Ubuntu Para Iniciantes

VOCÊ PRECISA INSTALAR PACOTES .SH NO UBUNTU?

Instalar pacotes é algo natural nas distribuições Linux. Pois bem, você já deve ter se deparado com a seguinte situação, pesquisou e pesquisou até encontrar aquele programa que tanto precisava, fez download, esperou o ultimo momento, já salivando para executar. Ai se depara com um pequeno detalhe, o arquivo é um .sh!

instalar pacotes ou arquivos .sh dar permissão para arquivos sh

INSTALAR PACOTE .SH

Você deve ter tentado instalar o pacote que baixou, com duplo clique ou até mesmo chamando o mesmo pelo terminal, e sem sucesso resolveu realizar uma breve pesquisa. Então vamos lá.

Apesar do título os aquivos .sh estão mais para instaladores do que para um simples pacote. Estes instaladores são extremamente simples de serem executados, embora em um primeiro momento lhe pareça algo estranho ver um extensão do tipo .sh.

Acesse aqui para que você possa saber um pouco mais sobre outros tipos de pacotes, como o .deb e .tar

Você possivelmente fez download do arquivo, você pode realizar as operações a seguir em qualquer pasta que tenha salvo. 

A primeira coisa que você precisará fazer é dar permissão para que o arquivo .sh seja executado. E isto é literalmente simples. 

Para dar permissão de execução, iremos usar o comando CHMOD, e em outro momento iremos falar com mais detalhes sobre este comando. 

Suponha que você tenha baixado um programa com o nome de sistema.sh, então, uma maneira de dar permissão de execução ao arquivo é utilizar o terminal. Abra o terminal com o comando CTRL + T, se você estiver usando Unity, basta fazer uma pesquisa no Dash buscando pelo termo, terminal. 

Navegue até a pasta onde o arquivo se encontra, utilizando o comando cd, feito isso digite: 

~$sudo chmod +x sistema.sh 

É isto mesmo, simplesmente este comando acima irá dar permissão de execução para o arquivo.sh, no nosso caso, no arquivo sistema.sh.

Ótimo, agora já podemos instalar o programa, e para instalar este tipo de aquivo, você pode, ainda na linha de comando, digitar:

~$sudo ./sistema.sh 

Após o enter, o programa será instalado. Perceba que os passos são bem simples, primeiro foi necessário dar permissão de execução, visto que não é um arquivo comum. E logo em seguida, no terminal executamos o comando para a instalação. 

MAS EU PRECISO USAR O TERMINAL PARA DAR PERMISSÃO AO ARQUIVO .SH?

Não, você não precisa usar o terminal, alias como já foi dito antes, todas as operações que você faz pelo terminal também se pode fazer utilizando a interface gráfica

Veja no exemplo abaixo como você pode dar permissão de execução a um arquivo .sh tão simples quanto no terminal do Ubuntu. 

dar permissão para aquivos sh no ubuntu


Localizado o arquivo no diretório específico, basta você clicar com o botão direito do mouse, como mostrado na figura abaixo, e acessar a opção de Propriedades 



Clicando na opção propriedades você irá se deparar com uma janela de diálogo, clique na aba onde diz, Permissões. Agora vá até a opção Executar e marque "Permitir execução do arquivo como um programa".

permitir execução no modo gráfico

A marcar a caixa de opção, dê duplo clique no arquivo e realize a instalação. Perceba que você pode escolher qual a melhor maneira para realizar esta operação de permissão de execução. As duas são simples.  

O Ubuntu oferece uma quantidade de recursos amigáveis para qualquer tipo de usuário. Como dito anteriormente o comando CHMOD será explorado em outro momento. Mas uma dica é, para cada situação as distribuições Linux necessitam de uma permissão para ler, escrever ou executar um determinado arquivo. 

Se você gostou deste post, deixe seu comentário, de um like :) 

Caso queira saber mais sobre as distribuições do Ubuntu/Linux acesse aqui. Acesse também nossa lista de e-mails e receba as atualizações em sua caixa de entrada. 

Um grande abraço.

VOCÊ PRECISA INSTALAR PACOTES .SH NO UBUNTU? Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 23:14:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.