Ubuntu Para Iniciantes

INSTALAR O GERENCIADOR DE PACOTES SYNAPTIC

Se você também não considera o Ubuntu Software um bom aplicativo gráfico para gerenciar seus pacotes e instalação, saiba que você pode instalar um outro gerenciador de pacotes, o SYNAPTIC.

O que você irá ver nesta nova publicação aqui no Blog:
  • Instalação do synaptic no Ubuntu
instalar o gerenciador de pacotes synaptic no ubuntu

O QUE É E COMO INSTALAR O SYNAPTIC NO UBUNTU

A instalação do software gerenciador de pacotes é muito simples, usaremos nosso tão amando terminal para este procedimento.

Mas vamos conhecer um pouco mais do Synaptic. Este software usa a base do APT para gerenciar os pacotes, permitindo realizar instalações, remoções e gerenciamento de conflitos em uma interface gráfica.

Particularmente eu considero este aplicativo muito superior ao Ubuntu Software por ser muito mais intuitivo e com uma interface gráfica muito mais amigável.

O Synaptic acompanhou as versões do Ubuntu desde seu início até a entrada do Central de Programas do Ubuntu, que já não é mais, e que no momento atual dá lugar ao Ubuntu Software.

O software gerenciador de pacotes está nos repositórios, do Ubuntu, então é super simples efetuar a instalação.

Veja aqui se você quiser saber mais SOBRE O QUE SÃO OS REPOSITÓRIOS DO UBUNTU.


Abra seu terminal para iniciarmos a instalação, pressione as teclas CTRL+T e o terminal será executado. Digite ou copie o comando abaixo:
~$sudo aptitude install synaptic
Caso você não tenha instalado o APTITUDE instale com o APT-GET da mesma forma:
~$sudo apt-get install synaptic
Clique aqui para saber mais SOBRE A DIFERENÇA ENTRE O APTITUDE E O APT-GET.

O processo de instalação do aplicativo é super rápida, após a instalação você poderá acessar pelo Dash se estiver usando o Unity. Basta pesquisar por synaptic.

Na figura abaixo, se você ainda não o conhece, você verá a interface geral do Synaptic. As numerações destacadas na imagem irão dar uma breve abordagem do que se refere cada item.

1. PESQUISA: Ao clicar no ícone de pesquisa será aberto uma janela para se fazer uma busca de algum aplicativo ou pacote que esteja no repositório, seria o mesmo que digitar no terminal apt-cache search nome-do-pacote ou mesmo aptitude search nome-do-pacote, só que de forma gráfica e digitando apenas o nome do pacote desejado, por exemplo Gimp.

2. PACOTE E VESÃO: Nesta sessão da janela do Synaptic você verá a lista dos pacotes ou aplicativos instalados ou que foram buscados quando realizado uma pesquisa. Note que na imagem a caixa de seleção de alguns itens estão marcados em VERDE, isto significa que estes pacotes ou aplicações estão instalados no sistema.

3. RECARREGAR: Ao clicar neste ícone a lista do repositório é atualizada, o source.list. Seria o mesmo que digitar no terminal apt-get update ou aptitude update.

4. MARCAR TODAS AS ATUALIZAÇÕES: Ao clicar no ícone correspondente o aplicativo do Synaptic irá apresentar uma janela para marcar as atualizações desejadas ou mesmo desmarcar. Você deverá posteriormente clicar no botão APLICAR.

5. FILTRO RÁPIDO: Nesta caixa você poderá fazer uma pesquisa e saber se algum aplicativo já está instalado no sistema.




Imagine por exemplo que você deseja remover algum aplicativo, você pode fazer esta remoção utilizando o Synaptic, vamos supor que você deseja remover o Gimp, aplicativo para realizar trabalhos com imagens.


Na imagem acima, no exemplo definido, foi digitado o nome do aplicativo GIMP, PRESSIONEI ENTER.

Na lista de pacotes abaixo, foi selecionado com o BOTÃO DIREITO DO MOUSE para ter acesso as opção que são:

1. MARCAR PARA REINSTALAÇÃO: Se acaso houver algum problema ou algum tipo de conflito o Synaptic tenta resolver com uma nova instalação.

2. MARCAR PARA REMOÇÃO: O Synaptic faz a remoção sem alterar arquivos de dependências ou mesmo outros diretórios que possam ter sido criado na instalação.

3. MARCAR PARA REMOÇÃO COMPLETA: Nesta opção o gerenciador de pacotes  irá fazer  uma remoção das dependências e tudo que possa estar ligado com o aplicativo.

Este gerenciador de pacotes é extremamente ágil e flexível havendo ainda outras configurações que não abordaremos nesta publicação, mas você mesmo pode descobrir o quanto o Synaptic pode ser produtivo e configurável.

Você também poderá gostar de outras publicações aqui do Blog:
Linha de comando Aptitude e Apt-get
Comando Wget download de pacotes por linha de comando
Ubuntu sistema operacional livre
Como remover conflitos em pacotes instalados
Você precisa instalar pacotes .sh no Ubuntu?

Seja bem vindo. Deixe seu comentário logo abaixo, com suas críticas e sugestões, isto é muito importante para o Blog. Quer receber novas publicações? Assine nossa lista de e-mails e receba todas as novidades aqui do Blog em sua caixa de entrada. Um grande Abraço.
INSTALAR O GERENCIADOR DE PACOTES SYNAPTIC Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 14:24:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.