Ubuntu Para Iniciantes

COMO INSTALAR PROGRAMAS NO UBUNTU

A instalação de programas no Ubuntu ou em qualquer distribuição Linux é muito simples. Usuário iniciantes muitas vezes sentem falta do avançar, avançar e reinicie seu computador. 

Embora me parece que as versões do Windows tem evoluído neste sentido. E também em alguns casos o Ubuntu também precisa ser reiniciado em algumas instalações, como é o caso de uma atualização do kernel. 

INSTALAR PROGRAMAS NO UBUNTU

instalação de programas usando a central de programas

Na maioria dos tutorias de instalações de programas em sistemas baseados em Linux, geralmente, por inclusive ser muito prático, em sua maioria apresenta o TERMINAL DE COMANDOS como ambiente de instalação de programas e pacotes, basta digitar CTRL+T, digitar o comando e ponto, aguardar a instalação.

Além do terminal, também se pode fazer download de um determinado pacote e realizar sua instalação de modo bem simples. Acesse este post e veja como gerenciar pacotes no Ubuntu. 

O instalador de programas é um recurso muito simples e visual, simples e acessível quando se quer instalar um determinado programa.  Caso você utilize o Unity é bem simples, basta ir no Dash, você pode pressionar a tecla SUPER: 

fazer pesquisa no Dash

Você pode fazer a pesquisa digitando Central de Programas ou simplesmente software, ao localizar o ícone de acesso bastar duplo clique e acessar a central de programas. 

Ubuntu e a central de programas Instalação de programas no Ubuntu

Se caso você estiver utilizando o Gnome, você pode acessar a Central de Programas, indo até o menu Aplicativos - Ferramentas de Sistema - Administração - Central de Programas. 



A central de programas é um aplicativo fácil para se instalar e também resolver problemas de instalação, como por exemplo, remover o pacote/programa que foi instalado. 

Muito usuário, como eu, preferem utilizar o terminal, por ser realmente mais prático e por você ter  um certo domínio do que deseja fazer. 

Porém a central de programas é um ótimo recurso que agiliza todo o processo de instalação. 

Após fazer a busca pela Central de Programas, por menu do Gnome ou Unity, acessando, será aberto a Central.

#CENTRAL DE PROGRAMAS DO UBUNTU - LINUX

A Central de Programas possui vários recursos interessantes que facilita a vida do usuário. Vamos dar uma olhada geral na interface deste software. 


A central de programas permite instalar e remover programas

Como você pode observar não há muito segredo na Central de Programas, é bem simples, mas vou apresentar alguns aspectos importantes para que você possa se familiarizar ainda mais com a interface e utiliza-la com maior propriedade. 

Quando fizer uma busca, a Central de Programas do Ubuntu irá fazer uma pesquisas nos repositórios. Quando encontrar o software que deseja é só clicar no botão instalar, caso você queira remover um programa basta efetuar a busca da mesma maneira e clicar no botão desinstalar.   

remover programas na central de programas do ubuntu linux

Atenção, quanto para instalar quanto para remover o programa desejado, basta selecionar o resultado da pesquisa e clicar no botão correspondente.

#CANAIS DE SOFTWARE DO UBUNTU

Quando baixamos uma ISO para a instalação do Ubuntu, após a finalização da instalação é comum querermos instalar os softwares de nossa preferência. Então existe um detalhe que é importante, escolher o SERVIDOR para baixarmos nossos aplicativos. Alguns usuários iniciantes não se atentam para este detalhe. Por padrão o Ubuntu, com instalação para nosso idioma,  é configurado para o SERVIDOR do BRASIL.  Recomendo que altere esta opção. 

Esta configuração é bem simples, porém faz toda a diferença, pois a definição do servidor de atualizações irá sempre buscar nos repositórios as versões mais recentes e aplicativos que muitas vezes não se encontram no servidor do Brasil. 

Bem no próprio Central de Programas acesse o menu Editar e depois Canais de Software será apresentada esta janela. 

central de programas alterar canais de software para o servidor principal


Na opção Baixar de, você irá trocar o Servidor - Brasil para o Servidor principal, esta configuração irá permitir que as atualizações sejam feitas diretamente da distribuição da Canonical e várias outras aplicações. 

Esta configuração irá afetar diretamente as atualizações e a configuração do arquivo source-list. Veja aqui se quiser saber mais sobre as atualizações e o arquivo source.list.

#ADICIONAR REPOSITÓRIOS NO UBUNTU

Outra tarefa bastante prática, comumente feita utilizando o terminal é a prática de adicionar um servidor para instalar um programa ou aplicativo que não está no Servidor principal do Ubuntu. 

Este processo é bem simples, acompanhe os detalhes na imagem abaixo, quando encontrar algum programa que exige que seja adicionado no source-list é só seguir estes passos. 


Utilizando esta janela você poderá adicionar novos repositórios sem precisar utilizar o terminal para isto. Basta clicar em adicionar, digitar sua senha de super usuário e pronto. 

Caso haja algum programa, você pode remover do repositório selecionando na caixa de seleção ao lado esquerdo e clicando em Remover. 

Bem, espero ter ajudado a compreender um pouco mais sobre a instalação de novos programas no Ubuntu/Linux. A Central de Programas possui outros recursos bastante interessantes e otimizados para os usuários. 

Se tiver mais alguma dúvida, deixe seu comentário. Assine também o Blog Ubuntu Para Iniciantes e receba um aviso de uma nova postagem quando for publicada. Um grande abraço.  


COMO INSTALAR PROGRAMAS NO UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 14:02:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.