Ubuntu Para Iniciantes

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS COMANDOS UPDATE UPGRADE E DIST-UPGRADE NO LINUX

É comum encontrarmos nos blog e sites destinados ao Linux, seja qual for a distribuição, Ubuntu, Open Suse, Fedora ou qualquer outra, comandos como o UPDATE, UPGRADE e o DIST-UPGRADE.

O que você verá nesta publicação aqui do Blog:
  • Uma breve explicação referencial dos comandos update, upgrade e dist-upgrade
comandos update upgrade e dist-update

COMANDOS NO TERMINAL DO LINUX

Depois de algum tempo que você está usando o Linux, seja qual for a distribuição, você sente necessidade de explorar novos caminhos.

E neste percurso de exploração você se depara com inúmeros blogs utilizando como principal ferramenta O TERMINAL de comandos.

O terminal é sem dúvida uma ferramenta prática e necessária, logo depois de um tempo de uso você percebe o quanto este aplicativo é um ambiente útil na sua distribuição.

Seja qual for o aplicativo que você deseja instalar geralmente você se deparou com algo semelhante como o que está abaixo:
~$sudo aptitude update
Ou o mais comum de se encontrar é com o comando APT-GET, como está abaixo:
~$sudo apt-get update
Embora não seja o foco desta postagem veja aqui se você desejar saber mais detalhes do APT-GET  e do APTITUDE que são gerenciadores de pacotes das distribuições Debian para instalação e remoção de aplicativos.

O QUE O COMANDO UPDATE EXECUTA

Bem, para simplificar já de imediato as explicações seguintes, o UPDATE, UPGRADE e o DISTRO-UPDATE não são comandos em si, ma são parâmetros que precisam estar associados aos comandos APT-GET ou APTITUDE.

Mas o que vo UPDATE faz quando associado a um GERENCIADOR DE PACOTE é ATUALIZAR A LISTA DOS REPOSITÓRIOS

Veja aqui mais detalhes que quer saber o O QUE SÃO REPOSITÓRIOS nas distribuições Linux.

Então quando você executa o update o que ele irá fazer é atualizar a lista de links disponível que você já tem em sua distribuição.

Geralmente atualizamos a lista dos repositórios quando fazemos uma nova inserção de um novo PPA.

Logo abaixo desta postagem deixarei alguns links aqui do Blog, entre eles um explicado o que são e como excluir um PPA.

A imagem abaixo é a execução do comando ~$sudo aptitude update em minha máquia.

lista dos repositórios do linux

O que há nesta imagem é a lista de todos os links que se conectam aos repositórios para manter meu SISTEMA ATUALIZADO.

O PARÂMETRO UPGRADE


Existe um aplicativo, por exemplo no Ubuntu, que funciona como o Windows Update, e então quando há uma nova atualização do próprio SISTEMA OPERACIONAL, seja qual for a distribuição, ou mesmo de algum SOFTWARE instalado, havendo seu repositório, ele será atualizado

Bom, o próprio nome do parâmetro UPDATE já nos indica que este é responsável por atualizar o sistema, como, aplicativos, bibliotecas, o Kernel e tudo o que for necessário.

Este comando é executando da forma como é mostrado abaixo, com o aptitude e com o apt-get.
~sudo aptitude update
ou com o apt-get
~sudo apt-get update
Quando então, um destes comandos e executado no terminal do Ubuntu, ou da sua distribuição ele irá atualizar todo o sistema.

No caso do Ubuntu, você também pode fazer isso por meio do Ubuntu Software, basta abrir o aplicativo que havendo alguma atualização ele será indicado.

Para você abrir o Ubuntu Software, vá até o DASH do Ubuntu, basta clicar no ícone do simbolo do Ubuntu, e digitar o nome a Aplicação, como na imagem abaixo.

abrir o ubuntu software pelo dash

Você pode abrir o Dash do Ubuntu, clicando com o mouse ou simplesmente apertando a tecla SUPER no teclado.

Ao clicar no ícone do Ubuntu Software, será executado o aplicativo, havendo atualizações para o sistema, será apresentado uma numeração indicando a quantidade de itens que serão atualizados no sistema.

atualizacao do ubuntu com o aplicativo ubuntu software e o comando upgrade

Repare que neste caso há apenas uma única indicação de atualização referenciado no botão ATUALIZAR com o número 1. Basta clicar para que seja feita a atualização ou mesmo executar o comando acima descrito pelo terminal.

COMANDO DO PARÂMETRO DIST-UPGRADE

O parâmetro usado DIST-UPGRADE ele irá fazer basicamente uma ATUALIZAÇÃO GERAL DA DISTRIBUIÇÃO.

Suponha por exemplo que ao terminar de ler esta postagem foi liberado uma nova versão do Ubuntu.

Ao executar o comando abaixo no terminal:
~$sudo aptitude dist-upgrade
Todo o sistema será atualizado para a NOVA VERSÃO que está disponível. Então executando, mesmo com o APT-GET, sudo apt-get dist-upgrade, você passará para a versão mais recente do Ubuntu.

O DIST-UPGRADE irá remover todos os pacotes, aplicações, bibliotecas que forem obsoletos para a versão que estiver disponível e recente.

Porém, eu particularmente NÃO RECOMENDO a execução deste comando, EXPLICO, pois você irá depender de vários fatores, como por exemplo A SUA CONEXÃO COM A INTERNET, é bem possível que se sua conexão cair ou mesmo a energia, você poderá ter problemas.

Caso você deseja atualizar sua versão do Ubuntu para uma mais recente, recomendo que baixe a ISO do Ubuntu e faça uma instalação ou mesmo uma Atualização, mas com a imagem da ISO.


Você poderá gostar de saber mais sobre estas outras publicações:
Como remover um PPA do Ubuntu
7 Dicas para você que deseja migrar do Windows para o Ubuntu
A experiência do usuário nas distribuições Linux
Vamos falar sobre Boot, Dualboot e o Grub


Muito obrigado por sua visita. Gostaria de convidá-lo a deixar seu comentário com suas críticas e sugestões logo abaixo da postagem. Você também pode assinar nossa lista e receber as atualizações do Blog em seu e-mail. Um grande abraço. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS COMANDOS UPDATE UPGRADE E DIST-UPGRADE NO LINUX Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 17:13:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.