Ubuntu Para Iniciantes

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE LINUX E SOFTWARE LIVRE PARA NÃO SE SENTIR UM IDIOTA

Saiba ao menos o básico sobre Linux e Software Livre para não bancar o idiota.

Bem o título desta postagem parece ser bem provocativo, agressivo e até arrogante. Mas a palavra IDIOTA, que é de origem GREGA, quer dizer, em resumo, alguém que está preocupado APENAS COM SEUS INTERESSES.

Traduzindo, seria aquele que não está preocupado em saber daquilo que está ao seu redor, porque o que ele ACHA, já considera o suficiente. Então não banque o OTÁRIO. A palavra otário, quer dizer otário mesmo.

O que você verá nesta postagem aqui do blog:
  • O que é Linux
  • O que é a Linux Fundation
  • O que são distribuições
  • O que é um software livre
  • O que é um software open source 

saber sobre linux e software livre


Embora já tenha tratado de algum destes assuntos aqui no blog, resolvi concentrar em uma única postagem.

Veja você até pode não gostar do Linux, você pode ter testado exaustivamente e chegou a conclusão de que continuará usar um outro sistema operacional, ótimo.

Eu até concordo e incentivo que se alguém for MIGRAR DO WINDOWS PARA UMA DISTRIBUIÇÃO LINUX, que não faça isso de forma drástica, pelo fato das distribuições Linux possuírem outros paradigmas conceituais.

Mas que também fique claro em nenhum momento digo que as distros Linux não possuem suas limitações e problemas recorrentes.

O QUE É O LINUX E O QUE SÃO DISTRIBUIÇÕES

Não há como falar de LINUX sem falar de Linus Torvald, pois é ele quem idealizou e praticamente criou o é chamado de KERNEL.

Linus Torvald utilizava uma versão gratuita do Unix o MINIX. DE origem finlandesa, em 1991 Linus Torvald teve a ideia, por hobby, de criar um sistema operacional de código aberto (open source) e gratuito.

Para dar força a sua ideia, o jovem finlandês anunciou na rede pública Usenet (primórdios da  Internet) sua intenção e convocou desenvolvedores para participar de um projeto colaborativo, desenvolvendo de um Kernel, o LINUX.

Entenda o Kernel como sendo o NÚCLEO de todo o sistema operacional, da mesma forma que as distribuições Linux, assim o Windows e Mac também possuem o seu Kernel.
Nós usamos Linux para todas as nossas aplicações críticas. Tendo o código-fonte em nossas mãos significa que não seremos reféns de qualquer um do departamento de suporte. (Russell Nelson, Presidente da Crynwr Software)


MAS ENTÃO O QUE SÃO AS DISTRIBUIÇÕES?

Bem, acredito que você já deve ter percebido então, que na verdade as diversas distribuições ou "distros" usam o KERNEL DO LINUX em seus sistemas operacionais.

As distribuições acompanham um conjunto de ferramentas juntamente com o Kernel, completando o SISTEMA OPERACIONAL.

Então cada DISTRIBUIÇÃO é um SISTEMA OPERACIONAL que utiliza o Kernel do Linux.

Ao longo dos anos várias distribuições foram surgindo assim como algumas foram desaparecendo.

Algumas distro Linux que surgiram, que conquistaram até mesmo um grande volume de usuário, mas que acabaram sendo ou modificadas pelo mercado ou reduzidas por ele, vejamos:

  • Kurumim - Uma das primeiras distro brasileiras
  • Conectiva Linux -  empresa que foi vendida para a Mandriva
  • Mandrake - Virou a mandriva, que comprou a Conectiva
  • Red Hat - que passou por várias estratégias no mercado

Estas distribuições, foram muito conhecidas entre os anos 2000 até 2005 e depois foram perdendo força entre os usuários.

Se pensarmos cronologicamente as distribuições Linux são sistemas operacionais recentes e que tiveram que enfrentar inúmeras barreiras para estarem na posição que estão hoje.

O LINUX É OPEN SOURCE?

Em resumo quando dizemos que algum software é OPEN SOURCE estamos querendo dizer que ele possui seu CÓDIGO ABERTO.

E no que implica ter um software de código aberto? Bem, implica que se você sentir necessidade e tiver conhecimento você pode abrir o código do Linux e alterar de acordo com aquilo que você necessita.

Logo o Kernel do Linux é Open Source e a maioria das aplicações que baixamos nas distribuições também são.

software open source programas de codigo aberto


A grande vantagem é que inúmeras melhorias surgem a cada dia por diversas pessoas que possuem um instinto colaborativo em uma grande quantidade de aplicações e softwares.

Todo sistema computacional possui um código, escrito em alguma linguagem de programação, é justamente este código que dizemos estar aberto para modificações ou simplesmente para estudo.

A definição de como estará a liberação do código fonte de um determinado software é seu criador ou fabricante.

Software é como sexo: é melhor quando é de graça. Linus torvalds

ENTÃO SOFTWARE LIVRE E SOFTWARE OPEN SOURCE NÃO SÃO AS MESMAS COISAS?

O conceito de Software Livre foi basicamente idealizado por Richard Stallman. Para que um software seja realmente considerado livre deve haver 4 condições:
  1. LIBERDADE 0: A liberdade de usar o programa, para qualquer propósito
  2. LIBERDADE 1: A liberdade de estudar como o programa trabalha, podendo adaptá-lo às necessidades próprias. Acesso ao código fonte é precondição para tanto. 
  3. LIBERDADE 2: A liberdade de redistribuir cópias, para que você possa ajudar ao seu próximo. 
  4. LIBERDADE 3: A liberdade de melhorar o programa, e lançar suas melhorias para o público em geral, para que assim toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código fonte é precondição para isto.

richard stallman fundador da free software foudation software livre

Então se um software não atender um dos 4 requisitos apresentados acima ele não pode ser considera livre.

Logo, nem todo software de CÓDIGO ABERTO ou open source pode ser considerado SOFTWARE LIVRE.  Se o software ele tem código aberto porém é cobrado e para fazer qualquer alteração é necessário pedir autorização para o fabricante do código, então este software não pode considerado livre.

Stallman também foi responsável por fundar a FREE SOFTWARE FOUNDATION que promove o uso do software livre.
Nossa missão é preservar, proteger e promover a liberdade de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir software, e defender os direitos dos usuários de Software Livre

SOFTWARE LIVRE NÃO É O MESMO QUE SOFTWARE DE GRAÇA

Não é mesmo, você pode ter disponível diversos software de graça na Internet para seu uso pessoal, mas que não estão dentro das 4 dimensões ou características definidas peo Stellman.

Então não confunda que todo software distribuído de graça seja um software livre.

Um exemplo é o GOOGLE CHROME que é um software distribuído sem custo algum para o usuário, ou seja de graça, porém seu código fonte não é liberado para modificação e nem para estudo.

Ao contrário do CHROMIUM que é um software livre, seu código pode ser alterado sem comunicação prévia a nenhuma entidade e pode ser distribuído, atendendo as 4 dimensões do SL.

VOCÊ USA SOFTWARE LIVRE SEM SABER

Sim, você pode estar usando SOFTWARE LIVRE incluindo o LINUX sem saber. Sei por exemplo que muito usuários ao instalar o Windows, vão correndo no site oficial do Mozilla para baixar o FIREFOX que é um software livre.

Existem por exemplo vários eletrodomésticos que utilizam alguma versão do Linux em suas funcionalidades. E se você tem um celular ANDROID saiba que ele usa Linux como núcleo.

Em 2007 a TOYOTA passou a utilizar e também a investir no LINUX no desenvolvimento de software embarcado para seus produtos, principalmente em carros autômatos.  

O QUE É A LINUX FOUNDATION

Acredito que hoje não mais, porém muitos acreditaram que o Linux era um exército de homem só. Ledo engano.

Aqui no Blog, mesmo já postei outras publicações apresentado onde é que a distribuição do Pinguim está presente e acredite, muito mais perto do que você imagina.

linux fundation mantenedora do linux


E este é um dos papeis da LINUX FOUDATION, promover o Linux e dar suporte a sua estrutura no mercado mundial.

A Linux Foudation é uma instituição sem fins lucrativos e foi constituída por volta de 2007 com a fusão de duas grandes organizações a OSDL - Open Source Development Labs e o FSG - Free Standards Group.

Estas duas organizações alicerçam o Linux no mundo dos negócios além de promover patrocínio.

E recentemente a MICROSOFT se tornou uma patrocinadora PLATINUM doando a Linux Foudation uma quantia anul de US$ 500 mil.

Pode até ser que a Microsoft tenha planos estratégicos com o Linux, mas o fato é que o pequeno pinguin finlandês abalou as estruturas da gigante Microsoft.

Existem ainda uma infinidade de colaboradores no mundo todo que colaboram de alguma forma com a propagação do Linux e do Software Livre.

O Linux e o Software Livre em si necessitam de muitas melhorias, quando mais houver usuários, quanto mais houver pesquisadores e colaboradores dedicados a sua expansão, mais próximo estaremos de algo seguro e ao alcance de todos. 

Linux… "Liberdade significa responsabilidade, é por isso que tanta gente tem medo dela”. by George Bernard Shaw.
Você ainda poderá gostar de ver estas outras publicações aqui do blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine também o blog e receba as novidades toda a semana em sua caixa de entrada. Um grande abraço.

Fontes:
http://brasilescola.uol.com.br/informatica/historia-do-linux.htm
http://www.infowester.com/historia_linux.php
http://www.infoescola.com/biografias/richard-stallman/
http://www.softwarelivre.gov.br/tire-suas-duvidas/o-que-e-software-livre
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/11/microsoft-se-une-linux-foundation-e-manifesta-apoio-ao-software-livre.html
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE LINUX E SOFTWARE LIVRE PARA NÃO SE SENTIR UM IDIOTA Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 14:54:00 Rating: 5

4 comentários :

  1. vou começar me dedicar no linux so queria saber onde posso ter aulas presencial moro na regiao de santana sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Egberto, obrigado por seu comentário. Me desculpe eu não sei informar onde você poderia encontrar estas aulas na sua região. Acredite, usar o Ubuntu ou alguma outra distro Linux é mais simples do que parece, basta um pouco de paciência. No meu canal posto vídeos constantemente, sugiro este vídeos:
      APRENDA A INSTALAR PELO UBUNTU NO PENDRIVE AULA
      https://www.youtube.com/watch?v=zbAdXMi83C8

      COMO INSTALAR O UBUNTU PASSO A PASSO - AULA #2
      https://www.youtube.com/watch?v=dluiGbp0Z5Y

      Existe um bom material para você pesquisar aqui no blog e também em outros sites.
      Abraços

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.