Ubuntu Para Iniciantes

INTERNET DAS COISAS O QUE É

O conceito básico sobre o tema de internet das coisas está relacionado ao "ligar" coisas, objetos do nosso cotidiano às mais variadas vantagens da internet, transmissão de dados, automação inteligente e personalização conforme nossos interesses ou necessidades.

A INTERNET E AS COISAS

Não se pode negar que a internet revolucionou e ainda revoluciona de forma abrangente o comportamento de todos nós.


Tudo o que existe, seja o que for, foi aparecendo para suprir alguma necessidade ou até mesmo para criar outras. Coisas, foram sendo criadas e algumas se tornaram até mesmo extensões de nós.

A tecnologia de RFID (Radio Frequency Identification) traduzindo, Radio Frequência de Identificação, vem colaborando para este conceito, a exemplo pode-se notar em veículos que ao chegar em um pedágio, as cancelas se abrem, sem a necessidade de uma parada total do veículo. Isto ocorre porque há um transmissor no automóvel, que se comunica com uma central, e assim abre a cancela e já debitando o valor a pagar do pedágio. 


O avanço da internet das coisas possibilita inúmeras possibilidades e foi Bill Joy que em meados da década de 90 vislumbrou a possibilidade de conectar coisas em uma rede de comunicação. 

Em 2014 a Ford e a Intel desenvolveram o projeto Mobii, que consiste em conectar um veículo ou suas funções ao proprietário por meio de um smartfone. 

Um outra aplicação da internet das coisas é no uso da agricultura, onde sensores conectados enviam informações de uma lavoura como velocidade do vento, temperatura, análise de frutos etc. 

O mercado da internet das coisas ainda está caminhando, porém com um mercado promissor, dependendo de pesquisa e desenvolvimento para seu aprimoramento. Calcula-se um investimento de US$ 348 milhões em projetos que viabilizem a segurança da internet das coisas.

Um grande abraço, deixe seu comentário. Assine o blog e receba as atualizações em seu e-mail. 

INTERNET DAS COISAS O QUE É Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 22:23:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.