Ubuntu Para Iniciantes

O QUE SÃO REPOSITÓRIOS DO UBUNTU

Os repositórios são locais de armazenamento de pacotes adicionais ou não de uma determinada distribuição. Esta é uma das grandes vantagens das distribuições Linux.

O que você verá nesta postagem aqui do Blog:
  • Um comentário sobre o que são repositórios
  • Manter o servidor central do Ubuntu
  • Adicionar um repositório pela interface gráfica  

O REPOSITÓRIO DAS DISTRIBUIÇÕES LINUX

Como dito anteriormente um repositório armazena pacotes de instalações para uma determinada distro. Estes pacotes podem ser em diversos formatos como o tgz, rpm e o .DEB que no caso são os  pacotes do Debian e suas variações, como o UBUNTU,entre outras.

repositorios-do-ubuntu

É muito comum você querer instalar um determinado programa ou aplicativo em seu sistema operacional de distribuições Linux e precisar adicionar um repositório. Isso ocorre pelo fato de que por padrão aquele determinado pacote não faz parte da instalação padrão da distribuição.

O Ubuntu possui uma grande variedade de pacotes disponíveis, mas também não foge esta dinâmica de que vez ou outra seja necessário adicionar um novo repositório.


Se você instalou o Ubuntu, uma dica importante, para que você tenha uma maior abrangência dos repositórios é que você altere o servidor de onde o Ubuntu fará busca por novas atualizações ou mesmo se você quiser instalar um aplicativo diferente, por padrão o Ubuntu quando instalado está ligado ao Servidor do Brasil, se você quiser ter uma maior abrangência de uma amplitude maior de aplicativos é necessário alterar para o Servidor Principal.

Por exemplo, se você deixar como Servidor Brasil muitas vezes um determinado aplicativo não estará disponível no repositório padrão, o simples fato da alteração para o Servidor Principal pode facilitar a instalação de um novo pacote sem a necessidade de adicioná-lo.

Para que você possa alterar, caso não tenha feito isto antes, no Ubuntu 16.04, você pode ir até o Dach e localizar a aplicação Programa e Atualizações, altere a opção Baixar de para Servidor Principal.


programas-atualizações-ubuntu-software-servidor-principal

ADD REPOSITORY - ADICIONAR AO REPOSITÓRIO

Nas distribuições Debian e em suas vertentes, omo no Ubuntu e variantes, os pacotes estão no formato .deb. Estes pacotes estão disponíveis em servidores, não oficiais, é por isso que se torna necessários adicioná-los, este conjunto de pacotes e novos repositórios também são chamados de PPA, Personal Package Archives, e por não serem oficiais.

Mas há uma desvantagem, além do fato de serem aplicações não oficiais, é que de repente, um determinado pacote pode não ser mais suportado ou não estar mais disponível de uma versão para outra do Ubuntu ou qualquer outra distribuição Linux.

Quando você adiciona um novo repositório o arquivo sources.list é editado e precisa ser atualizado para que o novo endereço adicionado seja de fato a nova inserção seja lida pelo programa APT.

Você pode localizar o arquivo sources.list no diretório APT, seguindo o caminho pelo navegador de arquivos ou pelo terminal: /etc/apt/sources.list é um arquivo de texto, porém é necessário permissão de super usuário para editá-lo.

O APT é uma aplicação que permite gerenciar a instalação de pacotes vindo dos repositórios, facilita muito a instalação, gerenciamento, busca em repositório e remoção de pacotes.

Aqui no Ubuntu Para Iniciantes é comum encontrar nos posts o uso do APTITUDE que é um gerenciador, estendido do APT, com alguns adicionais, um deles é buscar uma dependência de uma pacote caso seja necessário.

Se você não tem o aptitude instalado, terá que usar o apt para fazer isso, assim:

~$sudo apt-get install aptitude

Para entender, o apt-get faz a busca no repositório e o parâmetro seguinte, que no caso é install executa a instalação do pacote que no caso é o terceiro parâmetro, o aptitude.

Nós podemos adicionar um repositório de duas maneiras, pelo terminal de comando ou por meio do Programas e Atualizações, no caso do Ubuntu Xenial Xerus, o 16.04.

Se você estiver com uma versão anterior, você encontrará esta função na Central de Programas do Ubuntu. Fazendo a instalação pelo terminal você deverá seguir dois passos, antes da instalação do pacote desejado propriamente dito.

Suponha que você deseja instalar o pacote de ícones MOKA em seu ambiente gráfico pelo terminal:

~$sudo add-apt-repository ppa:moka/estable

O comando acima está solicitando que o APT insira um novo endereço de repositório no arquivo source.list.

Se você seguir o procedimento deverá agora atualizar a lista de endereços dos repositórios, após pressionar o enter, claro.

~$sudo apt-get update

ou

~$sudo aptitude update

Ambos os comandos acima irão atualizar a lista. Recomento que se você utiliza o Apitude, quando for necessário fazer qualquer outra alteração, como por exemplo remoção ou atualização de lista, faça sempre pelo aptitude e vice-versa.

O aptitude e o apt trabalham de forma diferente, particularmente penso que o aptitude é mais eficiente, sempre utilizo ele como gerenciador de instalações de pacotes.

Para que você posso remover o PPA via terminal o procedimento é tão simples quanto adicionar, você só precisa adicionar o parâmetro -r , assim:

~$sudo add-apt-repository -r ppa:moka/stable

Atualize a lista novamente:

~$sudo aptitude update

Podemos também instalar um aplicativo para o terminal eficiente para remoção de PPAs, o ppa-purge.

 ~$sudo aptitude install ppa-purge

Se for remover o repositório utilizando o ppa-purge então será desta forma:

~$sudo ppa-purge ppa:moka/stable

A remoção de ppa é muito útil principalmente quando você tenta adicionar um repositório que não tem mais suporte para sua distribuição ou versão. 
Sempre que você realizar procedimentos como o add-repository ou remoção de pacotes atualize o sources.list: 

~$sudo aptitude update

O apitude update ou apt-get update não atualiza o sistema em si, ele atualiza a lista de endereços dos repositórios, isto sim, mantém o sistema operacional atualiziado. 

Agora iremos fazer  a adição de um endereço de repositório utilizando o modo gráfico, com o Programas e Atualizações. 

Abra o Programa e Atualizações e clique na aba Outros Programas, depois clique no botão abaixo Adicionar. Ao abrir a caixa de diálogo, digite o endereço do repositório que deseja adicionar, como na imagem abaixo:

adicionar repositorio utilizando o programas e atualizacoes do ubuntu linux

Após digitar o endereço clique no botão Adicionar Fonte, depois é só clicar em Fechar, será solicitado que você atualize, clique no botão para a atualização da lista. 

Para que se remova um repositório basta você selecionar na lista qual endereço você deseja remover e clicar no botão Remover. 

remover repositorio do sourcelist no ubuntu

É importante manter a lista dos repositórios sem erros para que as devidas atualizações ocorram sem problemas. As vezes um repositório adicionado e que não possui mais funcionalidade para novas versões pode atrapalhar a atualização do Ubuntu ou de outras distribuições se for o caso.


Seja bem vindo ao Ubuntu Para Iniciantes, deixe seu comentário logo abaixo. Curta no Facebook. Se preferir assine a lista de e-mails e receba novidades em sua caixa de entrada. Um grande abraço.

O QUE SÃO REPOSITÓRIOS DO UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 13:11:00 Rating: 5

4 comentários :

  1. Marcelo, valeu suas dicas sobre repositórios ubuntu. Informações sobre este assunto ainda são muito escassas. Agradeço por seu trabalho e dedicação em compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aluizo, muito obrigado por suas palavras e por ter tido disposição em deixar seu comentário aqui no blog, isto conta muito para mim e para meu trabalho. Mais uma vez agradeço e espero que sempre possa contar com boa informação aqui no Ubuntu Para Iniciantes. Um grande abraço.

      Excluir
  2. A disseminação do conhecimento aqui exposto é muito importante para a manutenção do software livre. Agradeço muito pelas informações que foram tão úteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado pelas palavras, que bom realmente que lhe foram uteis, um grande abraço. Mais uma vez obrigado pelo comentário.

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.