Ubuntu Para Iniciantes

FAZER SEU IMPOSTO DE RENDA NO UBUNTU-LINUX

O Imposto de Renda (IR) sem dúvida é um dos assuntos mais abordados no inicio do ano em todo o Brasil. Este imposto que pertence a esfera federal merece todo o cuidado e atenção por partes dos contribuintes.

Cuidado e atenção principalmente no cadastro dos dados. A melhor época para iniciar o processo de coleta de dados para o formulário do Imposto de Renda, sem dúvida é....o quanto antes.

Mas vamos abordar primeiramente o assunto que possivelmente o trouxe aqui, que é pode fazer sua declaração para o Leão utilizando o Ubuntu/Linux.

IMPOSTO DE RENDA - INSTALAR PROGRAMA DA RECEITA FEDERAL NO UBUNTU 

imposto-de-renda-ubuntu

Em um primeiro momento quer dizer que instalar o programa da Receita Federal no Ubuntu é algo extremamente simples, em pouco tempo o software estará instalado pronto para seu uso. Embora seja muito rápido, é necessário seguir alguns breves passos.

Uma das grandes vantagens do programa do imposto de renda é que ele é disponibilizado para Windows e para Linux, no meu caso minha distro é o Ubuntu.

Antes de você instalar o programa do imposto de renda, caso nunca tenha instalado, entenda que há dois módulos que se completam no software da Receita Federal.

O primeiro é o software que irá instalar o Programa IRPF e o outro é o Receitanet. O Programa IRPF é de fato o aplicativo onde você irá lançar os dados necessários para gerar sua declaração. Já o Receitanet é um outro aplicativo, que fará a transmissão da sua declaração do IR para a Receita Federal.

Retomando então, para que não haja dúvidas, será necessário instalar dois pacotes/programas:

- Programa IRPF
- Receitanet

DONWLOAD DO PROGRAMA DA RECEITA FEDERAL - IMPOSTO DE RENDA

O sistema para os lançamentos da declaração do imposto de renda, possui versões para Windows, Mac, Linux e Solares.

Se quiser ver a tela de download para escolher a versão do seu sistema operacional, e instalar o programa da Receita Federal, clique no Link de Donwload para Imposto de Renda, veja na imagem abaixo, as opções de acordo com o Sistema Operacional.

Estes passos não se diferem mesmo para quem irá instalar em uma versão do Windows.


Ao selecionar o sistema operacional no qual será instalado o programa para a declaração, você será direcionado para uma outra tela.

Nesta nova tela, será necessário que você defina qual é a arquitetura da sua máquina, 32bits ou 64bits, obviamente você deverá definir o que for compatível com o hardware que possui.


definicao-da-arquitetura-de-32-64bits-imposto-de-renda

No meu caso eu vou escolher a instalação de 32 bits, que é compatível com a arquitetura do meu notebook.

Selecionando a opção compatível, você será direcionado mais uma vez para uma tela onde irá baixar os programas Programa IRPF e o Receitanet, como já comentado anteriormente. Veja a imagem abaixo. Faça download dos dois arquivos.

Instale em primeiro lugar o Programa IRPF 2016 e posteriormente o Receitanet.

imposto-de-renda

Você pode perceber que o próprio site da Receita Federal possui um manual que contém as instruções para a instalação do programa.

Você pode fazer o download em qualquer pasta, ou criar uma pasta para armazenar os dois arquivos. Eu particularmente prefiro criar um diretório e já baixar os arquivos nesta pasta criada. 

Veja aqui se você quiser saber mais sobre as pastas ou diretórios do Ubuntu.

Ao baixar os aquivos, você irá perceber que os dois arquivos possui a extensão bin, sendo o IRPF2016Linux-x86v1.2.bin e o Receitanet-1.07.bin. Estes dois arquivos serão instalados automaticamente, mas será necessário dar permissão de execução para ambos. 

Se você não saber como fazer este procedimento, há duas formas. Veja como você pode dar permissão de execução. É simples. 

Agora para não perdemos o costume do uso do terminal, dê CTRL+T, acessando o terminal, digite na linha de comando:

~$./IRPF2016Linux-x86v1.2.bin 

Este comando irá iniciar a instalação do programa da Receita Federal. Será aberta uma nova tela. E para confirmar clique no botão SIM

Uma das grandes vantagens do sistema que eu considero, é que você pode ir fazendo sua declaração aos poucos, sem se preocupar com o envio de dados. Ao salvar os dados, ele irá permanecer registrado no banco de dados, mas não será enviado, até que você conclua. 

Eu mesmo costumo fazer minhas declarações desde 2012, no entanto, caso você tenha uma dúvida e não conseguir  encontrar uma resposta satisfatória, procure sempre um contador para auxilia-lo. 

Dicas, caso você não saiba. Você pode minimizar possíveis pagamentos para a Receita Federal, declarando despesas com dentistas e convênios médicos.

#DICAS PARA IMPOSTO DE RENDA


DEDUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA RESTITUIÇÃO
As deduções são calculadas com base nas despesas que o contribuinte efetuou no ano corrente, isto é no ano anterior a declaração, por exemplo, se estamos em 2016, as deduções e rendimentos serão com base no ano de 2015. Algumas despesas são deduzidas e ajudam a reduzir o valor a ser pago para o IR ou até mesmo ser restituído. Despesas médicas e com educação ajudam no abatimento do imposto de renda. A restituição do Imposto de Renda é realizada com base nas despesas anuais e seus rendimentos. A restituição ocorre quando a Receita Federal entende que o contribuinte pagou mais impostos do que deveria.

Bem, espero ter ajudado por hora, irei posteriormente colocar mais informações neste post, fique atento.  Assine a lista de novas atualizações do Ubuntu Para Iniciantes e recebas as novidades em seu e-mail. 

FAZER SEU IMPOSTO DE RENDA NO UBUNTU-LINUX Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 17:24:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.