Ubuntu Para Iniciantes

PROBLEMAS AO INICIAR A INTERFACE GRÁFICA DO UBUNTU

Parece que não é algo muito comum. Na verdade, eu particularmente nunca tive problemas com interface gráficas do Ubuntu.

Observando alguns fóruns e aqui mesmo no Ubuntu Para Iniciantes, notei que vários usuários já tiveram ou estão tendo problemas em carregar a interface gráfica do Ubuntu.

O que você verá nesta postagem:
  • Motivos pelos quais sua interface gráfica pode não estar iniciando
  • Dicas que você pode fazer para contornar o problema
  • Dica de usuário para urgências

recuperar a interface grafica do ubuntu que sumiu e não inicia

PORQUE A INTERFACE GRÁFICA NÃO INICIA?

Existem várias possibilidades para que seu ambiente gráfico não seja iniciado, como por exemplo, alteração para driver incompatíveis.

O Ubuntu, assim como a maioria das distribuições Linux, no momento da instalação define um drive padrão para sua placa de vídeo.

No entanto você também pode instalar posteriormente um outro driver caso queira fazer algum teste, porém estas práticas não são muito recomendadas, a não ser que você tenha certeza do que está fazendo e a procedência do driver.

O que também pode acontecer é em um momento de atualização por diversos problemas, como por exemplo lentidão da internet, algum pacote relacionado a interface gráfica se corrompa e acabe por impedir a inicialização da interface gráfica do seu sistema.

Quedas de energia também podem danificar a inicialização do ambiente gráfico do sistema operacional.

Não existe sistema perfeito, se isso ocorreu com você não se desespere, se não for o caso de algo que realmente tenha danificado seu HD, uma queima da placa lógica, o que é raro, existem soluções para seu sistema voltar ao normal.

DICAS QUE PODEM AJUDAR QUANDO A INTERFACE GRÁFICA NÃO INICIAR

Geralmente o que ocorre é o seguinte, o usuário chega até a tela de login, porém ao digitar sua senha o ambiente não carrega e volta para a tela de login do usuário.

Se isto estiver acontecendo, você pode entrar no usuário de CONVIDADO. Provavelmente você irá conseguir fazer isso, no entanto não há muito o que fazer, é só mesmo para você se sentir mais tranquilo e ver que o que aconteceu na verdade foi que o SEU USUÁRIO, o que você usa para logar no sistema deve estar com algum problema.

1ª DICA

Feito o teste do usuário convidado, reinicie sua máquina, volte até a tela de login.

Ao retornar a tela de login o Ubuntu na verdade já está em operação, por ai mesmo você conseguirá acessar um TERMINAL DE COMANDO TTY, já escrevi sobre este tipo de terminal em outra postagem, deixo o link no final da postagem.

Na própria tela de login, você pode acessar o terminal, pressionando as teclas CTRL+ALT+F1 ou F2 até F6 o F7 faz você retornar, ou então ALT+SETA PARA ESQUERDA.

No terminal você pode tentar iniciar o X, o gráfico do seu sistema, digite na linha de comando:

~$sudo startx

Provavelmente será iniciado a interface gráfica porém somente com alguns recursos.

Neste momento, por segurança você pode fazer backup dos seus dados mais importantes.

Depois você pode abrir um terminal, clique na área de trabalho com o botão direito do mouse e selecione a opção ABRIR TERMINAL.

Na linha de comando digite o seguinte:

~$sudo unity reset

O comando acima deverá reiniciar o ambiente gráfico do Unity. Reinicie seu computador e tente fazer login.

Se a primeira dica não der o resultado esperado, vamos para a segunda opção.

2ª DICA

Há também a possibilidade de haver um certo "abarrotamento no hd", impedindo que a interface gráfica inicie.

Embora eu tenha visto algumas pessoas dizendo que esta opção funcionou, em meus teste não surtiram efeito.

Mas a ação consiste fazer uma limpeza no HD. Você pode fazer isto de duas maneiras.

A primeira é entrar novamente no terminal, como apresentado na 1ª DICA, e ir apagando arquivos que não são de importância para você ou para o sistema.

A segunda forma, e mais interessante, será você entrar em "modo de segurança" do Ubuntu, MODE RECOVERY.

Caso seu sistema esteja iniciando e gerenciado pelo GRUB, basta você selecionar a opção ADVANCED OPTIONS FOR UBUNTU.

Selecionado esta opção será aberto outra área do menu, e você deverá selecionar alguma opção do KERNEL que tenha a marcação de MODE RECOVERY

Limpar disco no mode recovery

Após selecionar a opção CLEAN irá aparecer uma outra tela de mensagem, selecione a opção SIM para que se inicie o processo de limpeza do disco, quando terminal pressione ENTER.

Após esse procedimento você deverá reiniciar seu sistema, voltar a tela de login.
Caso ainda não resolva a seu problema, vamos para o próximo passo.

3ª DICA

Existem casos em que há algum tipo de falha na autenticação do usuário, como se o usuário tivesse perdido os "poderes" de super usuário.  Pode ser que seu usuário, por algum motivo, Deus sabe lá porque, não está mais no grupo de usuários

Esta dica então, consiste em digitar alguns comandos para que se possa tentar recuperar o padrão de acesso do seu usuário.   Será usado o comando chown, este comando pode ser usado da seguinte forma:

chown [opções] [novo_proprietário] [:novo_grupo] nomes_arquivos

Primeiro de tudo iremos usar alguns comandos que está listado a seguir: Chown: este comando permite alterar o proprietário  ou o grupo de um arquivo ou diretório. Não confunda com o chmod que dá permissões de acesso a pastas e arquivos, como leitura ou gravação.

-R: este é um parâmetro para o chown, que permite uma recursividade, isso quer dizer que todas as pastas ou arquivos de um diretório serão afetados quando usar o comando.   

Proprietário:Grupo: este é um parâmetro onde é definido quem será o (novo) proprietário e a que grupo ele irá pertencer.  

Nome_arquivos: define O QUE será atribuído para o proprietário.

Bem, para entender melhor, você deve levar em consideração o seguinte. Quando o Ubuntu ou outra distribuição é instalada é criado um USUÁRIO que está em um determinado GRUPO que tem uma determinada relevância, que pode ser o "DONO" de algo.

Por exemplo, suponha que você na sua instalação inicial criou o usuário PROFESSORX, portanto este usuário é dono e também está em um grupo.

Então o que será feito é criar ou reestabelecer o proprietário e um grupo, atribuindo acesso ao arquivo .Xauthority.

Com o Ubuntu iniciado na tela de login, abra um terminal, como anteriormente digite o comando CTRL+ALT+F1.  Digite seu usuário e sua senha para acessar seu usuário pelo terminal. No prompt de comando digite:

~$sudo chown -R seu_usuario:seu_usuario /home/seu_usuario/.Xauthority     

Ao executar este comando, você pode sair do terminal, primeiro digite o comando:

~$exit

Para sair do seu usuário. Agora pressione CTRL+ALT+F7 desta forma você irá retornar ao ambiente de login do usuário. Digite sua senha. Se tudo ocorreu de forma correta, você terá seu ambiente gráfico reestabelecido para seu usuário.


Você também poderá gostar de ver estas outras postagens:
3 dicas para você usar no Ubuntu
O que são sistemas de arquivos
Formatar e particionar um HD no Ubuntu
Comando CAT ler arquivo no terminal
Criar ou alterar senha do usuário no ambiente gráfico

Obrigado por sua visita aqui no Ubuntu Para Iniciantes. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine também a lista de e-mails e receba as atualizações em seu e-mail.


PROBLEMAS AO INICIAR A INTERFACE GRÁFICA DO UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 07:00:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.