Ubuntu Para Iniciantes

CINNAMON INTERFACE GRAFICA PARA UBUNTU

Uma das grandes vantagens de quem utiliza um sistema baseado em Linux é a customização, isso quer dizer que praticamente tudo nas distribuições que usam o kernel do Linux pode ser padronizado de alguma maneira.

E algo que deixa a comunidade dos usuários do Ubuntu e de outras distribuições é poder customizar a interface gráfica do ambiente do sistema operacional.

O que você verá nesta postagem:
  • O que é o Cinnamon e sua instação

INSTALAR O CINNAMON NO UBUNTU

O cinnamon está nos repositórios do Ubuntu por isso seu processo de instalação usando o terminal de comando é bem simples, é como qualquer outro pacote à ser instalado.

A palavra cinnamon é do inglês e quer dizer "canela", sim uma especiaria que é muito usada na gastronomia. 

MAS O QUE É O CINNAMON?

O cinnamon é uma interface gráfica construída em GTK, se você for um usuário de transição do Windows e está experimentando o Ubuntu como sistema operacional, o cinnamon é um bom ambiente de trabalho para seu desktop ou notebook.

Eu particularmente conheci o Ubuntu com o Gnome, uma outra interface gráfica que gosto muito. Confesso que demorou um bom tempo para me acostumar com o Unity, a plataforma gráfica padrão do Ubuntu, na realidade o que me satisfez no Unity foi a possibilidade de alterar a barra lateral para a base do desktop (levar a barra para baixo).

E como você já deve ter percebido o Ubuntu, assim como outras distros possuem uma quantidade relevante de interfaces gráficas disponíveis para você experimentar. Caso você não goste basta remover e pronto.

Para você instalar o cinnamon, abra o terminal com o comando CTRL+T e na linha de comando digite:

~$sudo aptitude install cinnamon

ou se você não tem o aptitude instalado como gerenciador de pacotes, instale com o apt-get:

~$sudo apt-get install cinnamon

A instalação não é muito demorada, em menos de um minuto você terá uma nova interface gráfica para se fazer uma nova experiência. Não se preocupe pois não será desinstalada a interface do Unity.

Após a instalação você pode reiniciar a sessão e antes de digitar sua senha, você pode escolher qual interface você deseja usar.

No Unity você terá os botões de controle (minimizar, maximixar e fechar) do lado esquerdo, e no Cinnamon os botões são alocados do lado direito da janela.

cinnamon interface grafica para distribuicao linux ubuntu

Esta é interface do Cinnamon, perceba que por padrão a barra de menu de acesso está localizada na parte inferior da tela, que é o padrão para esta interface. Mas se você preferir, você também pode mover a barra para o topo da tela.

Para você mover a barra para o topo da tela, basta clicar com o botão direito do mouse na barra de menu e ir até a opção Modificar painel, depois em Mover. Logo em seguida é só clicar na parte superior da tela que automaticamente a barra irá mudar de posição.

mover a barra de menu no cinnamon ubuntu

Se caso você quiser cancelar a operação mesmo após ter clicado em mover, basta pressionar a tecla ESC, que o sistema irá interromper a operação. E também você só poderá mover a barra para o topo ou para a marte inferior da tela do desktop.

Você também poderá adicionar um novo painel se caso preferir customizar ainda mais sua área de trabalho adicionando novos applets.


interface gráfico cinnamon barra de menu no topo

Você também poderá customizar o nome do Menu, este é o nome padrão do botão de acesso as opções.

Para que você possa alterar para um outro nome de sua escolha, como por exemplo o seu nome, vá até o botão do menu na barra e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Logo em seguida clique em Configurações, será aberto uma janela, em que você poderá definir um outro nome para o seu menu. 


Existem várias outras customizações possíveis no Cinnamon como você pode perceber.

Eu já havia utilizando esta interface gráfico em 2012/2013, porém por alguns bugs que ele tinha na época voltei a utilizar o Gnome, mas estou tendo um boa impressão do Cinnamon.

Se caso você quiser remover esta interface gráfica, recomendo você voltar para o Unity, ou outra interface que você esteja usando e executar os seguintes comandos se você instalou pelo aptitude:

~$sudo aptitude remove cinnamon

e depois de concluir a remoção execute este outro comando:

~$sudo aptitude autoclean

Se você instalou usando o apt-get, então faça por meio destes comandos no seu terminal:

~$sudo atp-get remove cinnamon

E depois este outro comando:

~$sudo atp-get autoremove

Os dois comandos adicionais após a remoção irá fazer uma limpeza no buffer dos gerenciadores de pacotes eliminando "restos" indesejáveis e otimizando o espaço em disco.

Você também gostará de ver estas outras postagens:
Faça uma limpeza no disco usando o BleachBit
Comando CAT leia arquivos no terminal
Como usar o comando WGET no terminal do Ubuntu
Cinnamon ou Gnome para interface
Problemas com Cinnamon no Ubuntu 12.10
Aptitude ou Apt-get?

Olá, muito obrigado por sua visita, espero que tenha gostado desta postagem aqui no Ubuntu Para Iniciantes. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine também o Blog e receba as atualizações em sua caixa de mensagem. Um grande abraço. 

CINNAMON INTERFACE GRAFICA PARA UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 11:33:00 Rating: 5

4 comentários :

  1. Olá Marcelo,
    Parabéns pelo post muito bem explicado de como instalar o Cinnamon.
    Eu ainda não comsegui me acostumar com o Unity, sinto,falta de um menu de aplicativos, por isso instalei o Gnome Classic.
    Agora que eu li o seu post, vou instalar o Cinnamon para testar, espero que não fique muito pesado. Mas é sem dúvida um belo ambiente gráfico.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz, obrigado. Mas acredite, é questão de costume mesmo. Eu também gosto de usar o menu. Porém acho que o me ajudou muito a me acostumar com o Unty foi alterar a posição da barra para posição de baixo, se quiser dê uma olhada neste link https://www.youtube.com/watch?v=Mm43-AcpMy4 E também há outras interfaces que você pode usar sem ser o gnome ou o cinnamom como o
    XFCE pode ver mais detalhes aqui http://www.ubuntuiniciantes.com.br/2016/01/xfce-interface-para-usuario-vindo-do.html . Abraços

    ResponderExcluir
  3. Fala Marcelo,
    Já vi o video, eu já sabia que o Ubuntu 16.04 tinha essa opção da barra lateral, mas mesmo assim ainda prefiro um menu clássico.
    E em relação ao Xfce também é uma boa opção.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha Luiz, bem como você já sabe existem várias opções para customização do ambiente gráfico. Fico feliz por seus comentários aqui no Blog, seja sempre bem vindo com suas sugestões e críticas. Um forte abraço.

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.