em inglês.

Bem, assim como eu, você também acredita que a tecnologia é foi criada para nos servir, para nosso bem comum, com isso tirar proveito. Mas e quando isso minimiza nossa capacidade de DECISÃO, CONTROLE e RACIOCÍNIO?

Tá, mas o que o Linux tem com isso? Muita coisa e não só o Linux, mas todo o universo do mundo de Software Livre.

Quando você parte em busca deste conhecimento, por muitas vezes diversificado, você é obrigado a sair da sua zona de conforte, portanto com isso sua EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO torna-se quase que uma aventura, um descobrimento de soluções.

Na lista abaixo apresento para você algumas dos tópicos que poderá aumentar seus conhecimento e com isso maximizar sua experiência como usuário, veja, coisas que você pode aprender:
  1. O que são repositórios
  2. O que é um kernel
  3. Distribuições Linux
  4. Licenças GPL
  5. Pacotes
  6. Uso do terminal
  7. Interface gráfica
  8. Super usuário (root)
  9. Instalação e remoção de pacotes
  10. Comandos
  11. Dual boot
  12. Permissões de acesso
  13. Controle de usuário
  14. Controle de grupos de usuário
Este e tanto outros itens podem se tornar maior a medida em que você irá se aprofundando mais.

Você sai de um mero usuário clicador de botão para com certeza um usuário mais experiente.

Sua interação com o sistema se torna muito mais íntima aprimorando sua capacidade de aprendizado.

É claro, eu estou falando aqui sobre sair da zona de conforte e aprimorar sua experiência como usuário dentro do contexto de tecnologias livres, mas é óbvio que isto cabe para qualquer esfera que queira aplicar. 

Clique aqui se quiser ver mais sobre SAIR DA ZONA DE CONFORTO.

Bem, se você já tentou usar alguma distribuição Linux e conhecer suas ferramentas, mas por algum motivo se frustrou, não se preocupe, isso também aconteceu comigo.

Seja persistente, dê uma chance para você mesmo, entre em comunidades, fóruns, leia e compartilhe suas experiências, tenho certeza de que um período de tempo, talvez não muito breve, mas promissor, você poderá observar um grande ganho em suas experiências como usuário.

E porque não, colaborar no desenvolvimento de outras pessoas de uma forma colaborativa.

Você poderá gostar de saber sobre estas outras postagens aqui do Blog:
O que são repositórios do Ubuntu 
Como funcionam as atualizações do Ubuntu
O que são o APT-GET e o APTITUDE
Arquivos ou pastas ocultas

Muito obrigado por sua presença. Deixe seu comentário logo abaixo sobre esta postagem com suas críticas e sugestão. Recebe as novas postagens em sua caixa de e-mail, assine nossa lista. Um grande abraço.

A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM UMA DISTRIBUIÇÃO LINUX [UBUNTU] Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 16:43:00 Rating: 5

4 comentários :

  1. Prof. Marcos, 1º, parabéns p/iniciativa, a qual me fez sair do impasse de aventurar algo com Linux, sempre tive certa atração p/ ubuntu, também receio p/ desconhecer. Até que me deparei com suas postagens que me motivaram a entrar neste novo mundo que parece ser fantástico. Verdade, estou bem no comecinho, mas vou dar prosseguimento buscando aqui e ali novas informações. Obrigado: Luiz Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Carlos, estou muito feliz por receber um comentário como este! Que bom que está se "aventurando" no mundo do software livre. A relação entre o Linux e o usuário é de ódio e ao mesmo tempo amor, que faz justamente deste ambiente algo sempre a ser desbravado, aumentando nossa capacidade de aprendizado, experiência e sair da zona de conforto, no que eu puder ajudar, estarei a disposição. Um forte abraço.

      Excluir
  2. Acho engraçado que chamam linux de software livre, Mas sinto muito mais liberdade pra fazer qualquer coisa no windows...
    Tanto por falta de drivers pra diversos hardwares variados, quanto pra variedade de programas, e tambem por falta de tutoriais de como resolver esses problemas,
    Eu acho que falta tutoriais de como aproveitar 100% da liberdade do linux...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus, obrigado por seu comentário aqui no blog e compartilhar sua ideia.
      Quando se diz que um SOFTWARE É LIVRE, assim como o LINUX, quer dizer que ele possui 4 atributos e um destes atributos é ser distribuído com o código fonte, pode ser alterado e pode ser distribuído sem custo para o Usuário, estes são alguns princípios do SOFTWARE LIVRE e o Windows não segue nenhum deles.
      Sim, considero o Windows um sistema operacional que tem sua eficiência. E não, não acho que todos devem usar distribuições Linux por eu achar que ele é o melhor sistema operacional.
      O Software Livre evoluiu muito nos últimos anos, com exemplo disso o próprio FIREFOX que é um Software Livre, o LibreOffice o Chromium que é base para desenvolvimento do Google Chrome.
      Eu uso o Ubuntu desde 2005, nunca tive problemas com drivers, uso impressora, webcam, smartphone e etc, sempre há uma alternativa viável.
      O que ocorre por exemplo é que uma empresa desenvolve uma tecnologia própria para Windows, ai é claro, esta tecnologia fica limitada ao sistema operacional.
      Se você quiser saber um pouco mais sobre Software Livre veja esta outra postagem aqui do Blog, um grande abraço:
      http://www.ubuntuiniciantes.com.br/2016/12/sobre-linux-e-sofware-livre.html

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.