Ubuntu Para Iniciantes

INSTALE DOIS NAVEGADORES DE ARQUIVO PARA O TERMINAL

Os navegadores de aquivos são aplicativos que facilitam muito o acesso a diretórios e arquivos. No Ubuntu e outras distribuições baseadas nele, o navegador de aquivos padrão é o Nautilus.

O que você verá nesta postagem:
  • A instalação do Ranger
  • A instalação do Midnight Commander
navegador de arquivos modo texto

NAVEGADORES NO UBUNTU PARA MODO TEXTO

Antes de continuar eu recomendo que leia este outro tutorial para instalar o GPM. O gpm é um software de um mouse para ser executado em um terminal TTY.

Após instalar o gpm, vamos instalar o Ranger, nosso primeiro navegador de arquivos para modo texto.

~$sudo aptitude install ranger

ou utilizando o apt-get

~$sudo apt-get install ranger

Em segundos a instalação será realizada. Para que você possa executar o Ranger, basta digitar no terminal ou em um TTY:

~$ranger

Ao digitar o comando para executar o aplicativo em modo texto você irá se deparar com a seguinte janela no terminal:



A interface do Ranger não é muito intuitiva, mas pode ser uma mão na roda quando não há a possibilidade de se abrir a interface gráfica, ou mesmo quando você apenas tem um servidor de arquivos.

A navegação será feito com as setas direcionais do teclado, você sempre verá o conteúdo de um diretório do listado do lado direito, o que é padrão nos navegadores de arquivos.

Lembrando que se o gpm estiver instalado você poderá usar o mouse como auxiliar na navegação. 

Para ficar mais interessante, você abrir um terminal TTY, assim estará em um ambiente totalmente em modo texto. Se você ainda não leu o post para a instalação do mouse, recomendo dar uma passada por lá, ai verá um pouco mais sobre os terminais TTY. Você poderá abrir este terminal pressionando a combinação de teclas CTRL+ALT+F1 ou F2, até F6, ao pressionar F7, você retornará para o ambiente gráfico.
 
Um navegador de arquivos como o Ranger é uma alternativa quando, por algum motivo você não consegue executar o ambiente gráfico.

Existem alguns comandos que você pode utilizar como o copiar, recortar e colar.

Comandos básicos do Ranger:

  • yy - Faz a cópia de um arquivo, seria o mesmo que CTRL+C
  • dd - Recorta o arquivos, como o CTRL+X
  • pp - Cola o arquivo, como por exemplo o CTRL+V
Obviamente para executar um destes comandos você deve selecionar com as setas direcionar a origem e, executar o comando de ação, depois selecionar o local de destino, que poderia ser um pendrive ou um hd externo.

Você pode copiar e colar arquivos, como também pastas inteiras com todo o seu conteúdo, com os comandos acima.

Outro comando que você pode utilizar, é o de buscar, utilizando o sinal de "/" é só pressionar e será aberto um console, porém confesso que achei pouco eficiente e intuitivo.

Se você desejar saber mais funcionalidades deste navegador de arquivos, basta no terminal de comando digitar ranger man. Será aberto o manual completo das funcionalidades do aplicativo.

INSTALANDO O  MIDNIGHT COMMANDER NO UBUNTU NAVEGADOR DE ARQUIVOS

O MC é na minha opinião um navegador de arquivos bem superior ao Ranger, sua interface textual é muito mais intuitiva, o uso do mouse e dos menus de acessos no topo são bem mais expressivos.

Para você instalar o MC, abra o terminal de comando do Ubuntu e digite:

$sudo aptitude install mc

E se acaso não tiver o aptitude instale usando o apt-get no terminal:

$sudo apt-get install mc

Depois de instaldo, basta digitar o comando mc no terminal para executar o navegador de arquivos:

$mc

Ao pressionar enter irá se deparar com uma janela de interface textual bem intuitiva, como na imagem abaixo:


navegador de arquivos mc no termial do ubuntu modo texto

Como você pode perceber a interface é bem agradável, dispondo de um menu na parte superior e outras teclas de atalho na parte inferior da tela.

Outra funcionalidade bem interessante do MC é que o prompt de comando está ativa, a cada navegação é automaticamente alterado o diretório.

E como dito anteriormente, o mouse fica ativo, para que você possa utilizado para acessar os menus ou mesmo selecionar arquivos ou pastas.

Uma dica, as teclas de atalho apresentadas no rodapé, como 1 Ajuda - 2 Menu - 3 Ver e assim por diante, na verdade são as teclas F1 - F2 e F3, assim por diante.

E se você não instalou o uso para o mouse em modo texto, recomento que instale.

Porém se você executar o navegador de arquivos MC no terminal dentro do ambiente gráfico o ponteiro do mouse irá funcionar normalmente. Mas usando um ambiente TTY lhe trará uma experiencia mas eficaz em caso de necessidades.

Outra dica é que você pode usar o aplicativo para navegação de arquivos como super usuário, o que lhe permitirá copiar, colar e criar diretórios com permissão de root.

Para que você possa executar o MC como super usuário, basta no terminal ou no TTY, digitar:

~$sudo mc

Desta forma todas as ações executadas serão como super usuário, por isso, cuidado.

Por isso se você for realizar algumas operações de teste para se familiarizar com a ferramenta, use arquivos e diretórios de seu conhecimento.

Veja por exemplo como é simples criar um diretório no MC, como o mouse você pode ir até o menu Arquivo e depois navegar até a opção MKDIR.

criar diretorio no ubuntu com o MC navegador de arquivos

Perceba que na própria opção do menu, você tem a opção de realizar esta operação usando a tecla F7.

Ao pressionar enter você irá se deparar com uma outra janela em modo texto para que você digite o nome da pasta ou diretório que você deseja criar, como na imagem abaixo:

criar diretorio no ubuntu com o mc

Basta digitar o nome pretendido e pressionar enter para que possa criar o novo diretório.

Você também pode copiar arquivos ou pastas inteiras de um diretório para outro, inclusive criando um novo diretório automaticamente. Basta clicar na opção copiar ou pressionar a tecla F5.

Uma das aplicações do MC eficientes é a opção de localizar arquivos ou pastas por meio desta ferramenta.  Por exemplo, suponha que você queira fazer uma pesquisa por arquivos de formato .PDF, mas você não sabe quais os diretórios, então vá até o menu Comando na opção Procurar Ficheiro. Você verá uma janela como esta:

localicar arquivos ou pastas no ubuntu com o navegador de arquivos mc

 
Ao pressionar enter ou clicar com o mouse em OK, o MC irá efetuar a busca por todos os arquivos pdf que for possível localizar. Como você pode perceber há  uma quantidade razoáveis de configurações que se possa fazer e efetuar a busca.

Você poderá gostar destas outras postagens aqui do Blog:
Comandos básicos do Ubuntu para o terminal
Programas para você instalar no Ubuntu Xenial Xerus
Localizar arquivos pelo terminal do Ubuntu
Trocar senha do usuário no terminal do Ubuntu
Veja como encontrar arquivos ou pastas ocultas
Faça uma limpeza no disco rígido no Ubuntu

Embora os gerenciadores de arquivos como o Ranger e o MC não sejam usais em ambientes gráficos, as duas ferramentas podem ser uma solução em uma situação de apuros.

Ou mesmo se você está pretendendo criar um servidor de arquivos para você conhecer mais o gerenciamento de servidores, os dois aplicativos podem ser uma alternativa bacana.

Espero que tenham gostando destas duas ferramentas. Sejam bem vindos ao Ubuntu Para Iniciantes. Deixe seu recado logo abaixo nos comentários com suas críticas e sugestões. Assine também a lista de e-mail e receba as atualizações do Blog constantemente.
INSTALE DOIS NAVEGADORES DE ARQUIVO PARA O TERMINAL Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 15:45:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.