Ubuntu Para Iniciantes

DESINSTALAR OU REMOVER PROGRAMAS NO UBUNTU

Remover programas é uma prática tão necessária quanto a própria instalação. As vezes entusiasmados com uma determinada promessa ou mesmo para testar algo, instalamos programas e depois de um tempo temos a necessidade de removê-lo.

O que você verá nessa nova postagem aqui no Blog:
  • Remover programas utilizando o terminal de comando
  • Remoção de programas usando o Ubuntu Software

aprender a remover ou desinstalar programas no ubuntu

PORQUE REMOVER PROGRAMAS DO SISTEMA

Os motivos para remover um programa do Ubuntu pode ser por insatisfação de algo prometido e não cumprido, por encontrar um software semelhante que faz basicamente a mesma coisa com bem menos recurso ou mesmo por um mal funcionamento, conflitos por exemplo.

As remoções de um aplicativo pode variar também com a forma como você fez a instalação.

Por exemplo, você pode ter feito uma instalação usando:

  • O comando DPKG
  • O comando APT-GET
  • O comando APTITUDE

A prática de remoção entre os comandos acima descrito é basicamente a mesma entre os gerenciadores de pacote/instalação porém cada qual possui seus registros com as ocorrências das instalações.

Os parâmetros de remoção são intuitivos na linha de comando, são eles remove, autoremove podendo ter associação com o comando purge.

REMOVENDO PROGRAMAS INSTALADOS COM O DPKG 

Para você remover ou mesmo desinstalar um programa com o dpkg basta você saber o nome do programa que tenha instalado pelo DPKG. E então execute o comando abaixo:
~$sudo dpkg -r nome_do_programa
O parâmetro -r define a remoção do programa que você deseja instalar. Perceba, que você deve fazer a desinstalação do programa não pelo NOME DO PACOTE, ou seja o arquivo .deb, mas sim PELO NOME DO PROGRAMA.

Você também pode usar o parâmetro -P (purge), a diferença do remove (-r) e do purge (-P) é que neste ultimo o comando considera excluir todos os arquivos e pastas associados ao software ou aplicativo que está sendo excluído, sendo muito mais eficaz em vários casos.

DESINSTALANDO PROGRAMAS COM O APT-GET

O APT-GET assim como o APTITUDE que veremos posteriormente são também gerenciadores de pacotes, a diferença destes dois para com o dpkg é que tanto o apt-get como o aptitude fazem buscas diretamente NOS REPOSITÓRIOS DO UBUNTU, baixando o pacote e instalando posteriormente, o que também ocorre com um outro GERENCIADOR DE PACOTES, O SANPPY.

Recomento que caso você tenha feito a instalação pelo APT-GET você também faça a remoção por ele mesmo.

Suponha que você deseja remover o editor de imagens Gimp do seu sistema. O comando abaixo no terminal realiza da desinstalação ou remoção do aplicativo:
~$sudo apt-get remove gimp
Assim como no DPKG você também pode usar o purge associado com o apt-get, como no comando abaixo:
~$sudo apt-get purge gimp
Em todas as formas apresentadas antes da execução da remoção do programa, será solicitado a confirmação para desinstalação do programa.

REMOVENDO APLICATIVOS COM O APTITUDE

Da mesma forma como dito anteriormente, caso você faça suas instalações usando o aptitude, também faça por meio dele as remoções.

Os parâmetros para exclusão de aplicativos usando o aptitude são os mesmos pelo apt-get. Será usando o mesmo exemplo de remoção do Gimp, veja a linha de comando abaixo:
~$sudo aptitude remove gimp
Da mesma forma você pode usar o purge para fazer a remoção do aplicativo no terminal:
~$sudo aptitude purge gimp
Caso você queira saber mais sobre o aptitude e o apt-get nesta outra postagem.

Tenha sempre um padrão de gerenciamento dos seus pacotes para instalação e desinstalação, isso pode garantir um controle mais seguro em seus sistema.

DESINSTALAR PROGRAMAS USANDO O UBUNTU SOFTWARE

O Ubuntu Software é um aplicativo com ambiente gráfico também para gerenciamento de pacotes, que no entanto utiliza a base do APT para esta finalidade.

Embora nas ultimas versões do Ubuntu tenho me decepcionado com este aplicativo, não deixa de ser uma uma opção para remoção e instalação de programas.

O aplicativo Ubuntu Software vem por padrão na barra do Unity, é de fácil localização. Você também pode fazer uma pesquisa usando Dash, basta digitar Ubuntu Software.

Com o programa aberto, basta você digitar o software que deseja remover ou mesmo instalar.

ubuntu software para instalar e remover programas do ubuntu


Como o Gimp já está instalado no sistema, então será mostrado um botão com a opção de REMOVER, caso fosse para ser efetuado uma instalação do programa o botão seria INSTALAR.

DICA: Todas as vezes que fazemos uma instalação e uma remoção estão realizando alguma alteração no sistema, é recomendado que após estas práticas possamos otimizar o espaço em disco eliminando fragmentos indesejáveis.

Veja aqui para saber mais sobre LIMPEZA DE DISCO NO UBUNTU e mantenha seus sistema otimizado.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do Blog:
Instalações de pacotes .deb, tar, gz e zip no Ubuntu
Como saber se um programa está instalado no Ubuntu
Instalar temas, ícones e papel de parede no Ubuntu
Comando Wget no terminal do Ubuntu

Muito obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões, isto é muito importante para o Blog. Assine também a lista de e-mails e receba cada nova postagem em sua caixa de entrada. Um grande abraço.
DESINSTALAR OU REMOVER PROGRAMAS NO UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 12:48:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.