Ubuntu Para Iniciantes

O PROFISSIONAL DE TI

O profissional de TI sem dúvida é uma das profissões mais promissoras dos últimos tempos. 

E isto não é por obra do acaso, mas pelo fato da tecnologia da informação estar em constante mudança. São implementações de linguagens ou novas linguagens de programação que surgem, otimizações de processos, a força impulso da internet, metodologias de trabalho a lista acaba sendo grande se parar para pensar. 

profissional-de-ti
Também não podemos negar que a tecnologia da informação vem influenciando a sociedade como um todo, nosso comportamento, nossa forma de se comunicar e consumir, estão envolvidos por novos produtos e serviços da área de TI. Para tanto são necessários pessoas que estejam capacitadas para garantir que as necessidades criadas sejam supridas.

O PROFISSIONAL DE TI - EXIGÊNCIAS E MATURIDADE

No inicio do ano saiu uma uma matéria no Jornal da Globo sobre os profissionais da área de TI.

Embora estejamos passando por um crise, onde o desemprego aumenta e a economia nacional ainda encontra-se a deriva, o mercado da tecnologia da informação ainda necessita de profissionais.

São mais de 1 milhão de pessoas empregadas no ramo de TI e ainda com uma possibilidade de expansão, 50 mil postos de trabalhos solicitando profissionais qualificados para assumirem uma posição no mercado de trabalho.

Diante desta realidade otimista, mesmo em tempo de crise, o interessado em ingressar neste mercado precisa estar ciente de suas competências. 

E competência além de ser algo exigente em qualquer ramo, para os profissionais de TI pode-se dizer que há a necessidade de realmente atravessar fronteiras.  

Pode até ser que falar falar sobre estes assuntos é chover no molhado, mas é uma alerta para aqueles que ainda não despertaram para o movimento atual do mercado. 

Sabemos que falar em em profissional de TI é resumir uma grande quantidade de profissionais que se desmembram pelo campo da tecnologia da informação são: desenvolvedores ou programadores, analistas de sistemas, administrador de redes, web designer, administrador de banco de dados e etc.

E a cada uma dessas áreas podem ser desmembradas em subáreas. O mercado pode ser ainda maior.

ALGUMAS DAS EXIGÊNCIAS DO MERCADO
  1. Conhecer sobre gerenciamento de projetos
  2. Saber programar em uma linguagem e entender mais uma ou duas
  3. Ter conhecimento em uma determinada área específica
  4. Saber metodologias ágeis 
  5. Idioma, o inglês principalmente
  6. Conhecimento técnico e teórico
  7. e por ultimo e não menos importante, saber trabalhar em grupo
Criatividade e Inovação.
Fugir da Pirataria da Pirataria o uso do software livre.
Internet das coisas, o que é?
Melhores distribuições para iniciantes do Linux.
O Brasil e os casos de sucesso de Software Livre.

Um ponto importante para se levar em consideração é que até um tempo atrás exigências como apresentado no item 6, técnico e teórico, ou seja um curso universitário não era necessariamente exigido, no entanto este quadro está sendo alterado pela competitividade entre os concorrentes. 

Portanto cursar uma faculdade pode ser algo necessário para um profissional de TI, mas também não é algo que determina uma segurança no mercado de trabalho.  Se desejar mais detalhes sobre o mercado para o profissionais da área da tecnologia acesse aqui

Você é profissional da área de TI? Já precisou se reenquadrar no mercado de trabalho? Deixe seu recado com críticas e sugestão, ajude o Ubuntu Para Iniciantes se tornar cada vez melhor. Abraços.
O PROFISSIONAL DE TI Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 07:10:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.