Ubuntu Para Iniciantes

COMANDOS PARA GERENCIAR SUA CONEXÃO COM A INTERNET

Quem sabe você já se deparou com a situação em que você sabe que tem conexão com a Internet, seu celular está acessando conta de e-mail e páginas, porém seu computador não.

E se você for um iniciante no mundo Linux, a primeira reação é começar a soltar os "verbos" em cima do sistema operacional, "#&@$!".

Calma tente se lembrar quantas vezes você já precisou formatar seu HD pois os vírus já estavam colonizando seu pc.

Claro, as distribuições Linux possuem suas limitações, seus problemas, mas você tem a liberdade de alterar as distribuições e uma gama de personalizações. Ok!?

comandos basicos para gerenciar sua rede wifi


A abordagem deste post é básica e para aqueles que estão se acostumando com as distribuições Linux. 

O que você verá nesta postagem:
  • Conheça seu pc - noções básicas
  • Arquivo de configuração de rede no Ubuntu
  • Comandos para para e iniciar o serviço de rede/conexão

CONHECENDO SEU PC OU NOTEBOOK

Este tópico do post destina-se mais aos iniciantes, principalmente aqueles que mudaram de um Desktop, computador de mesa, para um Notebook.

Óbvio que em termos de comandos para "gerenciar sua conexão" não é diferente para quem tem um computador pessoal ou um Notebook.

Primeiro ponto é que se computador/notebook irá se conectar ao modem de acesso por meio de uma INTERFACE DE REDE ou simplesmente por meio de uma PLACA DE REDE.

Se você não irá danificar absolutamente nada em simplesmente ver que tipo de placa ou interface de rede você está usando. Pois você pode estar usando uma uma antena wireless ou uma placa com placa com cabeamento.

Existem vários modelos de placas para conexão com wifi, mas em geral são semelhantes a esta imagem logo abaixo:

placa de rede com conexao wifi rede sem fio




Esta é uma placa para conexão sem fio comum aos "computadores de mesa" ou Desktops. Se você não tem familiaridade com manutenção ou mesmo não gosta de se arriscar, evite de abrir seu equipamento sem saber o que está fazendo.

É esta placa que é responsável por sua conexão com seu modem ou também chamado roteador, que irá emitir o sinal de wifi para vocẽ se conectar.

Geralmente é recomendado a antena ficar sempre em uma posição vertical, como apresentado na imagem, evitando também muitos obstáculos metálicos ao seu redor, pois isso pode influenciar na variação do sinal. O mesmo vale para o roteador.

A outra placa de rede é a de cabeamento, que vem perdendo seu espaço cada vez mais, principalmente no meio residencial, pois evita o conglomerado de cabos passando pelos cômodos da casa ou mesmo escritório.

A imagem abaixo apresenta um modelo de placa de rede cabeada, em geral possuem também o mesmo padrão:


placa de rede com cabo e conector rj45

Este tipo de placa de rede se conecta a um conector chamado RJ45 ele é semelhante a um conector do cabo de de telefone, porém maior e é próprio para esta finalidade.

No caso das distribuições Linux, as placas ou interfaces de redes são nominadas. Por exemplo, eth representa a sua placa ETHERNET, que é acompanhada com uma numeração, 0 (zero) por exemplo se você tiver apenas uma placa.

Caso você tenha mais de uma placa em seu computador, logo terá eth0 e eth1. Estas nominações podem alterar, mas logo abaixo será apresentado como você pode saber qual é a nominação da sua placa de rede.

Existem outros tipos de conectores, porém este conector é próprio para esta placa e é o mais comum de se usar.

cabo e conector rj45 para placa de rede

Os cabos de rede quando conectados a interface de rede, a placa em si, não devem ficar enrolados ou mesmo sendo pressionados por objetos como portas, pé da mesa e etc, isto com certeza irá danificar seu cabo um breve espaço de tempo.

Arrastar a mesa onde seu computador constantemente também pode trazer problemas com a conexão. Os conectores RJ45 também tem um "pino" sobre ele que serve para dar uma maior fixação na placa de rede, as vezes quando este pino se quebra o conector fica frouxo e pode escapar com uma certa frequência impedindo a conexão.

SOBRE OS NOTEBOOKS

As placas de redes tanto a de cabeamento quanto a de wireless já estão embutidas em seu Notebook, sua troca é um pouco mais complexa do que em um PC, visto que a arquitetura de componentes são projetadas de forma diferente, porém possuem as mesmas funções.

Normante os Notebooks possuem uma tecla chamada FN que geralmente fica ao lado da tecla CTRL. Esta tecla permite que o usuário acesse as funções de outras teclas, como por exemplo LIGAR ou DESLIGAR a REDE SEM FIO.

Se você adquiriu um Notebook recentemente e não tem esta familiaridade e está se perguntando o porque da sua rede sem fio não estar funcionando, esta pode ser a resposta.

Geralmente para identificar se a conexão com a rede sem fio do seu Notebook está ligada, basta pressionar a tecla FN + a tecla de acesso com o wifi, que pode ser a F3 a F4 ou qualquer outra tecla do seu teclado, basta você observar atentamente ou consultar o manual do seu equipamento.

Ao pressionar você irá notar que uma luz poderá acender, identificando que a wifi está ligado ou apagar identificando que está desligando.

É comum encontrar nos fóruns de discussão pessoas com dificuldades de acessar a rede sem fio e o problema era simplesmente ligar a conexão wifi.

Bem, as indicações acima independe de sistema operacional, não importa se você está em  um ambiente com o Windows ou o Ubuntu ou mesmo qualquer distribuição Linux.

COMANDOS DE REDE NO UBUNTU 

As dicas abaixo estão direcionadas para o Ubuntu, porém não deve ser diferente em algumas distros baseadas em Ubuntu/Debian ou mesmo outras distribuições Linux.

A imagem abaixo é do menu de acesso a conexão com a rede, ou seja, por meio deste menu você pode ligar ou desligar o acesso de rede do Ubuntu.

Por este menu, também, você pode ligar ou desligar a conexão sem fio do seu computador.


menu para conexao com rede sem fio e cabeada

A imagem abaixo é apresentada quando você está fazendo uma conexão com cabo. Geralmente este sinal ou símbolo é apresentado quando vocẽ conecta um cabo em sua placa de rede.

 
sinal de conexao de rede cabeada no ubuntu

Esta imagem também será aparente ao efetuar uma conexão sem fio em seu sistema. Esta representação é comum em todos os sistemas que utilizam uma conexão wifi, por isso é muito simples de se identificar.



Mesmo vindo de um ambiente Windows poderá ver que este tipo de sinalização é muito simples de se identificar e fácil de se controlar.

É comum em algum momento as conexões ficarem instáveis e existem vários motivos para isso, seja por problema no modem/roteador ou mesmo por alguma falha no sistema.

Se você quiser saber se suas placas de redes estão sendo reconhecidas pelos sistema, você pode utilizar o comando lspci no terminal:

~$lspci

A digitar este comando e pressionar enter, receberá uma saída conforme a imagem abaixo, observando poderá encontrar as especificações dos seus dispositivos de rede sem fio e cabeada. Veja a imagem abaixo:

comando de rede lspci para interface de rede

A princípio se suas placas de redes estão sendo listadas nesta saída, significa que devem estar em operação.

O comando IPCONFIG irá listar a identificação das suas interfaces de rede. Você poderá utilizar o IFCONFIG também.

Digite no terminal de comando:

~$ifconfig


Você irá receber uma saída semelhante a eth0 que será sua placa de rede cabeada ou algo como enp1s0f0 isso irá depender da sua estrutura de computacional.

Em caso de uma interface de rede sem fio você irá ter uma nomenclatura como wlan0 ou algo como wlp2s0.

Suponha que você necessite parar seu serviço de rede sem fio, você pode fazer isso usando o comando ifconfig, veja o comando abaixo:

~$sudo ifconfig wlp2s0 down

O parâmetro wlp2s0 refere-se a minha interface de rede e o down é o comando para "parar" o serviço.
Agora o comando para retornar o serviço abaixo:

~$sudo ifconfig wlp2s0 up

Com o comando ifconfig também permite que você possa fazer outras configurações, como por exemplo definir um endereço de IP e a máscara de rede.

Suponha que você deseja colocar um endereço de IP na sua placa de rede, e identificação dela no sistema seja eth0. Primeiro você deve parar sua rede, veja o exemplo abaixo usando o terminal:

~$sudo ifconfig eth0 up

Agora você pode fazer as atribuições de endereçamento de IP, conforme o comando abaixo:


~$sudo ifconfig eth0 192.162.0.1 netmask 255.255.255.0 up


Ao digitar o comando acima você estará definindo o endereçamento e a máscara de rede para sua interface e iniciando o sistema de conexão com o parâmetro up.

Se você preferir pode utilizar o comando iwconfig, este comando permite que você veja qual é sua interface de rede sem fio no sistema. Veja o comando:

~$iwconfig

A executar o comando acima será exibido no terminal sua interface de rede para wifi.

O mesmo processo serve para que você possa controlar o serviço de rede cabeado da sua máquina, deve-se apenas colocar a identificação da sua interface e usar o comando down para "parar ou baixar" e o comando up "iniciar ou subir" o serviço de rede.
Outro comando que você precisa saber é o  network-manager, por meio deste comando você também poderá iniciar ou parar seu serviço de rede, cabeada ou sem fio ao mesmo tempo.
Você pode usar o parâmetro stop, start ou mesmo restart que irá parar e reiniciar o sistema de rede.
Para usar este comando você pode digitar no terminal:
~$sudo service network-manager restart

Como dito anteriormente o parâmetro restart irá para e logo em seguida iniciar o serviço.

Você também pode usar outro comando que permite parar e iniciar suas interfaces de rede. 

~$sudo /etc/init.d/networking stop

E para iniciar você digita o parâmetro start ou se deseja digitar um único parâmetro para parar e iniciar utilize o restart.

Outro comando de rede para você usar é o nmcli, com ele você também pode parar e iniciar sua rede sem fio.
Se você quiser saber em qual rede você está conecta e também quais são suas interfaces de rede você pode usar o parâmetro d, conforme a exemplo abaixo:

~$nmcli d

O comando acima irá listar as suas interfaces de rede e sua conexão wifi. Faça o teste.

Se você deseja parar seu serviço de rede digite no terminal: 

~$nmcli networking off

E se desejar iniciar é só trocar o parâmetro off pelo parâmetro on e pressionar enter. Pronto, sua rede foi iniciada.

CONFIGURAÇÃO DE REDE ARQUIVO INTERFACE

Realmente, o Ubuntu se dá melhor com configurações diretamente em seus arquivos do que em ambiente gráfico. Mas particularmente não vejo nenhum problema nisso.

E acessar um arquivo para configurar é de longe lago complicado. Extremamente simples. Tudo o que você precisa fazer é, saber qual é o arquivo, comentar ou editar uma linha.

E o arquivo de configuração básica de redes no Ubuntu, também em outras distribuições é o INTERFACE.

O arquivo está em uma pasta chamada NETWORK que por sua vez está em uma pasta ETC, portanto o caminho de acesso para chegar até o arquivo interface é /etc/network/interface. Este arquivo não tem extensão.

Para editar este arquivo você precisa estar como super usuário, então precisa usar o comando sudo para abri-lo. Você pode usar qualquer editor de texto como o Gedit ou o Vim.

Mas o que você pode fazer neste arquivo? Bem, de maneira simples, você pode definir um endereçamento de IP e máscara de rede, simplesmente digitando o endereço.

Suponha que você deseja adicionar um endereçamento IP, o primeiro passo recomendado é parar o serviço de rede, já que você irá fazer uma alteração.

Você pode usar qualquer um dos comandos já citados e parar sua rede. Como exemplo vou usar o último comando:

~$nmcli networking off

Com a rede parada agora posso acessar o arquivo interface. Agora basta acessar pela linha de comando:

~$sudo gedit /etc/network/interface

Ao pressionar enter o arquivo será carregado no Gedit e você pode fazer as alterações que forem necessárias.

Em geral não tem o que fazer, quando se tem uma simples conexão de internet em sua casa. Ele é um arquivo que contém apenas instruções básicas.

A principio você encontrará em seu arquivo apenas isto:

auto lo
iface lo inet loopback


Suponha que sua interface de rede está definida como eth0, porém caso você não saiba, basta usar o comando ifconfig. 

Logo abaixo você poderá especificar seu endereçamento de rede, acrescentando as seguintes linhas:


Feito isto, você pode fechar o arquivo e iniciar seu serviço de rede digitando no terminal o comando:

~$nmcli networking on

Depois que você subir sua rede com o comando acima, você pode usar no terminal o comando ifconfig eth0 que será mostrado as atribuições da sua rede  após a configuração do arquivo interface.

#meu ip
auto eth0

iface eth0 inet static
address 192.168.1.2
network 192.168.1.0
netmask 255.255.255.0 


Lembrando que sua placa pode ser ou não o eth0, no meu caso por exemplo, que estou usando um Notebook, o sistema reconheceu minha interface de rede como enp1s0f0.

Se você não tem necessidade de uma configuração de rede, não é necessário deixar isto em seu arquivo. Se fez algum teste ou está fazendo, deixe como está após os testes.

Você poderá gostar também destas postagens:
Comandos básicos do Ubuntu no terminal
Arquivos ou pastas ocultas no Ubuntu
Trocar a senha do usuário no Ubuntu
5 comandos básicos do Ubuntu para você usar
Iniciar ou parar serviços pelo terminal
3 dicas para você usar no Ubuntu

Espero que tenha gostado destas dicas aqui no blog. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine também o blog Ubuntu Para Iniciantes e receba as novidades em sua caixa de e-mail.
COMANDOS PARA GERENCIAR SUA CONEXÃO COM A INTERNET Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 11:28:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.