Ubuntu Para Iniciantes

INSTALAR OPERA E O CHROMIUM NO UBUNTU

O Opera e  Chromium  são excelentes navegadores e não deixam nada a desejar entre os gigantes Firefox e o Google Chrome.

Depois das decisões do Google em parar com o suporte e desenvolvimento do Google Chrome para plataforma Linux em 32 Bits, o que me deixou chateado, retomei meu interesse pelo Chromium, que é um fork do próprio Google Chrome.

O Opera é um excelente navagador e várias de suas funcionalidades adiquirida durante seus anos de existência passaram a ser modelos para outros navegadores. O desenvolvimento deste Browser teve seu inicio em 1994, uma companhia de telecomunicações da Noruega.

instalacao-opera-chromium-vivaldi-no-ubuntu-linux

Você vai encontrar instaladores do Opera e do Chromium para diferentes plataformas como o Linux, Windows e Mac.

INSTALAÇÃO DO OPERA E CHROMIUM NO UBUNTU

Ambos os navegadores estão disponíveis para plataformas de 32 e 64Bits.  Para instalar o Opera iremos baixar um pacote .deb que é o padrão do Ubuntu e distribuições baseadas em Debian.


Em um primeiro momento nós iremos adicionar o repositório do Opera e depois iremos instalar a chave.
Abra o seu terminal com o comando de tecla CTRL + T:

~$sudo add-apt-repository 'deb http://deb.opera.com/opera/ stable non-free'

Pressione enter para que o repositório seja adicionado ao source.list. Este procedimento é ótimo, pois permite que você possa receber as futuras atualizações do Opera.

Agora é necessário que você instale a chave de segurança do navegador, será utilizado o comando wget, pois a chave será baixada e em seguida será instalada com o comando SUDO APT-KEY ADD - . Copie e cole o comando completo logo abaixo: 

~$wget -qO- http://deb.opera.com/archive.key | sudo apt-key add -

Ok, se tudo deu certo ao adicionar a chave irá aparecer a mensagem "OK" no terminal. 

Agora como foi adicionando uma nova diretiva no source.list precisamos atualizar. Digite o comando abaixo, eu utilizo o APTITUDE, se você não tem ele instalado utilize o APT-GET, basta trocar. 
~$sudo aptitude update
Após a atualização vamos instalar, a instalação poderia ser feito agora utilizando o Ubuntu Software, mas já que estamos aqui mesmo. No terminal digite o comando para instalação: 

~$sudo aptitude install opera-stable

No decorrer da instalação você receberá uma mensagem como esta para você confirmar, direcione com a seta do teclado para SIM e continue e instalação.

instalacao-confirmacao-opera-ubuntu-linux

Ao pressionar enter espere que a instalação finalize, após a instalação o navegador Opera estará pronto para ser executado.

INSTALAÇÃO DO CRHOMIUM 

O Chromium é um navegador que por padrão já se encontra nos repositórios do Ubuntu e o processo de instalação dele é mais simples. Não havendo a necessidade de fazer adições no source.list.

Basta você acessar o Ubuntu Software, pelo buscador do Dash. Ao abrir, digite o nome do navegador Chromium. 

instalacao-do-chromium-no-ubuntu-linux

No meu caso o Chromium já está instalado, é por isso que o botão na imagem acima está como "Remover", mas no seu caso, se ele não estiver instalado, irá aparecer "Instalar". Clique no botão e aguarde a barra de progresso de instalação que aparecerá no próprio botão. 

Ao terminar o Chromium Web estará instalado em seu pc. 

NAVEGADOR WEB VIVALDI

Vamos instalar o navegador Vivaldi, que também é um fork do Chromium, por curiosidade o Vivaldi foi desenvolvido pelo ex CEO da Opera. 

Para ser instalado precisamos também baixar o pacote de instalação .deb.  O Vivaldi também está disponível em arquiteturas para 32 e 64bits. 

No terminal copie e cole o comando abaixo para 32bit: 

~$wget -O pacote32-vivaldi https://downloads.vivaldi.com/stable/vivaldi-stable_1.1.453.52-1_i386.deb

Se por acaso sua arquitetura for 64bits este é o comando: 

~$wget -O pacote64-vivaldi https://downloads.vivaldi.com/stable/vivaldi-stable_1.1.453.52-1_amd64.deb

Dica, o comando wget agregado ao parâmetro -O permite definir o nome do arquivo a ser baixado.  Caso não seja colocado este parâmetro será baixado o nome padrão do pacote.

Para instalar, no terminal copie e cole o comando: 

~$sudo dpkg -i pacote32-vivaldi.deb

O comando acima irá instalar o Vivaldi para 32bits.

Bem esta foi mais uma pequena contribuição para a comunidade, espero que tenha gostado. Deixem seus recados nos comentários, isto ajuda muito para a motivação do Ubuntu Para Iniciantes. Se preferir assine o blog e receba as atualizações em seu e-mail

Veja mais 5 dicas para o Ubuntu.
Instale o Java no Ubuntu/Linux.
Instalar o PHP7 e o Postgres.
Permissão de arquivos com o comando chmod.  
 

Este post apresentou a instalação de três alternativas viáveis para navegadores web o Opera, o Chromium e o Vivaldi. Abraços.

INSTALAR OPERA E O CHROMIUM NO UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 11:44:00 Rating: 5

2 comentários :

  1. Na minha vos i chromium não abre, o que pode ser? ele já veio instalado, mas mesmo assim não executa, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexsander, qual é o sistema operacional você está usando? É o Ubuntu? Se for o Ubuntu o Chromium não vem instalado por padrão, você precisa precisa seguir os passos descrito no post para instalar. Se for outro sistema operacional que você está usando informe qual e que erro que você está se deparando, abraços.

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.