Ubuntu Para Iniciantes

QUER FAZER UM CURSO SUPERIOR EM TI, POR QUE?

Graduar-se em um curso superior é algo que todos devem em algum momento refletir. Não importa na verdade qual curso você pretende fazer o importante é debruçar-se em cima do seu próprio objetivo.

Penso que a escolha de qualquer curso superior, realmente não importa qual seja deveria ser muito bem planejada e estuada.

Esta post parte de uma reflexão para aqueles que desejam formar-se em algum tipo de curso voltado para TI, como por exemplo: Ciências da Computação, Sistema de Informação ou Engenharia de Software etc.

fazer um curso de graduacao na area de ti


Podemos fazer esta reflexão partindo de duas premissas básicas, sendo discutido em:
  • Porque fazer um curso superior e
  • Porque fazer um curso superior em Tecnologia da Informação

Não tenho a pretensão tirar todas as dúvidas e como um guro desbravar todas as veredas do que pode acontecer ou não, mas apresentar estes dois pontos para que você mesmo possa se decidir.

POR QUE FAZER UM CURSO SUPERIOR

De alguns anos atrás a facilidade de se entrar em cursos superior para todas as classes da sociedade tornou-se bem mais real do que por exemplo na década de 80 e 90.

Sistemas como o Fies, ProUni e até mesmo financiamentos particulares das instituições particulares, permitiram que uma grande parcela da juventude ou mesmo de pessoas que desejavam entrar em faculdade se tornasse real.

Outro grande aliado aos que pretendem em se sentarem em uma cadeira acadêmica é o Enen.

No entanto algumas pessoas impulsionadas por uma pressão social, incluindo a familiar, se condicionam a pensar, quando não a se cobrar por não ter um curso superior.

E então ao meio de tantos ecos ressoando em um momento tão crucial, deve-se parar e se perguntar, PORQUE FAZER UM CURSO SUPERIOR?

Se a sua resposta for algo do tipo PORQUE EU QUERO SER ALGUÉM, lamento lhe informar, mas não considero este um bom motivo, pois em primeiro lugar VOCÊ JÁ É ALGUÉM, você pode não estar se encontrando em um determinado momento de sua vida, mas acreditar que você precisa de uma graduação para ser alguém, é menosprezar-se, acreditando que necessita de algo externo para ser o que quer que seja.

Mas saber exatamente por qual motivo se deseja ter um curso de graduação, em qualquer área pode lhe ser muito útil em dois elementos básicos e valiosos para qualquer ser humano, TEMPO e DINHEIRO.

Este ano, uma matéria da Folha de São Paulo publicado em Maio de 2016, divulgou dados analisados entre 2011 e 2014. O número de CONCLUINTES em curso superior tem se demonstrando em declínio com relação aos que TRANCARAM seu curso por algum motivo. 
matriculas trancadas em instituições de ensino

Observe então que 1,03 milhões de matriculados chegaram até a formatura, contra 1,21 milhões de pessoas que trancaram durante o percurso da graduação, principalmente no primeiro ano do curso.

Agora preste atenção, não está sendo dito aqui para você não fazer o curso que deseja, mas sim ter o discernimento de saber QUAL O CURSO QUE DESEJA FAZER e POR QUAL MOTIVO rela o quer fazer.

Outro ponto a ser considera é que, embora você considere a hipótese de não fazer uma graduação, isso não implica em não estar preparado para o mercado de trabalho e qualificar-se.

O site JOVEM EMPREENDEDOR tem uma publicação que vale a pena você dar uma olhada e confrontar com suas ideias e indagações, ALGUNS MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO FAZER FACULDADE.

PORQUE FAZER UM CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Vou expor um pouco da minha experiência com relação ao que buscam um curso de graduação na área de tecnologia da informação.

Geralmente são pessoas de ambos os sexos, embora o masculino seja o predominante.

São aqueles que curtem ouvir falar sobre Bill Gates e Steve Jobs, de quanto eles revolucionaram o meio tecnológico com suas empresas e principalmente a fortuna que acumularam 

Também gostam muito de jogos, redes sociais, principalmente o FACEBOOK e o WHATSAP.

Estes que buscam um curso de graduação voltado para a área de TI, na maioria das vezes não sabem que Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg precisaram enfrentar o mercado, pessoas, ideias opostas, trabalhar com pessoas, o que é já muito complicado, além de elaborar estratégias de risco

Você ainda pode dizer o seguinte, "MAS ESTAS PESSOAS NEM CONCLUÍRAM A FACULDADE". Verdade é isso mesmo, eles não concluíram. Porém entraram, e não foi em qualquer uma!

Veja aqui se você quer ver uma lista de PESSOAS QUE DEIXARAM A FACULDADE e se tornaram famosas. Porém tenha em mente o seguinte, eles sabiam o motivo pelo qual estavam no curso que faziam

Um curso de graduação exige comprometimento, esforço e querer. São trabalhos, apresentações e avaliações de 5 a 6 disciplinas, que na maioria das vezes um conhecimento avançado em jogos on-line, não resolve.

O curso de TI possui uma característica de raciocínio lógico, neste sentido, os professores das matérias especifica irão executar suas disciplinas. E é ai que muitos desistem.

Foi justamente o que disse um jovem de 21 anos para a reportagem da Folha de São Paulo.

Muitos buscam um curso superior em Tecnologia da Informação fantasiando um glamour que na verdade não existe, ou simplesmente pelo fato de considerar que é um curso que vai "aprender a programar", aprende, mas não da forma que imagina.

Enga-se também aquele que imagina que hoje o mundo de quem trabalha diretamente com  um computador em uma empresa, seja ele um programador ou não, é um mundo isolado, que não será necessário interagir com outras esferas da organização.

Se você deseja realmente fazer um curso superior em TI, o primeiro requisito é gostar e o segundo é perseverança, o resto você precisa responder sozinho.

Parece que dizer estas coisas são básicas de mais, mas não são, e por muitos são negligenciadas.

Deixo por fim um outro fator importante a saber, estar em uma faculdade também é sair do comodismo. Fazer  um curso universitário não colabora somente com a formação profissional, mas também pessoal e amplia os horizontes.

Espero que tenha gostado deste post, e ainda pode saber um pouco mais nestes:
O profissional de TI
Quer conhecer uma pessoa?
Liderança e gestão na área de TI

Deixo aqui um vídeo que faz todo o sentido diante de várias discussões sobre, entrar, não entrar ou mesmo largar um curso universitário, seja qual for sua resposta, saia da sua zona de conforto.


Seja bem vindo ao Blog Ubuntu Para Iniciantes, obrigado por sua visita. Também deixe seu comentário com suas críticas e sugestões, isso ajuda muito o Blog. Você também pode assinar e receber a cada nova postagem quando for publicado. Um grande abraço.

QUER FAZER UM CURSO SUPERIOR EM TI, POR QUE? Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 06:30:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.