Ubuntu Para Iniciantes

COMO USAR O COMANDO WGET NO TERMINAL DO UBUNTU

O comando WGET é uma ferramenta excelente para nós usuários que gostamos de usar o terminal como alternativa aos ambientes gráficos.

Embora o ambiente gráfico seja um modo visual e atrativo, você deve levar em consideração que qualquer software que seja executado em modo gráfico irá exigir maior custo da sua máquina.

O você verá neste post sobre o wget:
  • Modo básico do comando
  • Onde os arquivos ou pacotes são baixados
  • Parâmetros para gerenciar o wget
  • Bonus - instalar imagens
comando wget no terminal do ubuntu
 

USANDO O WGET PARA FAZER DOWNLOADS DE AQUIVOS

Deixo claro que não irei apresentar TODOS os recursos do WGET, porém apresentarei os mais interessantes para ser usado.

E para que serve o comando wget, bem se você não o conhece, já deve ter sacado que este comando faz download de algum arquivo ou pacote que esteja em algum local na internet. Ou mesmo já deve ter visto o uso deste comado em blogs e sites sobre distros Linux.

A principio para usar o wget é bem simples, você digita o comando e especifica o endereço do link de onde ele deve baixar o arquivo ou pacote. Como no exemplo abaixo:

~$wget endereco_do_link

Conhecendo como o comando opera você pode extrair o máximo do seu uso. Uma coisa bacana, é que o wget mostra uma barra de progresso em modo texto, nela você pode visualizar o tempo de download, a taxa de transferência.


100%[=============================>]   4,46M   270KB/s    in 17s


ONDE O WGET BAIXA OS ARQUIVOS?

Quando você for efetuar algum download, se você não especificar onde o comando deve baixar os pacotes, ele irá fazer download no diretório corrente.

Veja este simples exemplo:

~$wget endereco_do_link

Da forma como foi escrito o comando acima, ele irá baixar como dito no diretório onde o prompt se encontra, nesse caso na pasta home, que é a pasta padrão do usuário no Linux.

Suponha agora que você deseja baixar o pacote na pasta Documentos, basta navegar pelo comando cd.

~$cd Documentos

Ao pressionar enter, você acessará a pasta Documentos que encontra-se na pasta home.

Acessando o diretório documentos basta digitar o comando, o arquivo irá baixar na pasta.

~/Documentos$wget endereco_do_link

Dica:  para sair do diretório e retornar ao home, basta digitar no prompt cd ..


PARÂMETROS DO COMANDO 

Mas existe outra forma de baixar o arquivo na pasta desejada, sem necessariamente no diretório. Basta você especificar junto ao endereço do link, porém deve-se utilizar o parâmetro -P.

-P [P maiúsculo] permite que seja definido o diretório de destino para baixar o pacote ou arquivo.

Exemplo:

~$wget -P Documentos/ endereco_do_link

Outra opção interessante é a de dizer para o wget que se a conexão cair ou falhar de alguma forma, para que continue a fazer do download de onde foi interrompido.

-c [c minúsculo] irá retornar a efetuar o download de onde foi interrompido.

Você pode ainda agregar parâmetros no comando, por exemplo, definir o diretório onde baixar e gerenciar o download caso a internet venha a falar, como no exemplo abaixo:

~$wget -c -P Documentos/ endereço_do_link

Com o parâmetro -P você também pode criar um diretório. No momento em que estiver baixando o arquivo, o wget irá criar a pasta de destino caso não exista no diretório corrente ou especificado, exemplo:

~$wget -P pacote_baixado endereço_do_link

Com a linha acima, será criado uma pasta de destino, caso ela não exista, e baixar o arquivo nela.


Se você quiser que seja criado um diretório com o caminho do arquivo de donwload, isso será possível com o parâmetro -x.

-x [x minúsculo] cria um diretório com o caminho do host de origem.

Exemplo:

~$wget -x http://www.ubuntuiniciantes.com.br/download/endereço_do_link

Isso fará que seja criado uma pasta de nome ubuntuiniciantes.com.br e um sob-diretório de nome download onde ficará o arquivo que está no endereço do link.

-b Nesta opção você pede para o comando wget efetuar o processo do download em segundo plano.

Algo muito interessante desta ferramenta é que você pode visualizar a ocorrência em porcentagem do arquivo que está sendo baixado, porém neste processo o terminal fina inoperante.

Logo, se o pacote ou arquivo que você vai baixar for muito extenso, por exemplo um arquivo .ISO, que geralmente passam a casa dos 2Mb, você tem duas opções.

A primeira é abrir outra instancia do terminal, porém a segunda é mais interessante, é pedir para que o download ocorra em segundo plano, liberando o prompt de comando.

Realizando a operação em segundo plano o terminal está livre para continuar a ser usando, porém a barra de progresso não será apresentada.

Exemplo:

 ~$wget -b endereço_do_link

Lembrando que você poderá agregar todos os comandos acima citados de uma vez.

Algo muito comum nos arquivos a serem baixado da internet, são nomes que exprimem o conteúdo do arquivo, porém estes nomes extensos muitas vezes são difíceis de memorizar, digitar ou mesmo compreensíveis.

Por exemplo, digamos que você quer baixar o arquivo exemplo_de_comandos_para_wget_v32.02.5.deb. Um arquivo com este nome pode acabar complicando. 

Para resolver esta situação, podemos alterar o nome do arquivo no momento em que ele está sendo baixado. Usamos então o parâmetro -O.

-O permite alterar o nome do pacote no momento do download.

Supomos então que você deseja baixar o arquivo fictício que foi citado acima alterando seu nome. O comando poderia ficar assim:

 ~$wget -O meuarquivo.deb http://www.ubuntuiniciantes.com.br/exemplo_de_comandos_para_wget_v32.02.5.deb 

Perceba que usando o parâmetro -O está sendo alterado o nome do pacote para meuarquivo.deb, é importante que você respeito a extensão do arquivo.

Outra opção bacana com o parâmetro -O é que você também pode definir o diretório de destino, porém não dá para criar, caso ele não exista.

 ~$wget -O Documentos/meuarquivo.deb http://www.ubuntuiniciantes.com.br/exemplo_de_comandos_para_wget_v32.02.5.deb

BONUS: BAIXAR UM PACOTE DE IMAGENS PARA O UBUNTU COM O WGET

Bem agora vamos fazer um exercício prático usando o comando wget e baixar um pacote de imagens.

O pacote de imagens que iremos baixar é do Ubuntu 13.04 e são imagens muito bacanas, e por se tratar de um pacote .deb, depois do download efetuado precisamos instalar.

Este é o link do pacote: https://launchpadlibrarian.net/148264494/ubuntu-wallpapers-saucy_13.04.0+13.10.20130823-0ubuntu1_all.deb

O pacote acima não é fictício, portanto se você executar o comando baixará um pacote .deb.

Vamos usar o parâmetro -P para criar um diretório onde o download será concluído. O diretório será chamado de wallpaper.



~$wget -P wallpaper/ https://launchpadlibrarian.net/148264494/ubuntu-wallpapers-saucy_13.04.0+13.10.20130823-0ubuntu1_all.deb

Após efetuar o download do arquivo, vá até o diretório criado, você deverá ter uma visão do Nautilus, semelhante a esta:

pacote de imagens visualizado no nautilus

Para instalar o pacote, podemos utilizar o próprio Ubuntu Software, basta dar duplo clique, será aberta uma janela. Clique em instalar e aguarde.


Ao encerrar a instalação, vá até a Área de Trabalho, clique com o botão direito do mouse e clique em Alterar plano de fundo.

wallpaper no ubuntu

Você verá além das imagens já existente, outras imagens que foram instaladas com a operação que foi realizada anteriormente anteriormente.

Você ainda pode gostar de ver estas outras postagens aqui do Blog:
5 comandos básicos para você usar no terminal
Filmar ou gravar a tela do seu computador
O que são repositórios no Ubuntu
Downloads de vídeos do Youtube usando o terminal

E já que estamos falando em papel de parede no Ubuntu, mais um bônus!

INSTALE PAPEL DE PAREDE DE VERSÕES ANTERIORES DO UBUNTU

Sim, existe um comando muito eficiente em que você pode instalar os papéis de parede de outras versões do Ubuntu com um comando bem simples.

No terminal do Ubuntu digite:

~$sudo apt-get install ubuntu-wallpapers*

Ao pressionar enter e confirmar a execução do comando, aguarde alguns instantes. Depois vá até a Área de trabalho e defina seu papel de parede, encontrará imagens muito bacanas.

Muito obrigado sua presença aqui no Ubuntu Para Iniciantes. Seja sempre bem vindo. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine a lista de e-mails e receba as atualizações do Blog. Um grande abraço.

COMO USAR O COMANDO WGET NO TERMINAL DO UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 08:30:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.