Ubuntu Para Iniciantes

IMPORTAR ARQUIVO CSV PARA O POSTGRES

Os arquivos CSV são arquivos textos que possui uma estrutura de layout separado por algum tipo de separador.

E algumas vezes é necessário importar este arquivo para algum banco de dados. Neste post vou utilizar o PostgreSQL como exemplo.

Neste post você verá:

#Exemplo de arquivo CSV
#Importação de um arquivo CSV para o Postgres
#Faça download de um arquivo CSV e faça você mesmo sua importação

GERAR UM ARQUIVO CSV

Os arquivos CSV podem ser digitados ou importados. A importação pode ser feita por alguma planilha de calculo, como por exemplo o Calc ou o Excel. Necessariamente um arquivo CSV irá precisar de um separador, de um dado para outro, este separador pode ser uma vírgula, ponto e vírgula ou até mesmo um espaço.

Suponha que você queira fazer um teste com um editor de texto simples, como o bloco de notas do Windows ou o Gedit no Ubuntu/Linux. Seria mais ou menos assim:

Fernando; 4; São Minguel Paulista
Rafael; 1; Santo André

No exemplo acima há 3 campos, o campo 0 com um Nome, o campo 1 com a idade e o campo 2 com o local de nascimento. Obviamente o exemplo é apenas para a didática da explicação.

Vamos ver este exemplo no Calc, o que não difere basicamente em nada se fosse no Excel.  Basta ir no menu Arquivo e selecionar a opção Salvar como, na janela aberta, selecione o tipo de arquivo para .CSV, clique em salvar. Será apresentado uma janela com a imagem, onde você deverá selecionar o tipo de separador. Os separadores mais comuns utilizados são o ponto e vírgula e a vírgula.



Seguindo os procedimentos descrito um arquivo CSV será criado, como dito anteriormente, embora a extensão seja em um formato diferente, o arquivo pode ser aberto em qualquer editor de texto simples.

IMPORTANDO ARQUIVO CSV PARA O POSTGRESQL

O processo de importação é de arquivos CSV para o postgres é muito simples, obviamente será necessário criar uma tabela com os mesmos campos.

COPY usuario FROM '/tmp/usuarios.csv' USING DELIMITERS ';'


Se por acaso você utiliza o Windows o que irá modificar é apenas o caminho onde o arquivo está salvo para que se faça a transferência dos dados do arquivo CSV, como no exemplo abaixo:
 COPY usuario FROM 'c:\nome_da_pasta\usuario.csv' USING DELIMITERS ';'

Perceba que será feito uma CÓPIA para a TABELA USUÁRIO o arquivo que está no diretório /tmp, o arquivo usuario.csv contém os dados a serem importados. No final da instrução SQL o parâmetro USING DELIMITERS define qual é o delimitador dos dados, no caso é o ponto e vírgula ";".

importar-arquivo-csv-para-o-postgresql

A imagem abaixo refere-se a uma consulta no banco de dados com os dados do arquivo csv já importados para o Postgres.

consulta-sql-postgres-dados-do-arquivo-csv
Não há complicação alguma no procedimento de importação ou cópia dos dados, o que será necessário é que a tabela que irá importar os dados necessariamente já deverá ter sido criada, então antes de utilizar o comando COPY no postgres, a tabela que irá receber os dados deverá já existir em seu banco. 
  
Abaixo está um script para que se possa criar a tabela que irá receber os dados:

CREATE TABLE public.usuario
(
  nome character varying(60),
  sexo character varying(1)
)


Baixe o arquivo.csv e veja a facilidade de utilizar o comando COPY para importar dados de arquivos csv para o PostgreSQL. Assista o vídeo abaixo e veja como é simples.



Obrigado por estar estar aqui no Ubuntu Para Iniciantes. Deixe seu cometário, com suas críticas e sugestões, acredite é muito importante. Curta no Facebook e receba as atualizações em seu e-mail. Um grande abraço.


IMPORTAR ARQUIVO CSV PARA O POSTGRES Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 13:29:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.