Ubuntu Para Iniciantes

INSTALE UMA NOVA INTERFACE GRÁFICA PARA O UBUNTU

Conheça mais uma bela e suave interface gráfica, o BUDGIE DESKTOP. Esta interface é leve e ao mesmo tempo elegante.

É comum nós usuários gostarmos de experimentar novas interfaces, até porque este é um atrativo muito grande nas distribuições Linux.

O que você verá nesta nova postagem aqui do Blog:
  • Como instalar a interface Budge Desktop no Ubuntu

INSTALE E CONHEÇA O AMBIENTE GRÁFICO BUDGIE DESKTOP NO UBUNTU

Sempre que for fazer algum teste tenha em mente de que é preciso um tempo de adaptação.

Se você já é um usuário experiente ou intermediário já se habituou a ter paciência em se debruçar em novos teste e até reconhecer algum tipo de problema ou erro.

No entanto caso você é um iniciante e está migando para alguma distribuição Linux recomendo que leia #7 DICAS PARA VOCÊ QUE MIGRAR PARA ALGUMA DISTRIBUIÇÃO LINUX.

Para fazer a instalação desta interface será necessário abrir o TERMINAL DE COMANDO e digitar:
~$sudo aptitude install budgie-desktop
Lembrando que se você não tem instalado o aptitude, então use seu gerenciador de pacotes padrão, o apt-get, como no exemplo abaixo:
~$sudo apt-get install budgie-desktop

Aguarde a instalação que ocorrerá em alguns instantes. Após o termino da instalação da nova interface será NECESSÁRIO REINICIAR A MÁQUINA OU A SESSÃO DE USUÁRIO. Gosto de optar pela reinicialização do sistema.

Antes de efetuar seu login, ESCOLHA QUAL INTERFACE GRÁFICA você deseja usar, digite sua senha e inicie a sessão.

interface gráfica budgie desktop para linux ubuntu

O Budgie Desktop tem por base o ambiente do Gnome. Você irá perceber a barra superior com os botões de menu e de controle do sistema.

Algo interessante é que os BOTÕES DE CONTROLE das janelas, MAXIMIZAR, MINIMIZAR e RESTAURAR estão do lado direito, diferente do que encontramos no Unity.

O menu de acessá é representado por um ícone que fica do lado esquerdo, que pode ser acessado por meio do mouse ou também pela TECLA SUPER, o que geralmente nos teclados vem com o simbolo do Windows.


menu do bubgie desktop

Para encontrar uma aplicação ou arquivo você pode acessar por meio do mouse ou então usando área de BUSCA que fica na parte SUPERIOR do menu.

A interface do Budgie possui também uma barra lateral ou side bar, que você pode acessar diversos recursos como opções do CALENDÁRIO, VOLUME, clicando no ícone semelhante da ENGRENAGEM você também terá acesso a diversos outros recursos do sistema.

Para acessar a Side Bar, basta clicar no ícone da SETA que fica na barra superior do lado direito. Para remover basta clicar na mesma seta ou clicar em qualquer local na área de trabalho.

side bar ou barra lateral do budgie desktop

Na BARRA SUPERIOR também conta com um ícone no formato de um SINO que irá alterar sua cor, quando houver alguma NOTIFICAÇÃO do sistema.

icone de notificação do sistema no budgie desktop

A interface gráfica do Budgie Desktop é agradável, mas possui alguns pontos que considero desfavoráveis, um destes pontos é a falta de "avisos" ao usuário no momento em que ele posiciona o mouse em algum ícone.

O Budgie Desktop é uma interface interessante, para quem gosta de um padrão minimalista vale a pena dar uma olhada.

Veja aqui algumas outras postagens que você também poderá gostar:

Obrigado por sua presença. Deixe logo abaixo seu comentário com suas críticas e sugestões. Assine também e receba as novidades aqui do Blog. Um grande abraço.
INSTALE UMA NOVA INTERFACE GRÁFICA PARA O UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 12:38:00 Rating: 5

2 comentários :

  1. Boa noite Marcelo, me diga uma coisa, instalei o budgie num ubuntu mate 16.04 e acusava um consumo de mais de 500mb de ram, é normal isso ou houve algum problema? Um abraço e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por seu comentário aqui no Blog. Bem, eu estou usando o Ubuntu 16.10. e o consumo do Budgie chega com um RSS de 53MB (memória residente) e 397 de memória virtual.
      Este valor que você está vendo não corresponde somente da interface gráfica em si, mas de todos os outros processos que estão atrelado a ele.
      Se você digitar o comando "pstree" será mostrado todos os outros processos filhos que estão com atrelados ao Budgie. E se você digitar o comando pmap -x e o número do pid do processo você terá detalhamento de cada subprocesso que está vinculado ao Budgie, resumindo, não se trata somente do consumo da interface gráfica do Budgie. Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.