Ubuntu Para Iniciantes

INSTALAR PHP7 E APACHE NO UBUNTU

A instalação do PHP e do Apache no Ubuntu ou em outras distribuições Linux é bem simples e rápida, podemos simplesmente utilizar o terminal para que se possa acessar o repositório.

As instalações que se seguem foram feitas no Ubuntu 16.04 Xenial Xerus.

INSTALAÇÃO DO PHP7

O PHP ainda é a linguagem mais utilizada no desenvolvimento de aplicações para web, desde pequenos portais até sistemas robustos. Em sua versão sete o PHP trouxe algumas novidades, como por exemplo uma forma mais flexível no acesso a banco de dados.

Vamos logo a seguir efetuar a instalação do PHP7, abra seu terminal com o comando CTRL+T.

Lembrando que para manter meu padrão de postagem vou usar o aptitude, mas se você não tiver ele instalado você pode utilizar o apt-get.

~$sudo aptitude install php7.0

ou

~$sudo apt-get install php7.0

Após pressionar enter, em ambos o caso o processo de instalação se iniciar, você deverá digitar sua senha de sudo para que o processo de instalação e configuração possa ser realizado.

INSTALAÇÃO DO APACHE

Realizado o processo de instalação do PHP, será realizado agora os passos para a instalação do Apache.

O Apache é também o maior servidor de páginas da web mais utilizado, possui uma grande facilidade de configuração sem deixar de ser seguro e robusto.

Instalado o PHP7 será instalado agora um módulo do PHP para que este possa se comunicar com o Apache. Este módulo também está nos repositórios do Ubuntu e você só precisa instalar que as demais configurações é efetuada automaticamente.

A bíblioteca ou módulo que sera instalado é o libapache2-mod-php7.0.

No terminal digite:

~$sudo aptitude install libapache2-mod-php7.0

Aguarde o processo de instalação, feito isto, podemos agora instalar o Apache.

Ainda no terminal, na linha de comando digite ou copie e cole o comando abaixo:

~$sudo aptitude install apache2

Aguarde o processo de instalação ser efetuado, em sua maioria a instalação e configuração tanto do PHP quanto a do Apache são sempre rápidas e você não precisa se preocupar com grandes alterações nos arquivos de configurações.


Ok, você está com um ambiente de desenvolvimento web instalado em seu sistema operacional. 

Perceba que todas as instalações fora simples, claro que a rapidez irá depender de sua conexão com a internet e se o seu sistema operacional esteja devidamente atualizado. Se você utiliza o Ubuntu recomendo sempre deixa-lo para receber as atualizações do servidor central.

ALGUMAS DICAS PARA O PHP E APACHE

No seu navegador, seja ele Firefox ou Google Chrome digite na barra de endereços: localhost.

instalacao-apache-php7-no-ubuntu-lixux

Se você estiver acessando a página conforme a figura acima, parabéns, o seu servidor de páginas para web está instalado e sendo executado.

Outro ponto importante quando você finalizar a instalação do Apache você irá ter algumas pastas novas,  onde você deverá salvar suas páginas.

Você pode abrir no navegador de arquivos e seguir este caminho /var/www/html. No diretório var foi criado a pasta www contendo a subpasta html, é nesta pasta que serão armazenado seus arquivos html ou php.



Uma outra dica necessária é que em algumas ocasiões você precisará instalar alguns pacotes adicionais do PHP, caso isso aconteça sera preciso reiniciar o servidor, e para fazer isso é necessário o comando abaixo no terminal:


~$sudo /etc/init.d/apache2 stop 

Para iniciar novamente o servidor web faça o seguinte:


~$sudo /etc/init.d/apache2 start

Você pode utilizar o comando restart, que irá parar o Apache e logo em seguida inicia novamente o serviço, por exemplo:

~$sudo /etc/init.d/apache2 restart

Particularmente eu prefiro a primeira opção.

E se por acaso você necessitar o parar o PHP, o comando será:


~$sudo /etc/init.d/php7.0-fpm stop 

E para inciar é só repetir o comando com start. Acesse aqui, caso queira saber mais sobre este  servidor web ou aqui em Apache.org.

Confira também o vídeo da instalação do PHP e do Apache no canal do Youtube.


O PHP também possui várias comunidades capacitadas em solucionar dúvidas. E você também tem disponível a página web do PHP oficial com inúmeros exemplos, o PHP.net


Gostou do post? Deixe seu comentário com críticas e sugestões na sessão de comentários logo abaixo do post. Assine também a lista de e-mail e receba em sua caixa postal cada nova atualização do Ubuntu Para Iniciantes. Abraços.
INSTALAR PHP7 E APACHE NO UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 12:07:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.