Ubuntu Para Iniciantes

PRINT SCREEN FOTOGRAFAR DESKTOP NO UBUNTU

Tirar um print screen do desktop as vezes pode ser muito útil. Na verdade o procedimento que será apresentado irá permitir tirar uma "foto", print screen do desktop e também de qualquer parte dele ou de algum software aberto.

PRINT SCREEN - FOTO DO DESKTOP NO UBUNTU

O procedimento é bem simples e iremo utilizar o Gnome-Screenshot. Este aplicativo permite que você gerencie o processo de fotografar uma área especifica da sua tela ou janela.

capturar-desktop-no-ubuntu-linux

Caso você não tenha o Gnome-Screenshot instalado, apensar do nome você pode instalar no Unity tranquilamente.

Com o terminal aberto, digite:

~$sudo aptitude install gnome-screenshot 

Lembrando que você pode instalar utilizando a Central de Programas do Ubuntu ou usar o comando apt-get.

Com o aplicativo Gnome-Screenshot instalado você poder usar alguns comandos de teclas que pemite você copiar uma determinada área do Desktop ou de Uma janela. Abaixo estará as possíveis opções para você dar print screen em suas telas. 

TECLA PRINTSCREEN

Se você só pressionar a tecla PRINTSCREEN será fotografada toda a área de trabalho, e caso necessite de apenas uma parte da imagem, terá que utilizar um editor de imagem para este fim. Será aberta uma janela para que você defina o local onde salvar a imagem, por padrão será a  pasta Imagens, podendo ser alterada. 


TECLAS SHIFT + PRINTSCREEN

Este atalho de teclas irá alterar a forma do cursor para um cruz, permitindo que você selecione a área que deseja dar print screen, ao concluir a área será aberta uma caixa de diálogo para você definir o nome da imagem e o local onde deseja armazenar.

TECLAS CTRL + SHIFT + PRINTSCREEN

As teclas acima irá permitir também que seja selecionado uma área com o mouse, clicando e arrastando, porém, não será aberto a caixa de diálogo para você definir o nome e o local de armazenamento e definir um novo nome. Será salvo por padrão na pasta Imagens e com um nome semelhante a este Captura de tela de 2016-03-26 15-55-00.png.

Dica adicional, importante agora. Suponha que você queira agora fazer a cópia de um programa qualquer, o  Writer do LibreOffice por exemplo, e queira dar print com algum menu aberto. No entanto os procedimentos acima não darão resultados. 

Para contornar esta situação, você fará algo bem simples, que é programar um tempo especifico para o Gnome Screenshot fotografar a tecla. 

Localize o Gnome Screenshot no Dash, se estiver usando o Unity, ao executar o aplicativo, defina o tempo que considera necessário para acessar o menu que deseja deixar visível e aguarde.



Basta você definir o tempo em segundos que deseja capturar a tela e clicar em Capturar. 

Basicamente todos os comandos de teclas descritos acima também podem ser executados pelas opções da interface gráfica do Gnome-Screenshot. 

Espero ter ajudado. Veja aqui caso queira saber mais sobre o Ubuntu. E se deseja saber uma pouco mais sobre software livre, aqui. 

Ubuntu, Canonical e Microsoft.
Preparar para instalar o Ubuntu Xenial Xerus.
Ubuntu e suas versões - Infográfico. 

Um grande abraço, não esqueça de se cadastrar e receber as atualizações do Ubuntu Para Iniciantes em seu e-mail. 

PRINT SCREEN FOTOGRAFAR DESKTOP NO UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 16:28:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.