Ubuntu Para Iniciantes

MELHOR DISTRIBUIÇÃO PARA INICIANTE USAR O LINUX

Existem várias distribuição Linux para todos os gostos. Ao longo do tempo uma diversidade novas distribuições e interfaces foram surgindo e um grupo de pessoas foram se adaptando e curtindo as mais variadas plataformas de ambientes Linux. Isso se dá pelo fato de você ter um kernel para um sistema operacional de código aberto, permitindo uma criação enorme de distribuições.

QUAL A MELHOR DISTRIBUIÇÃO PARA INICIANTE DO LINUX

Bem, eu já disse isto aqui no Ubuntu Para Iniciantes e vou repetir, esta questão de MELHOR DISTRIBUIÇÃO é uma questão complicada. Pois geralmente a melhor distribuição é aquela a qual você se adapta. 

No entanto aqueles que desejam iniciar no ambiente Linux acabam ficando meio perdido diante do vasto menu de escolhas na grande escolha de distribuição. Isto sem falar naqueles que levantam suas bandeiras dizendo que Este é o melhor e outro dizendo, Não, a distribuição que eu uso é a melhor. Isso deixa realmente confuso. 

Todas as distribuições possuem suas vantagens e vantagens. Mas é claro que para mim, a distribuição que melhor atende minhas necessidades é o Ubuntu. Gosto da interface, mesmo o Gnome ter saído da sua tradição original. Mas vejo muito mais vantagens do que desvantagens. 

Mas o que um iniciante nas distribuições Linux buscam? Acredito que uma coisa, em primeiro lugar é FACILIDADE e em segundo lugar ela quer saber se, as mesmas coisas que ele faz em um ambiente Windows ele pode fazer em um ambiente Linux.

Sim, ele pode. Desde que ele comece a se desprender do Windows, alguns vêm com aquela visão de que no Windows tudo é belo e organizado..Mas no ambiente Linux isso também é verdade. No entanto você não iriá encontrar exatamente o mesmo visual. 

Mas é claro que também considero que o visual é um atributo que deve ser levado a sério. Porém você não encontrará tudo exatamente igual. 

Quando eu comecei a "brincar" com o Linux, a primeira distribuição que tive contato foi o extinto Mandrake e também o extinto Kurumin, ambos são projetos descontinuados.     

#DistroLinux

Sobre as distribuições podemos citar algumas que você pode instalar e verificar qual se adapta a suas necessidades. 

#KUBUNTU


O kubuntu é uma distribuição Linux

O Kubuntu é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, sua interface gráfica é bem intuitiva. A letra K que acompanha o nome remete a interface gráfica do KDE, muito elogiada por ter um gráfico bem atraente, porém um tanto pesada. No entanto é uma ótima escolha para quer conhecer melhor uma distribuição Linux. 

Para conhecer com maiores detalhes esta plataforma Linux acesse kubuntu.br.uptodown.com/ubuntu.

#MINT

O mint é baseado nas distribuições do Ubuntu

Outra distribuição que conseguiu seu espaço e vários adeptos, e muito recomendado é o Mint. Também om um interface gráfica leve e sofisticada, assim como o Kubuntu, o Mint também é baseado no Ubuntu. 

Saiba mais sobre esta distribuição com galera da comunidade do Linux Mint acesse aqui http://www.linuxmint.com.br/.


#OPENSUSE

O opensuse linux é uma distribuição robusta e segura


Quando se fala em distribuição para iniciantes o OpenSuse é muito pouco citado. Este sistema operacional merece toda credibilidade por sua segurança, é uma distribuição robusta porém fácil e intuitiva assim como as outras já citadas. 

Uma das coisas principais que alguém iniciante no Linux deve levar em consideração, antes de optar ou escolher qualquer distribuição, é verificar o suporte e atualizações que aquela distribuição possui. E nisso o OpenSuse não deixa nada a desejar. Possuindo uma vasta gama de usuários o OpenSuse também conta com uma comunidade ativa, acesse   https://pt.opensuse.org/.

Mas aqui vai uma dica que também é preciso levar em consideração. Uma das coisas que fazem um distribuição ser acessível e intuitiva é sua interface gráfica. 

Portanto uma das grandes vantagens das distribuições Linux é justamente que, não importa a distribuição que você usa, você pode desinstalar uma interface gráfica ou até mesmo ter mais de uma e usar qual você se adaptar melhor. 

Se você quiser saber mais sobre interfaces leves e amigáveis veja este post sobre o XFCE.  

QUAIS OS PROBLEMAS DE UM DISTRIBUIÇÃO LINUX PARA INICIANTE

#JogosUbuntu #PastasUbuntu #Instalações

Um dos maiores problemas sem dúvida para aqueles que querem conhecer, mesmo que lentamente, uma distribuição Linux é a questão do jogos de computadores. 

A grande maioria dos jogos são desenvolvidas para sistemas operacionais Windows e basicamente toda estrutura de renderização de imagem dos jogos são para plataformas do Windows, o que é ridículo. 

Outro problema para um iniciante vindo do Windows para o Ubuntu/Linux e outras distribuição é compreender que existem uma vida muito mais ampla, que não é só feita de botões. Este é um paradigma realmente ser quebrado. Muitos iniciantes acham difícil ou estranho o fato de se usar um terminal para comandos. 

Mais uma "dificuldade" é entender a estrutura de diretórios que as distribuições do pinguim possuem. Embora o conceito e a usabilidade de pastas e diretórios não tenham diferença em sistemas operacionais, a estrutura de pastas nas distribuições linux é diferente em alguns aspectos, por exemplo NÃO EXISTE UNIDADE C:\ no Linux, o que existe é o conceito de diretório RAIZ que é o sinal da barra "\". 

Acesse este post para que você possa entender melhor a estrutura de pastas do Ubuntu, o que é basicamente semelhante em todas as outras distribuição. 

E você já usa alguma distribuição considerada iniciante/intermediára/avançada no mundo Linux? Deixe seu comentário e assine a lista do Ubuntu Para Iniciantes e receba as atualizações em seu e-mail. Um grande abraço. 

MELHOR DISTRIBUIÇÃO PARA INICIANTE USAR O LINUX Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 17:54:00 Rating: 5

2 comentários :

  1. Belo post Marcelo.
    Para iniciantes indicaria o Linux Mint, uma distribuição bem fácil para os usuários que querem aprender Linux, mas sem dúvida o Ubuntu também é uma boa opção.
    Também indicaria o OpenMandriva, que é baseada na aintiga Mandriva/Mandrake, que assim como você foi minha primeira distro.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua sugestão Luiz. É uma nova dica mas um outro post. Visto que muitas pessoas estão se interessando pelo mundo Linux. Mais uma vez obrigado por sua participação aqui no Blog. Abraços.

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.