Ubuntu Para Iniciantes

O POSTGRESQL NÃO É APENAS UM REPOSITÓRIO DE DADOS

O PostgreSQL é um SGDB (Sistema Gerenciador de Bando de Dados) de código aberto robusto, relacional e de fácil implementação. As origens deste DB (Data Base), Banco de Dados, remontam desde a década de 70.

O que você verá nesta nova publicação sobre o Postgre:
  • Uma breve abordagem de quem usa e como é o mercado deste DB

sistema gerenciador de banco de dados postgresql


POSTGRESQL O QUE FAZ E QUEM USA ESTE BANCO DE DADOS?

É comum você também encontrar na literatura ou em qualquer lugar da blogosfera o uso do nome PostgreSQL, é a mesma referência ao nome do DB, portanto é o mesmo banco de dados.

Enfim, qualquer sistema que se prese, que tenha a necessidade de armazenar uma grande quantidade de dados, requer o uso de uma estrutura de armazenamento de dados, então é ai que entra o uso de banco de dados.

Mas veja o seguinte, o Postgre não é um mero repositório de dados, mas sim um GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS, possui uma estrutura e um comportamento, que permite um administrador realmente manipular dados e ainda criar soluções internas para o tratamento destes dados.

Com o PostgreSQL você pode definir e criar:
  • Tipo de dados
  • Criar funções
  • Triggers
  • Constraints, que são restrições
  • Views
  • Criptografia

Há várias linguagens de programação que possuem suporte para comunicação com o Postgre, sendo:
  • PHP
  • C
  • C++
  • Java
  • Pear
  • Pyton
  • Ruby
  • Entre outras
Eu particularmente considero que o Postgre ainda anda com passos lentos, mesmo com toda sua potencialidade, acredito que possa haver ainda falta de informação e até mesmo o velho preconceito sobre software open source.

Mas justiça seja feita o uso de um Banco de Dados também deve depender da necessidade e do conhecimento e experiência de cada empresa e seus DBAs.

E quem usa PostgreSQL como SGDB, logo abaixo uma lista de organizações que usam  este DB:
A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) adotando a politica no uso de software livre, tem sua documentação que consta a Migração do Oracle para o PostgreSQL.

Este ano a CELEPAR (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) também utiliza o PostgreSQL e promoveu este ano um evento promovendo o uso e disseminação deste DB, o PGDay.

O PGDay é um evento mundial que ocorre em diversos locais, onde reúnem entusiastas de software livre que utilizam o PostgreSQL, com início em 2007. Nos últimos 3 anos Curitiba recebeu esta iniciativa, e pela primeira vez foi realizada na Celepar.


Veja aqui para saber mais detalhes sobre o PGDay realizado em Curitiba, capital do Paraná.

uber migra do banco de dados postgresql para o mysql


Mas como disse anteriormente pode haver algumas necessidades (desconheço) que possam levar alguma organização alterar sua base de dados em PostgreSQL para o Mysql, como acorreu com o Uber.

O PostgreSQL é sim um SGDB que permite manter um grande volume de dados com segurança. Saber utilizá-lo permite aumentar sua experiência sobre banco de dados.

Claro, o Postgre também possui suas limitações assim como todos os outros, mesmo o Oracle que está no topo dos SGDBs em vários segmentos do mercado.


Clique aqui se você deseja INSTALAR O POSTGRESQL e CRIAR UMA TABELA.

Você também pode gostar destas outras postagens aqui do Blog:
Aprender a programar em PHP e criar uma tabela no MySQL
Saiba mais sobre detalhes de configuração do PostgreSQL 
Instalar o PHP 7 e o Apache no Ubuntu
Criar relatórios com o PHP 

O vídeo abaixo mostra como você pode transferir dados de um arquivo CSV para uma tabela criada no PostgreSQL.

 

Clique aqui para se você deseja saber mais SOBRE BANCO DE DADOS ou então veja aqui O QUE É UM BANCO DE DADOS. 

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões, é muito importante para o Blog. Se quiser receber mais novidades e novas postagens assine nossa lista e receba as novidades na sua caixa de entrada. Um grande abraço.

O POSTGRESQL NÃO É APENAS UM REPOSITÓRIO DE DADOS Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 08:00:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.