Ubuntu Para Iniciantes

QUER CONHECER UMA PESSOA

Você quer conhecer uma pessoa? Então dê poder a ela. Esta frase você já deve ter ouvido, assim como eu, várias vezes. No entanto parece que refletimos pouco sobre seu conteúdo.

O PODER E AS PESSOAS

Parece que este ditado tem uma riqueza tão profunda que chega a se alastrar entre as pessoas de qualquer tempo.


Imagine aquela pessoa, que sorri para tudo, que sempre está feliz, que sempre sempre está disposto ao se tornar alguém com uma determinada posição, se torna o pior pesadelo de alguém ou de um grupo. 

Parece que não sabemos lidar com o poder, principalmente quando outras pessoas dependem de nós. Porque existe uma coisa curiosa no poder, e vamos conceituar aqui poder como sendo, cargos, chefias, coordenadores ou qualquer outra categoria que possa promover algum tipo de status.

É interessante como muitas vezes um grupo de pessoas passam a venerar uma determinada pessoas, pelo simples fato daquela pessoa ter uma influência de persuasão sobre as demais pessoas. E isto pode acontecer em qualquer tempo, qualquer e em qualquer extremidade de grupo social. 

Um exemplo disso, no campo religioso, um grupo de pessoas cometeu suicídio coletivo instigado pelo pastor note americano Jim Jones no final da década de 70. Isso só foi possível porque Jim Jones tinha poder sobre estas pessoas e assim os influenciava.  

E para quem assistiu o filme o Lobo de Wall Street verá como Leonardo de DiCaprio, brilhantemente trabalha com persuasão profissional em sua empresa, instigando seus funcionários a "darem o máximo" de si para serem "vencedores". 

Outra coisa interessante do poder é que ele só tem sentido se há alguém que o reconheça, caso contrário é algo que apenas permeia o próprio ego. 

Embora o poder possa trazer vantagens desde as mais simples até as mais extravagantes, pode se tornar o próprio veneno quando não se conhece suas fronteiras.

Imagine aquela pessoa que sempre foi ridicularizada ou desprezada por seus superiores, ou até mesmo colegas de trabalho, sobre de posição é agora um coordenador de equipe, um gerente, e quando se vê faz as mesmas coisas que antes lhe faziam, se torna o amargo da vida de outrem. 

No templo de Apolo, na Grécia, há outra constante a se considerar, que provavelmente você também já deve ter ouvido "Conhece-te a ti mesmo".  Conhecer a si mesmo é tão desafiador quanto gerenciar o produto do poder quando o temos em nossas mãos.

Passamos anos a fio, nos preocupando com o outro, o que ele faz, com quem está, o que estuda, onde mora, que não sobra tempo para nos preocuparmos com tudo aquilo que somos, porque nos achamos o máximo, nos bastamos.  

O poder não tem prazo de validade, nós temos, estamos preso ao tempo e dele somos refém, se torna pior ainda quando somos refém de nós mesmos. Somos refém quando ainda com nosso prazo de validade vencendo, precisamos mostrar que temos poder, somos mais, exercemos com coerção em um grupo de pessoas ou quando não, para uma única pessoa, porque assim pareço ser mais do que o outro.

Precisamos conhecer a nós mesmos, para que assim saibamos o que é ter poder e para que ele realmente serve.

Este é o blog Ubuntu Para Iniciantes. Deixe seu recado, comente com suas críticas e sugestões. Um grande abraço.

Se quiser saber mais sobre Jim Jones veja aqui.
Fugir da pirataria - software livre.
Reputação e autoridades em redes sociais.
  
E não se esqueça, "Grandes poderes exigem grandes responsabilidades" (Tio Ben)


QUER CONHECER UMA PESSOA Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 17:20:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.