Ubuntu Para Iniciantes

LINUX EDUCACIONAL

O Linux Educacional é um projeto mantido pelo Ministério da Educação e está em sua versão 5.0 que foi desenvolvido pelo Centro de Computação Científica e Software Livre da Universidade Federal do Paraná.

O sistema operacional, Linux Educacional, é baseado na família do Ubuntu que por sua vez veio da distribuição do Debian

Este projeto sem dúvida colabora de forma significativa com o crescimento, uso e desenvolvimento do software livre.

projeto-programa-governo-federal-linux-educacional

LINUX - SOFTWARE LIVRE NA EDUCAÇÃO

O software livre como um todo é fonte de interação entre a educação e políticas públicas para a educação, como ocorre com o Paraná Digital. A iniciativa do Paraná Digital conta com parcerias como a Copel, Celepar, a Secretaria Estadual da Educação e o Universidade Federal do Paraná.

Em 2015 o estado de Minas Gerais aumenta sua escala para mais de 23 mil computadores espalhados em mais de 1,900 escolas. Este computadores estão dentro do projeto Linux Educacional, o qual é o sistema operacional padrão. 

Embora o software livre e principalmente as distribuições alicerçadas pelo Linux sejam promissor, no que se refere a produtividade e eficiência, há um problema em paralelo o de uma interação entre usuário e um novo paradigma, usar um sistema diferente do Windows. 

A grande maioria dos usuários e aqui estou falando de Professores e Alunos, utilizam, pela massificação comercial o sistema da Microsoft bem antes de ouvirem falar em software livre, para muitos, só existia o Windows e mais nada. 

É extremamente importe projetos como o Linux Educacional, acredito que a Educação como um todo só tenha a ganhar, no entanto se não houver uma preocupação em realmente instruir os usuários para que possam operar sistemas com o Linux, iremos criar um outro problema, a aversão. E que por natureza repelimos tudo o que é novo e trás um pensamento de difícil. 


E é o que mais se ouve, "não sei mexer nisso", "porque os botões estão da janela estão do lado errado".

Então a quebra de paradigma não está na simples troca de um sistema funcional por outro, mas o de ambientar o usuário em um contexto novo, porém não distante daquilo que já se conhece, como por exemplo, editar um texto, criar uma planilha de cálculo, navegar na internet.  

As ações mais simples em um sistema operacional é o que mais se usa no cotidiano de um usuário. Levar o Linux para a Educação, mas não providenciar uma forma eficiente pode atrasar e até mesmo impedir o crescimento no uso do software livre.

Para que um professor usa um computador: 

Pesquisar na internet
Redes sociais
Alimentar sistemas da educação
Elaborar provas
Impressões

Um aluno para que usuária um computador

Pesquisar na internet
Redes sociais
Fazer trabalhos
Impressões
Ver seus vídeos favoritos
Jogos On-line

Teoricamente o que todo mundo faz são as mesmas coisas em um ambiente computacional, por tanto os usuários que se deparam com o Linux e principalmente na educação necessitam de instruções de como fazer suas atividades mais básicas.

Não adianta o governo investir em uma parte do avanço da tecnologia e deixar a outra parte fora do engajamento, que trazer meios para os novos usuários do Linux possam se sentirem confortável com seu uso. 


E a educação é algo primordial para todo e qualquer tipo de desenvolvimento de uma sociedade, o conhecimento tecnológico irá agregar um valor muito maior quando as politicas públicas educacionais observarem a educação como um sistema muito maior. 

Este é o blog Ubuntu Para Iniciantes, deixe seu recado aqui em baixo nos comentários, críticas e sugestões são sempre bem vindas. Abraços. 

LINUX EDUCACIONAL Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 07:26:00 Rating: 5

2 comentários :

  1. O Linux Educacional é baseado no Ubuntu: https://gitlab.c3sl.ufpr.br/le5/unstable.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado por sua participação e dica, na verdade eu quis abranger toda a família Debian, eu já pesquisei e alguns sites dizes que o Linux Educacional é filho do Kubuntu.. Mas de qualquer forma eu agradeço e vou tentar deixar mais explícito. Obrigado.

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.