Ubuntu Para Iniciantes

7 DICAS PARA VOCÊ QUE DESEJA MIGRAR DO WINDOWS PARA O UBUNTU

Você deseja ou mesmo já pensou em migrar do Windows para o Ubuntu, ou qualquer outra distribuição Linux?

Se sim, então esta publicação é para você que já teve ou está tendo esta iniciativa de conhecer novas fronteiras, além da Microsoft.

O que você verá nesta postagem aqui no Blog:
  • 7 Dicas para você refletir antes de fazer uma migração de sistema operacional

dicas migrar do windows para distribuicoes linux e ou ubuntu

FAÇA UMA MIGRAÇÃO SEGURA DO WINDOWS PARA O UBUNTU  - 7 DICAS PARA VOCÊ

Apresento #7 dicas para que você possa fazer uma migração mais segura de um sistema operacional para o outro.

Esta postagem se destina aos iniciantes, aqueles que estão despertando uma curiosidade para conhecer alguma distribuição Linux.

Recomendo também que você possa ler A EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO DE UMA DISTRIBUIÇÃO LINUX.

A postagem sugerida acima busca apresentar o quanto pode ser vantajoso você sair de uma zona de conforto conhecendo o mundo do  Software Livre.

Mas vamos lá? Você gosta de desafios? Se sim esta publicação pode lhe interessar. Charles Chaplin disse certa vez:
Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível. Charles Chaplin
As dicas apresentadas aqui irão servir como uma bússola para que você possa se guiar, mas com certeza você irá se deparar com novas situações.

As #7 dicas serão apresentadas abaixo com um breve comentário para um melhor aprendizado.

#1 DICA -  NÃO ABANDONE O WINDOWS IMEDIATAMENTE

Eu sou um entusiasta do software livre, isso não significa que eu despreze outros sistemas operacionais como o próprio Windows.

E porque você não deve abandonar o Windows? Simples, de inicio pode acontecer duas coisas, a primeira é um encanto imediato pela distribuição escolhida e o outro caso é um súbito ódio mortal e incoerente pela distribuição escolhida. Explico!

O encanto imediato pode ser ilusório pelo simples fato de não estar acostumado com as diversas diferenças entre o Ubuntu e o Windows.

Existem muitas semelhanças, mas há várias diferenças que para um iniciante pode ser algo confuso, uma delas é o próprio uso do TERMINAL DE COMANDO DO UBUNTU e de outras distribuições Linux que é extremamente utilizado.

Por outro lado o ódio incoerente se dá com as dificuldades de qualquer iniciante em qualquer sistema, digo que é incoerente por não entender que existem outros sistemas operacionais que não seguem o padrão Microsoft e nem por isso são piores.

Um exemplo que pode causar uma ÓDIO DESMEDIDO é quando o usuário se depara com um CONFLITOS ENTRE PACOTES, as vezes por um link quebrado de um REPOSITÓRIO AO ADICIONAR UM NOVO PPA pode causar um desconforto em usuário iniciantes que já julgam por não ter na verdade conhecimento necessário. 

Portanto abandonar o Windows e ir direto experimentar uma distribuição Linux, o Ubuntu por exemplo, não é uma boa ideia de imediato.

A melhor escolha é você ter os dois sistemas operacionais e passar a utilizar sua distribuição Linux paulatinamente até se acostumar e com ela aprender.

#2 DICA FAÇA SEMPRE BACKUP

Extremamente importante, mesmo se você for usar um DUAL BOOT, instalando os dois sistemas operacionais no HD, faça Backup do seus dados, uma instalação mal sucedida ou mesmo uma falha de Hardware pode ser desastroso para você.

Nunca é demais se precaver, use pendrivers ou hd externos para garantir a segurança dos seus dados.  Não seja inconsequente principalmente se for a primeira vez em que você está fazendo uma instalação do Ubuntu ou qualquer outra distribuição Linux.

#3 DICA NÃO FIQUE PULANDO DE DISTRIBUIÇÃO PARA DISTRIBUIÇÃO

Existem diversos gostos e sabores no mundo Linux, você irá encontrar praticamente um arsenal distribuições, realmente em grande quantidade.

Se preferir você pode ver sobre MELHOR DISTRIBUIÇÃO PARA INICIANTES.

Não recomendo você ir pulando de uma para outra distribuição sem realmente conhecer profundamente a distribuição anterior.

Caso você queira experimentar uma outra distribuição Linux o melhor seria você instalar uma MÁQUINA VIRTUAL e testar a nova distribuição.

Se você fizer uma instalação, do Ubuntu por exemplo, dê uma chance para você e para o novo sistema operacional, acostume-se com ele, TESTE, veja o DESEMPENHO, aprenda com o novo sistema.

Se você está testando uma distribuição baseado em Debian por exemplo, veja as possibilidades de:

  • Interface gráfica
  • Atualizações
  • Gerenciadores de pacotes como aptitude, apt-get e snappy
  • Pacotes .DEB
  • Ubuntu Software (se caso for o Ubuntu)
  • O uso do Terminal e comandos

Ou seja, tenha realmente uma maior intimidade com o sistema que você pretende instalar.

#4  NÃO SE DESESPERE NO PRIMEIRO PROBLEMA

Acredite, a maioria dos problemas que você irá enfrentar ao migrar do Windows para uma distribuição Linux alguém já passou.

Outra coisa, você não está sozinho, existem uma infinidade de comunidades e pessoas que estão dispostas a te ajudar ao passar por alguma dificuldade.

Geralmente a maioria dos problemas comuns de um iniciante pode ser resumida em:
Este e outros fatores são corriqueiramente enfrentado por novos usuários quando se deparam com alguma dificuldade.

#5 SAIBA QUAIS SÃO OS SOFTWARE QUE VOCÊ MAIS UTILIZA 

Veja quais são os aplicativos que você mais utilizando no Windows quando for fazer uma migração parcial (DUAL BOOT) ou definitiva e pesquise seu similar, faça uma instalação do aplicativo e veja suas vantagens e desvantagens.

Existem vários softwares que possuem suas versões para Windows e Linux, uma breve pesquisa pode lhe ajudar como encontrar este aplicativo.

Mas também pode não haver uma versão para Linux, o que não significa que você não encontrar um outro software que pode fazer exatamente a mesma coisa.

Claro, nem tudo são flores, em algumas vezes será necessário atualizar seu aprendizado para um novo conceito e assim usar um determinando aplicativo com um maior potencial.

#6 NÃO SAIA INSTALANDO TUDO O QUE ENCONTRA PELA FRENTE

É extremamente recomendável que você TENHA CONHECIMENTO DAS DIVERSAS FERRAMENTAS disponíveis e de graça no mundo do Software Livre, sim, saiba que elas existem e o que elas fazem.

Todos os dias diversos blogs disponibilizam conteúdo apresentado novas funcionalidades ou ferramentas para uma determinada função, porém isso não significa que você precisa instalar, instale O QUE REALMENTE VOCÊ IRÁ NECESSITAR.

É comum também você precisar de uma ferramenta e depois ela não ter mais utilidade, o que você pode fazer é REMOVER O PROGRAMA e se precisar dele novamente você o terá disponível no REPOSITÓRIO.

Embora a maioria das aplicações para distribuições Linux consumam um menor custo de hardware, MEMÓRIA e PROCESSAMENTO, não use seu HD como um viveiro de aplicativos que você não irá usar.

#7 PESQUISE E LEIA BONS CONTEÚDOS SOBRE O LINUX E SOFTWARE LIVRE

Como já foi dito anteriormente, você não está sozinho, existem vários blogs e sites disponíveis para você pesquisar, ler, aprender e perguntar suas dúvidas, mas não seja preguiçoso.

Tudo o que é novo demanda um certo grau de esforço e com certeza o resultado após um período de "degustação" e aprendizado no mundo do Software Livre sua experiência como usuário será muito mais eficiente.

Não sei se irei cometer um crime de deixar bons materiais fora da lista, mas deixe aqui em baixo uma sequência de sites ou blogs onde você pode elaborar seu aprendizado contínuo. Segue:
Ubuntu Para Iniciantes (claro)
Blog do Edivaldo
Diolinux
Seja Livre
Omg Ubuntu
Ninja do Linux
Viva o Linux
Ubuntued


Bem estes são alguns dos blogs e sites que você pode encontrar uma boa discussão sobre Software Livre e Linux antes de pensar fazer uma mudança entre sistemas operacionais WINDOWS para qualquer outra distribuição LINUX.

Você também poderá gostar de ver estas outras publicações aqui do Blog:
Como formatar um HD no Ubuntu
Problemas ao iniciar a interface gráfica do Ubuntu
Recuperar a senha de usuário no Ubuntu
Mudar a fonte e imagem do Grub

Muito obrigado por sua visita. Convido você a deixar seu comentário com suas críticas e sugestões logo abaixo. Você também poderá assinar a lista de e-mail e receber as novidades em sua caixa de entrada a cada nova publicação. Um grande abraço.
7 DICAS PARA VOCÊ QUE DESEJA MIGRAR DO WINDOWS PARA O UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 15:15:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.