Ubuntu Para Iniciantes

O QUE SÃO SISTEMAS DE ARQUIVOS

Geralmente quando se formata um disco rígido é necessário definir um tipo de sistema de arquivos. O usuários do Windows, geralmente não se preocupam muito com esta questão, pois normalmente há um padrão de sistemas de arquivos para este sistema operacional, quando se trata das versões do Windows XP e as versões superiores.

O que você verá nesta postagem:
  • Uma abordagem sobre sistemas de arquivos para Windows e Linux

Deixo claro que esta postagem é para fins didáticos, porém não irá esgotar um assunto um tanto complexo quanto este.

sistemas de arquivos para linux


O QUE É E PARA QUE SERVE UM SISTEMA DE ARQUIVOS?

Um sistema operacional, seja ele qual for, necessita de uma estrutura que possa dar suporte à ele para acessar e ler o disco rígido, este recurso, que constrói uma base estrutural par ao sistema operacional é o sistema de arquivos.

Então um sistema de arquivos é uma espécie de gerenciador e organizador que irá permitir o sistema operacional ler os arquivos que estão no HD. Esta é a finalidade básica de um sistema de arquivos.

Imagine a seguinte situação, digamos que você necessita de um determinado documento, mas você não pode pegar este documento diretamente, mas sim um atendente, portanto você recorre ao atendente e este lhe mostra onde está o documento que você deseja, mais uma vez temos o papel de um sistema de arquivos operando.

O sistema de arquivos permite gravar, ler, localizar e outras funções em um dispositivo de armazenamento, no caso o HD. 

TIPOS DE SISTEMAS DE ARQUIVOS

A maioria dos usuários do ambiente Linux, que usam o Ubuntu, Debian, Fedora etc, se ainda não usam o Windows, já forma usuários exclusivos dele, e quem conheceu as primeiras versões do Windows/MS-DOS, quando iam formatar seus computadores ou mesmo estudando sobre o assunto, o que era comum nos cursinhos de informática, já se depararam com um dos tipos de sistema de arquivos chamado de FAT (File Alocation Table).

A FAT16 ou FAT32 foram o tipo de sistema de arquivos do Windows durante muitos anos. Com a vinda do Windows XP, que também já está praticamente em desuso, uma nova estrutura de sistema de arquivo veio para tornar-se padrão nas instalações do Windows, o NTFS.

Na verdade o NTFS já era usado no Windows NT, e tornou-se mais conhecido com a popularidade do Windows XP.

O que mantém até hoje o uso do NTFS nos ambientes do sistemas operacional da Microsoft foi a garantia de segurança empregada na tecnologia, justamente porque este tipo de sistema de arquivos, inicialmente foi utilizado para uso em servidores, que é o caso do Windows NT.

Dependendo do sistema de arquivos que você estiver usando, ele também fará diferenciação em nomes de arquivos como MAIÚSCULA E minúscula. Assim também como o uso de caracteres especiais. 

SISTEMAS DE ARQUIVOS PARA DISTRIBUIÇÕES LINUX

Já nas distribuições do Linux os usuários passaram a perceber que a gama de opções para sistema de arquivos é muito maior.

Veja na lista abaixo o formatos de sistemas de arquivos mais comuns para quem usa distribuições Linux:

EXT2: Um dos primeiros sistemas de arquivos utilizando nas primeiras versões das distro Linux foi o Second Extended FileSystem, ou simplesmente EXT2. Embora ele tenha sido uma espécie de padrão não era muito eficiente.

EXT3: O EXT3 acabou se popularizando nas distros por ter um suporte mais eficiente do que seu antecessor. Este suporte recebe o nome de journaling. Logo abaixo será explicado um pouco melhor sua função.

EXT4: Este é uma espécie de versão do EXT3. Este sistema de arquivos surgiu com a prerrogativa de melhorar o desempenho de compatibilidade, formatos e limites de armazenamentos.
 
ReiserFS: Também outro sistema de arquivos e que possui suporte a journaling, porém ainda há algumas divergências quanto ao seu uso. Outra fator preponderante quanto ao desenvolvimento do ReiserFS foi que seu criador o  Hans Reiser foi acusado e preso pela morte da sua esposa.

Existem vários outros sistemas de arquivos nas distribuições Linux, aqui estou falando das mais populares.

Você pode se perguntar qual sistema de arquivos usar na hora de formatar seu HD. Bem, normalmente os mais usados são o EXT3 e EXT4.

MAS O QUE É O JOURNALING

O journaling é um recurso que permite um gerenciamento mais seguro nas ações de manipulações dos arquivos, exclusões, alterações e várias outras. Outra vantagem deste recurso é de criar uma notação, um log das ações antes mesmo delas serem realizadas, este tipo de operação previne por exemplo um desligamento indevido do equipamento, assim esta notação consegue recurar as ultimas ações permitindo um melhor gerenciamento dos arquivos, evitando por exemplo que os arquivos se corrompam.


Você também poder gostar destas outras postagens:
Instalar navegadores de arquivo para o terminal
Iniciar ou parar serviços pelo terminal do Ubuntu
Formatar e particionar o HD com o GParted

Seja bem vindo ao Ubuntu Para Iniciantes. Espero que você tenha gostado desta postagem. Deixe seu recado logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine e receba as atualizações em seu e-mail. Um grande abraço.


Caso você queira, veja mais sobre sistemas de arquivos nas fontes pesquisadas:
http://www.hardware.com.br/termos/sistema-de-arquivos
http://www.infowester.com/ntfs.php
https://support.microsoft.com/pt-br/kb/100108
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/02/entenda-o-que-e-sistema-de-arquivos-e-sua-utilidade-no-pc-e-no-celular.html

O QUE SÃO SISTEMAS DE ARQUIVOS Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 22:46:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.