Ubuntu Para Iniciantes

UBUNTU, CANONICAL E MICROSOFT

Olhando as noticias aqui e ali, encontrei esta do Br-Linux.org com o título abaixo:

Pacto confirmado: Microsoft chamou Canonical para levar shell do Linux ao Windows 10



Não creio que seja uma “união” mas, sim uma relação entre e Canonical e a Microsoft. E esta relação já vem acontecendo a algum tempo.

microsoft-faz-contrato-com-a-canonical


É preciso analisar alguns pontos que envolve a Microsoft e a própria Canonical. Em primeiro lugar, o que não é novidade alguma, é que a Microsoft é uma empresa e domina o mercado mundial em sistema operacional a anos.

Toda empresa possui algo primordial, entre seus serviços e produtos, que é satisfazer algum tipo de necessidade. Outra questão dentro da própria Microsoft é que ela faz parte da história da TI mundial, isto é fato.

A Canonical, é uma instituição filantrópica, não possui fins lucrativos, esta organização é quem mantém e distribui o Ubuntu.

O Ubuntu é dos casos de sucesso no mundo do Software Livre, assim como outras grandes distribuições.

No entanto ao olharmos para trás veremos vários ataques e ridicularização que foi construída e que perdura ainda hoje contra os desenvolvimentos e comunidades que se dedicaram e dedicam ao software livre. O Linux foi bater na porta da Microsoft.

No entanto ao longo dos últimos cinco anos, percebe-se uma aproximação evidente entre a Microsoft e a Canonical.

Escrevi em 2012 sobre a estratégia da Canonical em desenvolver o Ubuntu a postas fechadas.

Acredito, por uma visão na área da administração, que estas ações estratégicas da Canonical pode ser meios para estabelecer uma continuidade de seus projetos, visto que o principal “produto” desta organização é um sistema operacional, que pode chegar até o usuário sem custo algum. O Ubuntu já foi distribuído em sem custo em mídias, hoje se alguém quiser uma mídia oficial precisará pagar para obtê-lo.

Suponho então, que a Canonical embora seja uma organização filantrópica esteja preocupada com o seu futuro. Basta saber se este futuro envolve o Ubuntu. Esta suposição é questionável, pois, podemos nos perguntar se esta relação há uma preocupação com os usuários.

A amizade entre a Canonical e a Microsoft pode ser puramente estratégica.

Por outro lado, há também um outro fator, a própria imagem e credibilidade da Microsoft, embora as versões do Windows estejam nas mãos da grande maioria dos usuários, sua aceitação não é tão amigável assim para os que trabalham diretamente na área de TI. Logo, uma outra suposição, seria a de transformar ou ampliar a imagem da Microsoft.

Mas o que realmente me preocupa não é a Microsoft usar este ou aquele recurso vindo do Linux, o que me preocupa mesmo sãos as decisões e acordos entre a Canonical e a Microsoft.

Se abrirmos um parênteses nesta discussão e mais uma vez olharmos para trás, veremos que até mesmo as fusões, acordos e promoções entre empresas e o mundo do software livre resultaram em extinção. A exemplo a Conectiva e o Mandrake.

Até mesmo outras comunidades de desenvolvimento, que em um instante estavam nas mãos do usuário, em outro recebia-se a notícia de que o projeto seria descontinuado.

O fato é que, como instituições distintas, não sabemos onde cada uma delas querem chegar. Mas é de se supor que embora possam ter ambas estratégias em comum, cada uma delas podem possuir suas estratégias particulares.
Bom, vamos ter que pagar para ver, só espero que acabe saindo muito caro para nós usuários.



UBUNTU, CANONICAL E MICROSOFT Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 23:13:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.