Ubuntu Para Iniciantes

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Parece que tudo que existe, sempre existiu. E é obvio que isso não é verdade. Em cada tempo há sua própria linha de descobertas e criações. 

Inovar quem sabe possa ser algo como tornar aquilo que é novo, novo. Não importa, uma inovação parte sempre de um princípio criativo. Estamos todo o tempo criando e inovando, sem perceber. Usamos algo que não foi criado para uma determinada finalidade e adaptamos para uma outra necessidade.  

E é sempre assim, sempre a partir de uma necessidade é que as coisas surgem. Todas as coisas descobertas, criadas e recriadas são sempre para nossas necessidades ou também, para criar novas necessidades. 

Sempre vejo os profissionais de TI como agentes inovadores que definham oras e oras em busca de uma solução para um determinado problema. 


DA CRIATIVIDADE PARA A INOVAÇÃO - ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR E APRENDER

Inovação é uma palavra derivada da palavra latina “innovātus”, in, significando “movimento para dentro” mais o adjetivo “novus”, significando novo. Assim, inovação é o movimento em busca do novo (Manual de orientações gerais sobre inovação, 2011)

As pessoas buscam, e aqui não estou me excluindo, soluções "faraônicas" para problemas que nem exigem tal intensidade, gastamos energia em algo que seja reverenciado e enaltecido por outas pessoas, isso sem falar no fator financeiro, há como esperamos uma ideias triunfante que nos façam reconhecidos e milionários. Porque não posso ser o novo Mark Zuckerberg?

E veja, queremos ser como Zuckerberg, Steve Jobs, os criadores de um site de busca. Bem, não pesquisei a fundo estas pessoas, na verdade não pesquisei nada, além dos filmes e livros já criados, mas não encontrei algo que pudesse dizer que "Steve Jobs tinha uma grande admiração por seu colega de sala o qual o inspirou", até porque este não seria Steve Jobs.

Mas o que se percebe era que estas pessoas acreditavam em si mesma, algumas de forma ao ponto de se acharem melhores do que as outras e como diz o ditado popular "passando por cima". 

Embora estas pessoas depois perceberam que cada uma de suas(?) ideias necessitavam de outras pessoas. E é exatamente neste ponto em que se chega que podemos falar sobre Inovação e Criatividade.


A inovação de pende as organizações inovadoras seja ela de pequeno, médio ou grande porte, são aquelas que conseguem sempre se reinventar, buscando sempre uma forma de encontrar o novo. Incentivam a geração constante de idéias, mesmo as que não saem do papel. Apostam no que não faz sentido numa primeira impressão, olham para onde ninguém está olhando, mergulham em projetos desenganados. Essas empresas não só estimulam como também ajudam as pessoas a pensar diferentede uma porção de criatividade e que nem sempre está precisamente, e nunca está, nas mãos de uma única pessoa. E de fato as pessoas sempre estão e estarão envolvidas. As dificuldades em mudar ou inovar são sempre barreiras por aqueles que estão acomodados sempre com a mesma forma de pensar. CHIBÁS, PANTALEON & ROCHA (2013)


E inovar também significa não somente criar algo revolucionário, mas também conhecer, descobrir, testar e ampliar ou simplesmente reproduzir de forma a entender melhor os efeitos de algo.

As inovações não são prerrogativas somente do setor empresarial, e nunca foram,é de fato por excelência no setor educacional e acadêmico que as ideias despontam, é aqui que temos em latência, uma força que impulsionada pelo desejo de criar e descobrir novo rumos são compartilhados.

Os desafios são pontes entre o desejo de criar até a expectativa de encontrar algo novo. Ficamos empolgados quando desafios são aceitos e são lançados não como barreiras de impedimentos, mas sim como uma nova etapa a ser cumprida. 

Foi assim que me senti, empolgado, de ver alunos de um curso de Ciências da Computação, aceitarem um desafio simples, de reproduzir, não um experimento complexo, mas simples e da simplicidade aprender. E aprenderam. 

Fizeram eles, a partir de vídeo Youtube, um simples "amplificador" de celular, um pequeno projeto que deixaria o áudio do celular um pouco mais expansivo, então aceitaram o desafio de reproduzirem, cada qual o seu e aprender sobre isso. 

Aprenderam sobre o som, infrassom, ultrassom, propagação, hertz, além de interagirem entre os grupos.  

E qual a relação disso com inovação e criatividade, simples a criatividade inovadora não é interessantemente algo tangível, mas algo que pode partir de um ponto conceitual e depois sim, após alguns passos tomar rumo para concreto ou não.  

“além de fenômeno econômico, a inovação constitui processo social, profundamente associado à história, à cultura, à educação, às organizações institucionais e políticas e à base econômica da sociedade” (Políticas de inovação no Brasil e nos Estados Unidos: a Busca da Competitividade – Oportunidades para a ação diplomática, p. 42-43).

Portanto a Criatividade e a Inovação além não serem patrimônio exclusivo desta ou da quela linha é também algo que se constrói em pares, como por exemplo, na educação, na interação entre os grupos, nas idéias compartilhadas e no desejo de pesquisar. 












Depois de todas as apresentações, podemos concluir que houve pouca alteração entre os modelos em um mínimo de ~71dB para ~79dB. Concluiu-se que provavelmente não há alteração de som e sim uma perceptível melhora, porém subjetiva, na propagação do som.

Os alunos se colocaram em uma situação inovadora, precisaram abrir outros espaços não conhecidos e ampliaram seus conhecimentos sobre ser criativo e ao mesmo tempo inovadores em uma aula.

O vídeo que foram pesquisados por eles está logo abaixo:



Um grande abraço aos meus alunos, e um grande abraços a todos e obrigado por visitarem o Ubuntu Para Iniciantes. 


CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 23:15:00 Rating: 5

2 comentários :

  1. Professor Parabéns estamos muito satisfeito com a atuação do senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, muito obrigado, também fiquei muito feliz com a postura de todos vocês. Parabéns.

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.