Ubuntu Para Iniciantes

LOCALIZAR ARQUIVOS NO TERMINAL COM O COMANDO LOCATE

Localizar um arquivo parece ser uma tarefa bastante simples, mas se torna um pouco mais complicada a medida que passamos e gerar nossos arquivos ou mesmos diretórios.

Neste post você verá:
  • Como encontrar um arquivo no terminal
  • Dica - xkill

LOCALIZE ARQUIVOS NO TERMINAL DO UBUNTU

É muito simples localizar arquivos pelo terminal, basta você utilizar o comando associado ao nome do diretório ou o nome do arquivo ou mesmo a extensão do arquivo que deseja procurar.

localizar-arquivos-pelo-terminal-do-linux
Você procurar em todo o hd ou somente em um diretório específico. Por exemplo caso você no terminal na raiz, seu prompt de comando estará como abaixo:

/$

Caso você esteja no prompt desta forma ~$ você está na sua home. Uma dica para que você possa rapidamente de qualquer diretório que esteja para sua home é digitar o comando cd ~, ao pressionar enter será direcionado para sua pasta pessoal. Como no exemplo abaixo:

/$cd ~

Para que você possa localizar em toda a raiz você fará da seguinte forma, estando na raiz / :

/$locate manual.pdf

O exemplo acima irá fazer uma busca e listará no terminal todas as ocorrências encontradas com o comando locate

Suponha então que você saiba que o arquivo possa estar na pasta Documentos, então, acesse pelo terminal o diretório e digite: 

~/Documentos$locate manual.pdf

O comando acima então irá efetuar a busca somente no diretório Documentos. Agora suponha que você não se lembra do nome do arquivo, mas sabe qual é a extensão, então, basta pedir para o locate localizar pelo formato do arquivo. 
Exemplo: 

~/Documentos$locate *.pdf

O asterisco é usado como coringa para que o locate busque todos os arquivos com a extensão definida, que no exemplo acima é pdf.

FECHAR PROGRAMAS TRAVADOS COM O COMANDO XKILL NO TERMINAL

matar-processo-no-linux-comando-xkill-ubuntu

Sim, aplicações no Linux podem travar e para fechar este programa precisamos "matar o processo". Abra o terminal com o comando de teclas CTRL+T e digite:

~/Documentos$xkill

Ao pressionar enter a seta ou ponteiro do mouse alternará para o formato de um X, se o programa travado estiver atrás de uma outra janela, navegue alternando as janelas com as teclas ALT+TAB, com o mouse, agora em formato de X clique na barra de título do programa, feito isso o comando KILL irá fechar o programa e cancelando seu processo. 

Veja tambem outros posts que lhe pode ser utíl
Diretórios e pastas do Ubuntu
Comandos básicos no terminal do Ubuntu/Linux
Você precisa Instalar arquivos .sh no Ubuntu pelo terminal
Saiba sobre os pacotes .deb .tar e .gz
Veja também sobre os repositórios de instalação    

Este é o Ubuntu Para Iniciantes. Curta a página no Facebook. Deixe seu recado nos comentários, ajude com suas críticas e sugestões. Assine a lista para receber as novidades no seu e-mail. Um grande abraço.
LOCALIZAR ARQUIVOS NO TERMINAL COM O COMANDO LOCATE Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 17:40:00 Rating: 5

2 comentários :

  1. óla amigo se possivel me mande uma resposta para meu problema sou iniciante ubuntu entro no meu terminal abro cache mas na hora de executar comando de limpeza nada. fica tudo la ja tentei tudo que colocam no fórum cada vez que entro no terminal diminui mas espaço ainda ja estou com 89 por cento de uso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá +joseaugustovariedades, tudo bom? José, você está usando o terminal no ambiente gráfico? Bem, eu suponho que sim. O comando para executar a "lipenza" no terminal é o clear. Porém, preste bem atenção, o terminal aberto no ambiente gráfico é executado em uma janela, quando você der o comando "clear" ele vai "correr" o conteúdo da janela "acima" do prompt, porém se você rolar com o mouse vai aparecer tudo de novo e isso É NORMAL.
      Isso não aconteceria se você estivesse em um ambiente totalmente modo texto, como um terminal TTY, que você pode chamar usando o comando de teclas CTRL+ALT+ F1 ao entrar lhe será solicitado seu nome de usuário e a senha de usuário, faça um teste, digite algum comando e depois digite o comando CLEAR, ai sim o terminal será definitivamente limpo. Para retornar ao ambiente gráfico digite CTRL+ALT+F7.. OK! Abraços e espero ter ajudado.

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.