Ubuntu Para Iniciantes

DESEJA INSTALAR O UBUNTU 16.10 NO SEU COMPUTADOR?

Você pode sim, instalar o Ubuntu 16.10 em seu computador sem nenhum problema. Com este sistema operacional, se você é um iniciante, você poderá fazer basicamente tudo o que se faz em qualquer outro sistema operacional. O Ubuntu é uma das distribuições, se não a de maior números de usuários em todo o mundo.

O que você verá nesta postagem:
  • Vale a pena usar o Ubuntu 16.10?
  • Como você poderá instalar o Ubuntu em seu computador
  • Quer fazer download do Ubuntu

VALE A PENA USAR O UBUNTU?

O Ubuntu é uma distribuição que utiliza o kernel do Linux, hoje é uma das distribuições mais bem conceituadas. Embora ele já tenha sofrido várias alterações desde suas primeiras versões, em 2010 a Canonical anunciou que já haviam mais de 12 Milhões de Usuários utilizando o Ubuntu como sistema operacional.

Porém em 2015 havia mais do que o dobro de usuários utilizando a distribuição africana, 25 Milhões de Usuários.

usuarios que fizeram download do ubuntu em todo o mundo

 
O número considerável de usuários expressam a potencialidade que o sistema do pinguim disponibiliza.

O Ubuntu não está só espalhando em desktops domésticos, mas também em empresas que utilizam de seus recursos para satisfazer suas necessidades organizacionais.

A mentalidade de que os sistemas que utilizam o Kernel do Linux são difíceis de se instalar e usar estão cada vez reduzida. E isso pode ser comprovado pela grande popularidades das distribuições do pinguim.

Outra grande colaboração foram a criação de várias comunidades e fóruns, além de sites que  se formaram ao longo dos anos promovendo e divulgando as distribuições Linux, desmistificando pensamentos errôneos que foram se formando por usuários frustrados ou viciados na usabilidade do Windows por exemplo.

O Ubuntu não é um sistema operacional para expert em computação, as tarefas mais triviais podem ser realizadas nesta e em todas as distribuições Linux,  você poderá também acessar esta outra postagem e saber QUAIS OS PROGRAMAS VOCÊ PODE INSTALAR NO UBUNTU.

Além de usuários domésticos várias empresas também adotam o Ubuntu como sistema operacional, seja como servidor ou como desktop.

algumas empresas que usam ubuntu linux

Caso queira saber mais detalhes sobre por onde a distribuição do Ubuntu está espalhada pelo mundo, você pode verificar neste infográfico divulgado pela Canonical.

MAS E O UBUNTU 16.10 VALE A PENA?

Se você está acompanhando esta postagem, percebeu que com poucos dados nota-se que o Ubuntu possui uma grande aceitação tanto para usuários comuns como para empreendimentos de grande porte.

Mas se você está se perguntando se vale a pena fazer uma instalação do Ubuntu 16.10 a princípio em digo que sim, vale a pena.

Porém é necessário observar alguns pontos que se fazem pertinente, principalmente se você é um usuário iniciante no mundo Linux e mais precisamente no Ubuntu.

Porém vamos observar algumas vantagens e desvantagens que você precisa saber.

DESVANTAGENS SOBRE O UBUNTU 16.10

Um primeiro ponto que você deve observar, mas não diria que seja uma desvantagem é que o Ubuntu 16.10 não é uma versão LTS. Mas isso faz parte do padrão da Canonical nas distribuições do Ubuntu.

Veja aqui caso queira saber o que é uma versão LTS nas distribuições do Ubuntu.

Você também pode ver este infográfico com as diversas distribuições e principais alterações do Ubuntu até o momento.

Vou listar aqui ao menos 5 desvantagens que considero pertinente quem vem ocorrendo para nós usuários.

1ª DESVANTAGEM - AMBIENTE GRÁFICO


Uma desvantagem que considero foi a alteração do ambiente gráfico do Gnome para o Unity, mas vou explicar melhor o porque.

Para nós usuário que já vinha com uma experiência marcante deste ambiente gráfico foi quase que traumático. O Gnome visualmente em um primeiro momento poderia não ser o mais belo dos ambientes, porém era muito customizável.

Já o Unity veio com padrões determinados e com pouca customização, além de ser uma plataforma gráfica mais exigente em termos de recursos. Por exemplo a possibilidade de tornar alterar o posicionamento da barra do Unity da lateral para o rodapé do desktop, sem muitas frustrações, só ocorreu na ultima versão do Ubuntu o 16.04.

Embora seja possível instalar o Gnome Clássico no Ubuntu, seu projeto foi descontinuado pela comunidade, o que acabou tornando o Unity mais forte, além de outras interfaces.

Para instalar o Gnome Clássico você pode seguir estes comandos no terminal:


~$sudo aptitude install gnome-session-flashback

ou

~$sudo apt-get install gnome-session-flashback


2ª DESVANTAGEM - CENTRAL DE PROGRAMAS X UBUNTU SOFTWARE


O gerenciador de instalação de programas que antes se chamava Central de Programas do Ubuntu e agora se chama Ubuntu Software tornou-se menos intuitivo, lento e pesado.

Isso pode trazer um certo desconforto para os usuários iniciantes, por apresentar um ambiente reduzido no sentido de interação com o usuário.

O que diferente na Central de Programas, que apresentava ou sugeria programas para instalação, além de um apresentação mais intuitiva no processo de instalação e desinstalação dos programas.


3ª DESVANTAGEM - UNITY 8


Um outro ponto também a se considerar é que sempre em um novo lançamento espera-se maiores novidades com a interface gráfica padrão do Ubuntu, o Unity.

A promessa da versão 8 do Unity vem se arrastando já algum tempo e isso trás uma frustração para o usuário final, que na verdade sempre espera algo realmente relevante e que valha a pena você fazer uma nova instalação do Ubuntu.

Embora já haja meios para você efetuar a instalação, ainda é um processo denso e não tendo a garantia de realmente funcione.

E ao que parece a nova versão do Ubuntu, o 16.10, virá com o Unity 8, porém, não espere grande coisa.

O famoso blog OMG UBUNTU, há uma postagem alertando que o Unity 8, possivelmente virá, mas não como o ambiente gráfico padrão do Ubuntu, sendo a versão 7, como padrão. A interface do Unity 8 estará separado em uma nova sessão para o usuário. O que nos dá a entender que está sendo disponível para teste.

Maiores detalhes você pode ver aqui em UNITY 8 CHEGA COMO SESSÃO PARA O UBUNTU 16.10.

Clique aqui caso você queira experimentar o Unity 8 no Ubuntu 16.04 como ambiente gráfico.

4ª DESVANTAGEM -  BUGS NA VERSÃO 16.10 DO UBUNTU

A versão 16.10 também conhecida como Yakkety Yak não é uma versão LTS, ou seja não terá suporte pelo período de 5 anos.

Portanto uma das frustrações que nós usuários podemos ter é que geralmente estas distribuições sem suporte longo, já vem com uma certa quantidade de bugs, o que pode ser um ponto desfavorável para aqueles que estão saindo do Windows. Não que eu considere o Windows superior nesta questão, mas é que os problemas do Windows em sua maioria já são conhecidos por seus usuários.

Portanto um usuário que já está com aquele "mito" da dificuldade ou que está se aventurando em um sistema operacional sem suporte, o que não é verdade, mas que pode fazer a diferença na retenção do usuário para uma distribuição Linux.

5ª DESVANTAGEM - AMBIENTE DE TRABALHO DO UBUNTU LENTO

O Ubuntu já foi muito mais "leve" do que é hoje. Isso é decorrência das várias modificações que o Ubuntu vem sofrendo.

Embora isto possa ser apontado como uma "desvantagem" é justificável. Isso se dá pelo fato do avanço da própria tecnologia. Sabemos que já softwares que irão exigir mais de uma máquina.

Porém vários recursos do próprio Ubuntu, um exemplo disso, é o próprio gerenciador de instalação de desinstalação de software o Ubuntu Software.

Bem estes foram alguns pontos apresentados, segundo minha opinião, há também outra questão se se considerar, NÃO EXISTE SISTEMA 100% favorável em todas as questões.

Embora várias alterações venham ocorrendo com o Ubuntu, ainda assim o considero o melhor sistema operacional para iniciantes e também um sistema robusto para várias outras áreas, como o de desenvolvimento.

NOVIDADES E VANTAGENS DO UBUNTU 16.10 YAKKETY YAK

Apresento aqui para você alguns apontamentos que o Ubuntu irá trazer nesta sua ultima versão, que segundo o calendários se dará neste mês de outubro no dia 20.



Um dos pontos positivos que devemos considerar nas distribuições do Ubuntu é a atualização do Kernel.

O Kernel para quem não sabe é o núcleo base de qualquer sistema operacional que basicamente, falando de maneira singular, gerencia todas as operações do sistema e da máquina.

Se você quiser saber qual é o Kernel atual que está instalado em seu sistema basta você digitar na linha de comando:

~$uname -r

O comando acima irá apresentar na tela do terminal a versão que os sistema operacional está usando.

Se você preferir saber outras especificações digite no terminal o seguinte comando:

~$uname -a

O comando acima irá mostrar além da versão atual, quando foi feita a ultima instalação e a arquitetura

Esta nova versão do Ubuntu contará com o Kernel 4.8 do Linux. O lançamento da versão 4.8 se deu no dia 5 de outubro. Porém Linux Torvalds já alertou a comunidade que o mesmo virá com bugs que ainda não foram corrigidos, conforme o site THEREGISTER em Linus Torvalds admits 'buggy crap' made it into Linux 4.8.

Esperamos que até o dia de lançamento do YAKKETY YAK  estes problemas já tenham sido minimizados. 

Outro apontamento interessante e que se deve levar em consideração é que nesta versão do Ubuntu será atualizado os softwares que utilizam o padrão GTK (gráfico) para o GTK3, assim como o LibreOffice que utiliza est extensão gráfica que por sua vez estará na versão 5.2.


O LibreOffice ainda é um dos pacotes de escritórios mais usados no mundo do pinguim. Embora eu tenha tido alguma reservas ultimamente.

Em suma as alterações são sucintas porém ocorrem de forma gradativa. Há também um maior foco nos pacotes snappy que tende a se tornar o padrão para as distro do Ubuntu, que até então utilizam os pacote DEB.

FAZER INSTALAÇÃO DO UBUNTU NO SEU COMPUTADOR

Se é seu primeiro contato com o mundo Linux e mais precisamente com o Ubuntu e deseja fazer uma instalação do Ubuntu, atenção para algumas dicas importantes, que são básicas para qualquer ambiente de sistema operacional.


VOCÊ QUER TER O WINDOWS E O UBUNTU NO SEU COMPUTADOR?

Então o primeiro passo é saber se você tem espaço suficiente para ter os dois sistemas operacionais instalados.

Outra recomendação é que você tenha o Windows já instalado, se você por formatar seu HD para ai depois fazer as novas instalações, instale primeiro o Windows para que depois ele não fique "confuso" na hora do boot.

Se você já tem alguma experiência mas tem alguma dúvida sobre formatação do HD usando o Ubuntu você pode dar uma olhada aqui onde você pode ver como FORMATAR SEU HD NO UBUNTU USANDO GPARTED.

Quando você for fazer download baixe a ISO DO UBUNTU de uma fonte confiável. Isto já pode evitar uma porção de problemas.

Eu não recomendo você fazer um UPGRADE DO SISTEMA, pois isso depende de fatores como a velocidade da sua internet. Problemas podem ocorrer e o que parece ser algo simples e prático pode trazer alguma dor de cabeça, evite.


Até o presente momento há disponível a versão BETA DO UBUNTU YAKKETY YAK, ao acessar o link você deve optar para a arquitetura do seu computador sendo 32 ou 64bits.

Posteriormente aqui estará o link para você fazer download da:





Utilize também um pendrive superior a 4GB para que a iso do Ubuntu seja instalada corretamente evitando problemas de espaço.

Um famoso instalador de ISO no mundo Linux e nas distribuições do Ubuntu é o Unetbootin.

Para instalar o Unetbootin no Ubuntu você pode digitar na linha de comando:

~$sudo aptitude install unetbootin

ou se você não tem o aptitude instalado, digite:

~$sudo apt-get install unetbootin

Acesse este link para fazer o download do UnetBootin para Windows e a partir dai criar sua instalação no pendrive.


Bom, vou parando por aqui e espero ter sido claro nos apontamentos descritos neste post. Sim, vale a pena você instalar o Ubuntu e fazer dele do seu sistema operacional. Como tudo na vida o que se deve ter é paciência e persistência.

Deixo aqui como sugestão para você se aprofundar em alguns outros posts:
Problemas ao iniciar a interface gráfica do Ubuntu
Cinnamon uma interface gráfica para o Ubuntu
Instalar o sistema operacional Ubuntu em um pendrive
Faça uma limpeza no seu HD
Instalar o WPS pacote Office no Ubuntu
O que são e para que servem os repositórios do Ubuntu



Um forte abraço, espero que você tenha gostado desta nova publicação. Deixe seu comentário logo abaixo aqui no Blog Ubuntu Para Iniciantes. Assine também e receba em seu e-mail cada nova postagem do Blog. Um forte abraço.
DESEJA INSTALAR O UBUNTU 16.10 NO SEU COMPUTADOR? Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 12:27:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.