Ubuntu Para Iniciantes

LIDERANÇA E GESTÃO A ÁREA DE TI

Liderança e gestão muitas vezes se confundem como sendo as mesmas coisas a primeira vista, mas não é. Estes conceitos são importantes em qualquer área, principalmente na área de TI. 

Liderança está intimamente relacionada para grupo de trabalhos, já gestão pode estar relacionada aos recursos disponíveis para se chegar em algum resultado. Este recursos podem ser os mais diversos, inclusive pessoas.

LIDERANÇA: MOTIVOS PARA SER DEMITIDO E QUE NOS LEVAM A PEDIR DEMISSÃO

Recentemente escrevi um outro post sobre as vantagens que a área de TI tem sobre a crise. A área da tecnologia da informação ainda está em alta e sempre requisitando profissionais. 

O mercado, além de um profissional capacitado, requer alguém com maturidade para assumir seus compromissos. 

Você pode ter a chance de estar trabalhando em um ambiente que possa lhe proporcionar flexibilidade de horários ou até mesmo dividir suas tarefas de desenvolvimento entre o local de trabalho e sua casa. No entanto se você não for produtivo, haverá uma grande possibilidade de ser demitido. 

A falta de produtividade ou baixo desempenho é um dos grandes fatores de demissões em todas as áreas.  E se você é aquele que cumpre seus prazos, produz efetivamente e acredita que determinadas regras não se aplicam a você, não se preocupe, na lista também: 
 
  • Baixo desempenho
  • Falta de adequação a cultura da empresa
  • Relacionamento ruim com a equipe de trabalho
  • Atrasos e faltas
  • Relacionamento ruim com o superior

Você pode ter cursado uma ótima universidade, conhece mais de uma linguagem ou tem bom desempenho em elaboração de projetos, isso faz diferença, mas não é a garantia de permanecer empregado.


maiores motivos de demissoes em qualquer area
As empresas estão cada vez mais exigentes, e a esfera produtividade não é a "cereja do bolo" é a confeitaria inteira, tem que acontecer e os responsáveis serão sempre as pessoas envolvidas. Por exemplo, não se enquadrar em uma determinada cultura organizacional pode ser que não seja algo nem bom ou nem ruim, simplesmente seu perfil de colaborador não está dentro daquele organismo ou vice-versa.  

Agora perceba que não ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é um dos fatores mais comuns em demissões. 
E isso pode ser entendido desde estar disposto a colaborar com outros colegas até participar de eventos sociais promovido pela empresa. 

É claro que todas as variáveis apresentadas para uma possível demissão pode possuir raízes externas que acabam se enquadrando nos fatores apresentados no gráfico acima.

O site OPService publicou uma matéria apontando 6 elementos importantes observados pelo mercado para o profissional de TI, que são:

  1. Foco em execução gerenciamento de projetos
  2. Flexibilidade
  3. Sair da zona de conforto 
  4. Relacionamento interpessoal
  5. Atualização constante
  6. Visão estratégica

Se você tiver interesse cada um dos itens acima estão mais detalhados em Qual o perfil de profissionais de TI o mercado busca?
 
Muitas vezes imaginamos que ter conhecimento é saber o suficiente para montar regras de negócios entre linhas de códigos e banco de dados. 

Existe também situações onde um colaborador pode vir a pedir demissão, na maioria das vezes esta ocorrência se dá por haver péssimos líderes ou coordenadores de equipe. 

Peter Drucker um dos grandes escritores na área de gestão diz sobre liderança em seu livro Administrando Para o Futuro que:

Os líderes são bastante visíveis, portanto, servem de exemplo. Liderança não quer dizer posição, privilégios, títulos ou dinheiro. Significa responsabilidade.(DRUCKER, 1996)

Portanto imagine o líder como alguém que precisa atingir metas e depende de um grupo de trabalho para isso e está muito mais para servir do que para ser servido. 

FALTA DE LIDERANÇA E GESTÃO MOTIVO DE DEMISSÕES

A falta de uma boa liderança é um dos grandes motivos de demissões nas empresas. Veja abaixo neste infográfico as possíveis causas dos pedidos de demissões.

causas de demissoes nas empresas por falta de uma boa lideranca

O líder deveria ser aquele que motiva um grupo de pessoas para que juntos possam gerenciar os recursos que detém e assim obter resultados de boa qualidade.

A falta de gestão de pessoas é sem dúvida um dos grandes problemas organizacionais, e não estou falando somente das questões administrativas, mas sim do trato que se dá as pessoas. 

As vezes você foi promovido, já estava um bom tempo na empresa, cumprindo seus prazos, poucas faltas, sempre trabalhando até mais tarde. E em um dia, você foi promovido. Agora você irá coordenar um novo projeto.

E neste cenário você se vê em situações em que antes não se dava conta. Agora não é somente com códigos que você precisa se preocupar, mas também com as pessoas

No livro o Monge e o Executivo, que conta a história de um gerente que embora tenha tido uma carreira promissora, resolve fazer uma experiência, como um encontro para formação de líderes, neste livro Hunter descreve a narrativa de que:
líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente. (Hunter, 2004)
Desta frase podemos tirar alguns alvos importantes para se observar: 

#Identificar
Enquanto líder o que você consegue observar? Somente os prazos? Claro, prazos devem ser cumpridos, existem processos para isso e devem ser seguidos. 
Mas consegue perceber como sua equipe de trabalho realmente está? 
Consegue observar que muitas vezes determinada tarefa não pode ser passada para algum colaborador, não por ele não possuir uma capacidade intelectiva, mas por ele não estar totalmente engrenado com o processo de tarefas. 
#Satisfazer necessidades
As necessidades existem e precisam ser sanadas. E elas são de diversos tipos e níveis. Maslow, um teórico social, elaborou uma pirâmide das necessidades humanas, que vão desde as mais rudimentares do ser humano até seu grau de alto estima. 
Muitas vezes seu grupo de trabalho precisa de coisas simples que não são atendidas, porém fazem toda a diferença no papel motivacional da equipe. E satisfação das necessidades está intimamente ligada ao grau de motivação de um grupo de trabalho ou mesmo individual.

#Remover barreiras
As vezes um projeto demanda um maior aprendizado para sua equipe e você não se dá conta disso, os prazos se tornam curtos demais quando isso ocorre e isso acaba sendo um grande barreira no processo produtivo.
Ou então um de seus colaboradores está passando uma fase complicada, seu desempenho não é mais o mesmo, você é capaz de lidar com isso de forma humana?

#Servir
E aqui está a chave para todos os outros alvos apresentados anteriormente, esta é uma das características mais importantes de um líder, servir. 
Estar disposto a servir o grupo entendendo suas limitações, proporcionando meios para atender as expectativas da empresa são maneiras de servir as necessidades de forma geral de um grupo de pessoas.

Se você é da área de TI, já percebeu que lidar com máquinas e códigos pode ser muito mais simples do que se envolver com pessoas. No entanto dependemos destas pessoas, isto é um fato queira você ou não. 

Quando é que você como líder depende das pessoas? 
Quando você está em uma situação nova, além daquilo que você se imaginava, se você tiver um bom relacionamento como seus colaboradores todas as barreiras serão menores do que você possa imaginar. As pessoas não seguem você por alguém colocou em sua carteira de trabalho "Gerente de projetos"
 ou algo do gênero, as pessoas seguem você por reconhecer em você alguém que se pode confiar. 

Quando você como colaborador depende do seu líder?
No momento em que você precisa apresentar suas dificuldades, suas barreiras ou até mesmo apresentar suas ideias que podem otimizar processos colaborando com toda a equipe. Um bom líder poderá identificar de forma coerente talentos e observar os que estão de fato colaborando todo o grupo. 

o líder deve incentivar e dar condições para que as pessoas se tornem o melhor que podem ser (Hunter, 2004)

É preciso observar, estar atento as mudanças, não existe situação de conforto no mercado de trabalho, se sentir no poder pode ser algo tão ilusório quanto acreditar que está em uma situação de conforto inabalável, não importa sua área de trabalho.
Este é Ubuntu Para Iniciantes, espero que tenha gostado deste post. Deixe seu comentário com suas críticas e sugestões, é muito importante para o desenvolvimento deste blog. Assine também a lista de e-mail e receba as atualizações em sua caixa de mensagem. Um grande abraço. 

Você também gostará de ver sobre: 
Quer conhecer uma pessoas?
O Profissional de TI.

Fontes utilizadas:
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-principais-causas-de-demissao-no-brasil
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/09/mau-comportamento-dos-funcionarios-e-segundo-maior-motivo-de-demissao.html
http://www.granadeiro.adv.br/clipping/noticias/2015/09/03/gestor-continua-sendo-um-dos-principais-motivos-da-demissao-voluntaria

LIDERANÇA E GESTÃO A ÁREA DE TI Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 15:56:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.