Ubuntu Para Iniciantes

PROBLEMAS GERAIS NO SISTEMA DO UBUNTU

O post que você verá não irá esgotar as possibilidades de problemas que você pode ter com seu sistema do Ubuntu, porém irá lhe dar uma visão genérica e básica dos possíveis problemas.

O que você verá neste post:
  • Quais os principais problemas que se pode ter
  • Como encontrar pacotes em conflitos
  • Comandos pare remover pacotes
problemas e conflitos que você pode ter com o sistema operacional ubuntu linux e o que você pode fazer para remediar seu problema

PROBLEMAS QUE VOCÊ PODE TER COM SEU SISTEMA

Resumidamente, todos, qualquer um pode ter todos os problemas possíveis e imagináveis em um sistema operacional. Vamos lá.

1. PROBLEMAS COM HARDWARE

Todas as tecnologias estão cada vez mais seguras, mas segurança não quer dizer que algo é infalível.

E como se pode ter problemas com um hardware em seu pc ou notebook?

De fábrica: Sim, seu equipamento pode vir "originalmente com defeito", seja ele onde for: placa mãe, placa de vídeo, placa de rede e etc. Já vi casos em que se instala e desinstala sistemas operacionais na expectativa de fazer o som funcionar até descobrir que o defeito não é do sistema e sim do hardware. E por fim, briga por garantia.

Choque e atrito: Equipamento eletrônico de um modo geral são sensíveis a quedas, batidas e pressão. Notebooks são campeões neste quesito.

Muitos de nós, principalmente estudante carrega notebooks em mochilas, que possuem um espaço para guardar o notebook, porém muitas vezes não são usados e também não são projetados de forma adequada.

Por exemplo, não deveria haver nenhum outro compartimento que se pudesse colocar um peso excessivo sobre o notebook. E geralmente se faz isso.

Esbarras mochilas contra a parede, dependendo do impacto, pode danificar seu equipamento e em pouco tempo você pode ter problemas com a tela e adaptadores.

Energia: Aqui você deve levar em conta dois aspectos importantes a QUEDA DE ENERGIA e a OSCILAÇÃO DE ENERGIA.
Embora este problema esteja mais relacionado com os PC's, desktops, os notebooks não estão alheio a isso.

A queda de energia brusca ocorre quando há uma interrupção momentânea ou prolongada na rede elétrica. Muitas vezes não se tem tempo de impedir que o computador ligue imediatamente ao retornar a energia. O processo de ligar deveria e deve estar por conta do usuário. Se houver tempo, desligue seu equipamento e volte a ligar quando perceber que não há mais risco.

Já a oscilação de energia é um problema quase que imperceptível, há lugares em que a rede elétrica não mantém sua "corrente" estável e isso pode danificar equipamentos eletrônicos, principalmente computadores, que são bem sensíveis à isso.

Além da rede elétrica externa, a rede interna está sujeita e de forma muito mais comum a oscilação de energia. Um exemplo clássico é ligar o chuveiro e perceber que a iluminação do ambiente diminuiu.

Isso pode representar que sua rede elétrica residencial pode não estar bem planejada. Estabilizadores e outros equipamentos podem resolver, porém o correto é buscar solucionar o problema.

Este são os problemas com hardware, de um modo geral, mais comum que você pode ter.

Veja por exemplo o que a HP diz sobre o problema de oscilação de energia com relação a garantia.

Veja aqui se você quiser saber mais sobre equipamentos para lhe dar mais segurança aos problemas de oscilação de energia e a diferença entre estabilizador, filtro de linha e no-break.  

2. PROBLEMAS COM INSTALAÇÃO

Podemos ter problemas de instalação de alguma versão do sistema operacional ou mesmo de algum programa.

Problemas com o sistema: O Ubuntu, assim como a maioria das distribuições Linux, são baixadas em um formato, geralmente ISO pela internet. Dependendo da infra estrutura interna e externa, pode ser que haja algum arquivo venha a se corromper, por perdas de pacotes e etc.

Até mesmo um gerenciador de download pode não ser eficiente para baixar. Já tive problemas baixando uma ISO pelo Firefox várias vezes, trocando o navegador, baixou normalmente.

E mesmo com o sistema operacional instalado, ainda assim, podemos ter problemas, ao instalar pacotes que podem vir corrompidos.

Em distribuições mais antigas, até mesmo a remoção de um determinado pacote poderia causar problema na distribuição por desinstalar alguma dependência que estaria sendo usada por outra aplicação, isso acabava se tornando um ponto negativo para muitos usuários iniciantes.

Problema de hardware obviamente também não permitirá de seu software venha a funcionar adequadamente.

Uma dica, para o Ubuntu e para demais distribuições é manter a lista do repositório sempre atualizada e livre de erros, se você instalou algo e percebeu que algo está errado, pesquise um pouco mais antes de desinstalar.

Para você manter sua lista atualizada, você pode fazer executar este comando antes de instalar um novo pacote ou mesmo atualizar uma vez por semana:

~$sudo aptitude update

Se você usa o apt-get, então é só digitar ou copiar o comando abaixo para o terminal:

~$sudo apt-get update

Este comando mantém a lista do repositório atualizada e dá maior segurança na instalação dos pacotes. Execute também este comando sempre que adicionar um novo repositório.

Veja aqui se quiser saber mais sobre o repositório do Ubuntu e sua importância de um modo geral.

PROBLEMAS COM CONFLITOS DE PACOTES

As vezes temos a curiosidade de efetuar a instalação de algum software ou mesmo, claro, por necessidade.
No entanto por algum motivo, este programa instalado causou algum conflito no sistema, não sendo executado direito e tornando seu sistema mais lento.
Na maioria das vezes você irá conseguir resolver este problema desinstalando o programa que tentou instalar.
Para fazer isso você poder utilizar o remove ou o purge, para fazer isso, você deve acessar o terminal.

Mas primeiro vamos supor que você não saiba ou se esqueceu do nome do pacote que você instalou. Não se preocupe, você pode fazer uma pesquisa pelos pacotes instalados no seu sistema.

Abra o terminal de comando com CTRL+T e digite no prompt conforme abaixo:

~$dpkg -l

O comando acima irá listar todos os pacotes que foram instalados na própria tela do terminal.

Se você quiser que o resultado seja enviado para um arquivo texto basta você digitar:

~$dpkg -l > lita_pacotes.txt

Será criado um arquivo no diretório em que você se encontra com o nome de lista_pacotes.txt contendo a saída do resultado, ao invés de ser litado no terminal.

Para você identificar qual pacote está em conflito, basta você observar os que estão nominado inicialmente com as letras rc os que estiverem como ii estão instalados corretamente.

Eta lista que será gerada será um tanto quanto extensa, pois como falado anteriormente ela listará todos os pacotes que estão instalados, com ou sem conflitos.

Você poderá ainda fazer uma outra filtragem agregando o comando grep no comando já mencionado, no terminal digite:

$dpkg -l | grep "rc"  > lita_pacotes.txt

Perceba que neste comando o grep irá efetuar uma pesquisa pelos caracteres "rc" que, por isso, caso ele encontre alguma palavra que contenha estas letras ele também irá listar, porém sua lista ficará um pouco mais refinada.

Encontrado o pacote que deseja vamos ao comando para a remoção, no terminal de comando:

$sudo aptitude purge nome_do_pacote

Caso você não tenha instalado do aptitude, use o apt-get que é o gerenciador de pacotes padrão do Ubuntu:

$sudo apt-get --purge remove nome_do_pacote

Sempre que você fizer uma remoção ou até mesmo uma nova instalação é recomendado que se faça uma limpeza, este tipo de procedimento irá otimizar seu espaço em disco.

Basta você usar a diretiva autoclean com o apt-get ou aptitude desta forma:

$sudo aptitude autoclean

ou utilizando o apt-get:

$sudo apt-get autoclean

Porém eu recomento uma opção mais eficiente para VOCÊ FAZER UMA LIMPEZA DE DISCO, utilizando o aplicativo Bleachbit.

Você também poderá gostar destas outras postagens:
3 Dicas para você usar no Ubuntu
Autocompletar do terminal de comando
Instale dois navegadores de arquivos para você usar no termial
Instale uma Iso do Ubuntu no pendrive
Iniciar ou parar serviços no terminal do Ubuntu
Problemas com a interface do Ubuntu

Muito obrigado por sua visita e espero que deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestão. Você também poderá assinar a lista de e-mails e receber as novidades do Blog em cada postagem diferente. Seja Bem Vindo.
PROBLEMAS GERAIS NO SISTEMA DO UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 08:30:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.