Ubuntu Para Iniciantes

CRIE VIDEO AULAS COM O VOKOSCREEN NO UBUNTU

Conheça mais esta fantástica ferramenta para criar vídeos e gravar seu Desktop. Se você é um produtor de conteúdo de vídeos ou mesmo um professor que gosta de incrementar suas aulas gravando tutoriais, o Vokoscreen é uma daquelas ferramentas que cada vez mais surpreende o mundo do software livre.

O que você verá neste post:
  • Instalação do Vokoscreen
  • Funcionalidades básicas do aplicativo

programa para gravar desktop no ubuntu


COMO INSTALAR O VOKOSCREEN NO UBUNTU

O Vokoscreen é um aplicativo, assim como o Simple Screen Record capaz de gravar seus Desktop e também cria vídeos com sua webcam.

Este software assim como a grande maioria é bem simples e leve no seu uso. É mais uma ferramenta que vale a pena você conhecer.

O gravador de desktop está nos repositórios do Ubuntu e iremos usar o terminal para instalar. Mas se você preferir também pode efetuar a instalação usando o Ubuntu Software. Basta fazer uma busca e clicar no botão instalar.

Mas pelo terminal do Ubuntu, CTRL+T para abrir, digite:

$sudo aptitude install vokoscreen
Utilizo o aptitude para manter o padrão do Blog, e também como meu gerenciador de pacotes. Mas caso não o tenha você pode usar o apt-get, assim:

$sudo apt-get install vokoscreen

A instalação é rápida. Terminado a instalação você pode executar o aplicativo fazendo uma busca pelo Dash. Pressione a tecla SUPER, aquela que geralmente vem com o logo do Windows.

Ao executar o Vokoscreen, irá perceber que a janela do aplicativo possui um conceito minimalista, o que é comum nos gravadores de desktop, porém não menospreze sua potencialidade.

gravar desktop no ubuntu

Perceba que o software possui seis abas para que você possa configurar conforme suas necessidades. Será apresentado os recursos mais básicos e o suficiente para você criar suas vídeos aulas.

CONFIGURANDO O VOKOSCREEN PARA PRODUZIR VÍDEOS


As configurações são simples, mas capaz de produzir um excelente resultado. Não há nada de complicado, caso você não entenda muito de frames, não será necessário alterar nada, deixe exatamente como está.

1º ABA DE CONFIGURAÇÃO DO APLICATIVO


Há três possíveis escalas de gravação no software:

configuracoes do vokoscreen


Tela inteira: Quando selecionada, o aplicativo irá gravar seu desktop conforme o tamanho padrão da sua tela, com as medidas exatas, ou seja, gravará em fullscreen.

Janela: Ao selecionar esta opção, a gravação se dará na janela que estiver aberta no desktop, eliminando qualquer interferência que não seja necessário ser gravado, como por exemplo barra do Unity.

Área: Por meio desta seleção, o aplicativo permite que você possa determinar uma área em seu desktop ou janelas onde o Vokoscreen deverá gravar. Ao selecionar você verá um marcador quadrangular que você poderá aumentar ou dominuir o tamanho da área que necessita gravar.

O exemplo abaixo mostra uma seleção de área do site do Ubuntu Para Iniciantes. As setas verdes nas extremidades são os pontos onde se deverá usar para definir o tamanho do local a ser gravador.

definir area de gravacao com o vokoscreen

É uma configuração muito intuitiva não há maiores complicações com a ferramenta em outras abas.

Ainda nesta primeira aba há outros recursos muito interessantes, como por exemplo a opção de ZoomShowkey.

configuracao de zoom e mostrar teclas

Zoom: Quando selecionar esta opção, você ainda poderá definir três tamanhos de ampliação da área no botão ao lado com três pontinhos [...]. Os tamanhos são 200x200, 400x200 e 600x200.

Showkey: Esta opção, ao selecionada, deveria mostrar as teclas que são pressionadas durante a exibição. No entanto eu encontrei um "defeito" ou mesmo "bug?", as teclas de controle como CTRL, SHIFT e outras não são apresentadas na gravação, isso é ruim.

No exemplo da imagem abaixo você pode verificar como a opção de zoom e ação, a imagem é reproduzida por onde o mouse passar.

uso do recureso de zoom do vokoscreen

Estas são as configurações básicas que você pode efetuar no aplicativo para gravar seus vídeos.

2º ABA DE CONFIGURAÇÃO: ÁUDIO

Nesta segunda aba você pode escolher entre os gerenciadores de áudio do seus sistema. Você não precisa alterar basicamente nada.Você irá encontrar uma opção para seleção.

Áudio: Ao selecionar esta opção você irá permitir que o som também seja gravado durante a execução do aplicativo, sendo assim o som o ambiente e sua fala será capturada. Sem a seleção o áudio ficará mudo.


Se o recurso de gravação de Áudio estiver selecionado, você terá ainda as opções de gerenciamento de som, no caso o Pulse e o Alsa.

Selecionando o Pulse, por exemplo, selecione as opções de captação de som conforme sua configuração.

3º ABA DE CONFIGURAÇÃO: FRAMES E CODECS 

Nesta aba você encontrará configurações já definidas pelo próprio aplicativo:

Frames: Aqui é definido a quantidade de quadros por segundo no momento da gravação do vídeo, não há necessidade de alterar esta configuração.

Codecs de vídeo: O aplicativo irá identificar os codecs presente em sistema para que ele possa usar.  Há uma caixa de listagem que você pode definir e fazer algum teste de gravação.

Codecs de áudio: Da mesma forma como no codec de vídeo, o aplicativo seleciona o codec de áudio presente no sistema para renderizar o som. Há também uma caixa de listagem com o codec em uso.

Formato: Por padrão o formato de gravação é o mvk que pode ser alterado para o avi.

Não gravar o cursor do mouse: Como a própria opção diz, se esta caixa estiver selecionada, o mouse não será exibido na gravação do vídeo.

configurar codecs no vokoscreen
Há também três setas, elas servem para você reverter para o padrão definido nesta aba caso tenha feito alguma alteração que não produziu um bom resultado. 

4º ABA DE CONFIGURAÇÃO: DEFINIR CAMINHO ONDE SERÁ SALVO

Nesta quarta aba você encontrará mais opções para você definir o comportamento do aplicativo.

Caminho do vídeo: Nesta opção está configurada onde é que o arquivo será salvo, por padrão a pasta é a Vídeo do usuário do sistema. Você pode alterar o local de armazenamento do arquivo clicando no botão ao lado.

Player: Aqui é definido qual será o reprodutor de vídeo padrão, nesta caixa a uma lista de players instalados no sistema. Selecione o que lhe for melhor. No meu caso gosto de usar o VLC.

Minimizar o Vokoscreen ao iniciar gravação: Dispensa maiores explicações. Ao clicar no botão Iniciar, se esta opção estiver selecionada, o aplicativo irá minimizar.

Mostrar área de notificação: Ao selecionar esta opção, as mensagens que são geradas, como erros, podem ser vistas em uma área apresentada pelo aplicativo.

Recorder: Nesa sessão é mostrado o renderizador de vídeo para gerenciar a gravação de vídeo. Não aconselho alterar a menos que tenha conhecimento sobre os aplicativos que renderizam vídeos, no meu caso, acredito que em uma grande maioria é o ffmpeg.

definir caminho para salvar arquivo

Lembrando, que ao encerrar a gravação, se você clicar no botão Reproduzir, o aplicativo irá abrir o player que estiver selecionado e irá apresentar o vídeo.

5º ABA DE CONFIGURAÇÃO: WEBCAM


Nesta aba você pode definir a webcam que será usada além de iniciar a filmagem por ela.

Ao selecionar a opção de webcam o aplicativo abrirá uma janela, e a sua webcam passará exibir a imagem capturada. Você pode tanto usar a câmera do notebook quanto acoplar uma outra cam.

Há também a opção de Espelhado, invertendo a imagem da direita para a esquerda.

usar a webcam no vokoscreen

Além da opção de espelhamento, ao lado há alguns efeitos no quadrado, que ao clicar nos círculos a imagem irá inverter para o topo, de cabeça para baixo e invertida para esquerda e direita.

O vokoscreen irá salvando as imagens automaticamente, se você não definir um nome, apresentado na aba 4, o próprio aplicativo definirá nomes para os arquivos de vídeos.

O botão Enviar, ao lado do Reproduzir, irá abrir o gerenciador de e-mail padrão do seu sistema caso deseja enviar o vídeo por e-mail.

Você poderá gostar também de ver estas outras postagens:
Fotografar ou capturar imagem do desktop
Programas para você instalar no Ubuntu

A ultima aba do aplicativo apresenta alguns dados, como website de desenvolvimento e os responsáveis pelo projeto.

Eu espero que você tenha gostado de mais esta postagem aqui do Ubuntu Para Iniciantes. Deixe seu comentário logo abaixo é muito importante. Assine também nossa lista de e-mail e receba as atualizações em sua caixa de mensagens. Abraços.

CRIE VIDEO AULAS COM O VOKOSCREEN NO UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 08:30:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.