O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL
O que você verá nesta publicação do Blog:
- Conceito de máquina real e máquina virtual
- Para que serve uma máquina virtual
- Instalação do software de máquina virtual no Ubuntu

A abordagem nesse momento se preocupa com uma visão geral sobre Máquinas Virtuais, uma instalação no Ubuntu e criar uma unidade virtual.
MÁQUINA REAL E MÁQUINA VIRTUAL
Se você tam já algum conhecimento em informática, o mínimo mesmo, você entenderá ou mesmo já chegou a uma conclusão do que vem a ser uma máquina virtual e uma máquina real.Uma MÁQUINA REAL ou mesmo FÍSICA é o equipamento de hardware mesmo, sendo placas, monitor e periféricos. Portanto uma MÁQUINA VIRTUAL nada mais é do que um SOFTWARE que iriá SIMULAR uma outra máquina com monitor, placas e periféricos dentro de sua máquina REAL.
Os primórdios conceituais e do uso prático de máquinas virtuais (VM - Virtual Machine) surge na década de 60 com a IBM.
O mais comum é considerarmos que uma maquina virtual irá criar um cenário que podemos manipular instalando outros sistemas operacionais e software, mas pode ser algum também que possa ser utilizado por algum outro programa para gerenciar uma determinada arquitetura, como é o caso da linguagem de programação JAVA que utiliza uma VM para ser executar programas criados nesta linguagem em diversos sistemas operacionais diferentes.
Aqui será tratado o conceito de cenário manipulado diretamente pelo usuário, instalando um sistema operacional e aplicativos virtualmente.
Acesse aqui para saber mais sobre ORIGEM E APLICAÇÕES DE UMA MÁQUINA VIRTUAL.
MAS O QUE QUER DIZER INSTALAR UMA MÁQUINA VIRTUAL?
Em resumo, é isso mesmo, você instala um SOFTWARE que irá simular um outro computador, com isso você pode instalar um outro sistema operacional na VM.Suponha que você tenha uma máquina qualquer, não importa, mas digamos que nesta máquina você possui o Windows Seven, ou qualquer outra versão.
Digamos que você deseja conhecer alguma distribuição Linux, Ubuntu, OpenSuse ou Debian.
Com uma VM você pode fazer exatamente isso, instalar um outro sistema operacional, SEM PRECISAR SE PREOCUPAR COM PARTICIONAMENTO da máquia e outras ações necessárias caso fosse instalar diretamente em seu disco rígido.
Instalando uma máquia virtual em seu computador você estará simulando:
- Um disco rígido
- Memória ram
- Monitor
- Placa de rede
Este tipo de procedimento seria muito útil para você que é usuário do Windows, mas deseja conhecer o universo das distribuições Linux, com calma e sem a preocupação de reinstalações.
Na verdade usar um procedimento como esse é um dos meios mais indicados para iniciantes.
COMO INSTALAR UMA MÁQUINA VIRTUAL NO UBUNTU
Um dos softwares de máquina virtual mais conhecidos e também um software livre é o VIRTUAL BOX da ORACLE.No mesmo link acima você pode fazer download do Virtual Box para Windows.
O Virtual Box pode ser instalado em várias distribuições Linux e também no Windows.
Para instalar no Ubuntu é muito simples, por já está nos repositórios, por isso, basta usarmos o terminal para efetuar a instalação.
Abra o terminal de comando do Ubuntu, você pode fazer isso com o comando de tecla CTRL+T ou fazendo uma busca por terminal no Dash. Digite ou copie o comando abaixo:
~$sudo aptitude install virtualboxCaso você não tenha o aptitude instalado use o APT-GET na linha de comando, o aplicativo será instalado da mesma forma.
~$sudo apt-get install virtualboxNo processo de instalação no Ubuntu não é necessário fazer nenhum tipo de configuração prévia, basta apenas aguardar a finalização da instalação que irá durar menos de um minuto.
Ao finalizar basta você ir até o Dash e buscar por VIRTUAL BOX, clique para acessar as configurações.
Para você criar uma instalação na máquina virtual você deverá ter uma instalação de algum SISTEMA OPERACIONAL, um CD de instalação ou mesmo uma ISO.
Ao clicar no ícone correspondente do software, será acessado a janela de configuração do aplicativo da máquina virtual. Os passos a seguir são bem simples:
Clicar no botão novo
Definir um nome para o Sistema Operacional
Qual o tipo do Sistema Operacional
Versão do sistema que deseja instalar
Ao definir os itens acima clique no botão Próximo e avance nas configurações.
Na próxima etapa você deverá configurar a memória que a VM irá utilizar, não exceda muito do que for recomendado pelo sistema, pois as configurações estarão se pautando na configuração da sua máquina real.
Ao clicar no botão próximo da janela de definição da capacidade de memória, a etapa seguinte irá mostrar três opções:
- Não acrescentar um disco rígido virtual
- Criar um novo disco rígido virtual agora
- Utilizar um disco rígido virtual existente
Como se trata de uma instalação inicial, a opção a ser selecionada será a segunda.
Na próxima janela que se segue, como não será feito nenhum tipo de configuração ou requisitos extras, apos a instalação da máquina virtual, deixe como está, na primeira opção.

Nenhum comentário :
Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas