Ubuntu Para Iniciantes

CRIE 7 HÁBITOS PARA ECONOMIZAR BATERIA DO SEU NOTEBOOK

Economizar  energia da bateria é algo primordial em nosso tempo, praticamente não exista nada que façamos hoje que não necessite de energia elétrica. E economizar energia é uma ação consciente para qualquer hum.

Embora as baterias dos notebooks tenham evoluído muito, ainda são causas de muito desgostos de nós usuários.

Veja neste post 7 hábitos que você pode criar e mais um bônus para gerenciar seu consumo de energia no Ubuntu.

economize energia usando o ubuntu linux

HÁBITOS PARA VOCÊ ECONOMIZAR ENERGIA E MELHORAR O DESEMPENHO DA BATERIA

Algumas destas práticas independem de sistema operacional, embora estarei direcionado para o Ubuntu. Porém você usuário de outra distro ou mesmo do Windows pode adotar algumas das práticas apresentadas.
Perceba que o título diz respeito também a ECONOMIZAR ENERGIA mesmo quando seu notebook estiver conectado na rede elétrica.

Algo que se deve levar em consideração é que todo produto eletrônico, assim como tudo, possui uma vida útil, sendo assim, em um determinado momento lamentavelmente sua bateria irá apresentar algum problema.

Portanto, as dicas ou hábitos que aqui se seguem, não serão nenhuma novidade, porém nos deixamos levar pela comodidade.

HÁBITOS PARA SEU DIA A DIA NO USO DO NOTEBOOK

Crie seus hábitos para que você possa melhorar seu consumo de energia, isso pode refletir em aumentar o tempo de vida útil do seu equipamento, bem como na economia de gastos adicionais. 

PRIMEIRO HÁBITO - DESLIGUE


Sempre desligue seu equipamento quando não estiver em uso. Não há necessidade de deixá-lo na tomada todo o tempo. Salvo o caso em que você estiver carregando a bateria.

Não fique viciado em carregar a bateria. Isto mesmo, não se vicie em carregar sua bateria a todo o instante. A tecnologia empregada nas baterias prometem não deixar as bateria viciada, mas assim como as baterias dos celulares, a vida útil das baterias dos notebooks estão associadas ao ciclo de recarga.

SEGUNDO HÁBITO - DESABILITE


Mesmo estando conectado em uma rede elétrica, mas você não está usando o bluetooth, então, DESABILITE. Se este recurso estiver habilitado ele irá consumir energia fazendo varreduras por dispositivos, consumindo processamento e consequentemente energia.

Da mesma forma, se você estiver em um local onde você não possui conexão de WIFI ou não está usando o 3G, DESABILITE. Mesmo que você estiver consumindo energia direto da rede, não há necessidade de gastar energia que não se está usando.


TERCEIRO HÁBITO - VERIFIQUE O CARREGADOR


Verifique se o seu carregador não está com mau contato. Um carregador com mal contato pode danificar seu equipamento, bateria e notebook.

Dependendo da forma como se manuseia os cabos do seu carregador, também chamados de "rabichos", pode-se romper os fios internos com movimentos persistentes, por exemplo, enrolar o cabo com muita pressão ou força. Geralmente estes cabos apresentam problemas nas suas extremidades, pontas de conexão na rede elétrica e a ponta de emissão de energia no aparelho.

QUARTO HÁBITO - MARCAÇÃO DE CONSUMO


Esta dica simples, porém importante. Deixe sempre a vista o TEMPO DE USO e a PORCENTAGEM de energia visível. Isto permite que você tenha um controle maior de quanto de energia você ainda tem.

Evite deixar que o aparelho desligue sozinho. Embora o sistema operacional esteja preparado para efetuar este procedimento de segurança, faça você mesmo a operação de desligar seu equipamento, SALVANDO todos os trabalhos que você estiver realizando. Desligue você mesmo.

QUINTO HÁBITO - ATIVE PARA DESLIGAR O MONITOR


Ative o recurso para desligar o MONITOR QUANDO NÃO ESTIVER EM USO. Ativando este recurso você colaborar na redução do consumo de energia da bateria e também da própria rede elétrica quando em uso.

Este recurso também é facilmente configurável no Windows ou outra distribuição Linux. Aqui irei mostrar no Ubuntu.

Acesse o Dash e busque por Configurações do Sistema, encontrando esta opção clique no ícone chamado de Energia, clique, você verá uma janela como esta:

gerenciador de energia no ubuntu

Perceba que na imagem acima, o recurso trás a opção para Suspender quando inativo por:

  1. Usando bateria
  2. Ligado na tomada

O correto é deixar as duas opções ativas, eu costumo deixar em 10 minutos, quando estiver sem uso. A opção de Suspender é semelhante a opção de Hibernar. Como na figura abaixo:

gerenciador de energia configuracao para suspender o notebook

O tempo ele pode ser proporcional ao que você considerar necessário. No entanto, se for em um caso onde haverá a possibilidade de não retornar ao uso do computador, DESLIGUE-O, isso pode evitar outros problemas.

SEXTO HÁBITO - BRILHO DA TELA DO MONITOR

Você pode ajustar o brilho do seu monitor para consumir menos energia, principalmente se você estiver sem a possibilidade de usar uma tomada da rede elétrica no momento.

Lembrando que você deverá ajustar o brilho conforme for a necessidade, se necessitar de um esforço maior para poder enxergar o conteúdo da tela, então não vale a pena a redução além da sua capacidade de visualização.

Na mesma janela apresentada nas figuras acima, você pode configurar o brilho do seu monitor.

opcao para ajustar o brilho do monitor no linux ubuntu

Onde você observar Dica, clique na opção sublinhada brilho da tela para que as opções sejam acessadas.

Ao clicar será acessada as opções para ajuste do brilho conforme a imagem abaixo:

ajuste de brilho no monitor ou tela do ubuntu linux

Na imagem acima você pode perceber que há um conjunto de opções que você pode configurar para economizar energia no uso do seu notebook.

Na opção Brilho, você pode com o mouse correr o ponteiro de ir observando o que você considerar aceitável para sua comodidade, em um primeiro instante, se você usa a totalidade do brilho você irá estranhar um pouco.

Você ainda pode deixar a opção Escurecer tela para economizar energia ativada.  Além da opção Desligar a tela quando inativo por no tempo que considerar necessário.

SÉTIMO HÁBITO - FECHE PROGRAMAS E JANELAS

Feche as janelas e programas que você não estiver usando. Janelas e programas aberto irão consumir recurso, mesmo que não estando em uso diretamente consomem memória e consequentemente energia.

Atente-se também que determinados tipos de trabalhos e operações irão consumir mais energia, evite por exemplo renderizar vídeos ou mesmo ouvir música se você estiver dependendo da bateria do seu notebook. Certamente estes recurso irão consumir mais. 

DICA BÔNUS PARA GERENCIAR O CONSUMO DE ENERGIA NO UBUNTU

Existem alguns softwares que prometem colaborar na gestão do consumo de energia é o caso do TLP.

O TLP é um software que irá trabalhar em segundo plano e promete otimizar o recurso de energia do sistema.

Mas antes de instalar este programa certifique-se se você não instalou algum outro gerenciador, caso tenha instalado, remova-o, para posteriormente instalar o TLP.

Para você instalar este programa, abra o terminal com o teclado pressionando as teclas CTRL + T, digite:

~$sudo aptitude install tlp

caso não tenha o aptitude você pode usar o apt-get:

~$sudo apt-get install tlp

Após a instalação, no terminal, ative o serviço do TLP como root, digitando:

~$sudo tlp start

Feito isto o serviço estará operando no sistema gerenciando o consumo de energia como USB e outros periféricos.

Para que este software inicie junto com o sistema é necessário colocar na sessão de inicialização do sistema. Vá até o Dash e busque por Aplicativos iniciais de sessão, clique, será aberto uma janela semelhante a esta, clique no botão Adicionar.

inciar programa na inicializacoa do ubuntu linux

Ao clicar no botão Adicionar, você deverá colocar o nome do programa, o comando para inciar e algum comentário se quiser para identificá-lo melhor na lista.

colocar o programa tlp na inicializacao do ubuntu linux

Ao clicar no botão Adicionar desta segunda janela o programa TLP se iniciará quando você entrar no sistema do Ubuntu.

Você também poderá gostar de ver outras postagens aqui do Blog:
3 Dicas para digitalizar documentos no Ubuntu
Programas para você instalar no Ubuntu
Quer saber como iniciar o Ubuntu sem pedir senha?
Localizar arquivos no terminal com o comando locate


A economia de energia não deve ser uma preocupação somente de uso pessoal, o problema na verdade é muito maior, e embora não seja o foco desta postagem, o problema é mundial,  economize energia.


E você, conhece algum outro modo para economizar energia? Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões para os visitantes do Blog Iniciantes do Ubuntu. Assine a lista de e-mails e receba as atualizações em sua caixa de entrada. Um grande abraço.

Veja aqui neste link se você quiser saber um pouco sobre o problema energético.

CRIE 7 HÁBITOS PARA ECONOMIZAR BATERIA DO SEU NOTEBOOK Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 15:32:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.