Ubuntu Para Iniciantes

PREPARAR PARA INSTALAR O UBUNTU XENIAL XERUS

Uma das grandes vantagens do Ubuntu/Linux e outras distribuições Linux são, além das atualizações, as versões que são lançadas e previstas em calendário. Isso mostra a seriedade de projetos como como a do Ubuntu, Debian, Mint e outros.

Este não é um tutorial, ainda, de como instalar o Ubuntu, mas se você é um iniciante, ou mesmo que não seja, organização é primordial para evitar erros, conflitos e perda de dados para instalar uma nova versão.

instalação ou atualizacao do ubuntu

Então gostaria de deixar um breve roteiro básico de como se preparar para evitar transtornos com uma nova instalação.

INSTALAR OU ATUALIZAR O UBUNTU?

Bem, veja, existe uma diferença entre INSTALAR e ATUALIZAR o Ubuntu. Instalar significa que você irá necessariamente apagar uma versão e iniciar uma nova instalação da versão proposta.

A atualização consiste em baixar os novos pacotes e fazer as devidas atualizações conforme forem solicitadas pelo sistema.

atualizar o ubuntu linux

Particularmente eu não gosto de realizar atualizações de uma versão para outra. Não estou me referindo as atualizações de uma mesma versão, mas de uma versão antiga para uma nova.

ATUALIZAR O UBUNTU

O processo de atualização pode não ser algo tão promissor, principalmente se a atualização for via internet. Sendo assim, você depende do número de pacotes que serão atualizados, da velocidade e da qualidade da sua internet, além do seu próprio hardware.

Os problemas de uma atualização variam desde uma queda de energia até erro nas transmissão de dados pelas vias da internet, podendo assim tentar instalar um pacote corrompido.

Então veja, você pode por exemplo estar na frente do seu note/pc, estar observando as atualizações e ao reiniciar ter uma bela surpresa o sistema não carrega. Quando isso ocorre, se você não tiver uma instalação em pendrive ou em cd, pode ter uma bela dor de cabeça.

No entanto não quer dizer que o processo não possa acontecer com grande segurança e efetuar a atualização do Ubuntu de maneira satisfatória.

Mas lembre que basicamente seu único canal de comunicação é a internet. Imagine um cano por onde passa água, se este cano quebrar não vai chegar ao destino, ou mesmo por algum motivo vir com impurezas.

Lembre-se também que em uma nova versão você pode atualizar os pacotes já existente como também virão novos pacotes de instalação.

INSTALAR O UBUNTU

Este é o processo que eu particularmente prefiro, porém não significa que também é livre de erros. Geralmente, se você não comprou o cd de instalação do Ubuntu Xenial Xerus da Canonical, acredito que irá fazer download do Xenial Xerus da internet. Então novamente voltamos ao exemplo do cano d'água, erros na transmissão de dados.

No entanto como o arquivo ISO, que geralmente contém a instalação, é um arquivo compactado contendo todos os pacotes para a instalação, minimiza a chance de vir algum pacote corrompido. Mas também não exime do próprio ISO vir com defeito.

A instalação do Ubuntu Xenial Xerus por meio de uma ISO permite ter um maior controle da instalação. Você ainda pode selecionar a opção de baixar alguns pacotes que desejar pela internet, ou não, no momento da instalação, e se der algum problema, não afetará a instalação em si.

Em suma a instalação do Ubuntu em si, não passa de 15 min, variando entre a quantidade de pacotes, hardware e a paciência, essa sim é primordial, seja paciente antes e durante uma instalação.

Uma nova instalação exige cuidado e atenção. O sistema geralmente irá formatar o HD e é um dos pontos porque eu gosto. Eu acho interessante esta opção porque geralmente ao longo de 6 meses, que é basicamente o tempo de ser lançado uma nova versão do Ubuntu, podemos deixar algumas sujeiras no sistema, como pacotes quebrados, que muitas vezes em uma atualização não iria resolver, e até mesmo vírus. Isto mesmo, vírus, existem poucos vírus para o Linux, mas existem, mas não me refiro a estes, mas aqueles que são feitos para o Windows. Estes vírus podem não surtir efeito em uma distribuição Linux, porém como a maioria dos usuários utilizando o Windows, você pode estar com um arquivo contaminado e compartilha-lo para um usuário Windows.

preparar para instalar o ubuntu linux no computador


Bem, dentro das duas opções estão algumas das minhas experiências instalando o Ubuntu. Escolha a sua forma de instalação conforme sua necessidade e disponibilidade de recursos.

O QUE FAZER ANTES DE INSTALAR O UBUNTU XENIAL XERUS

Depois de definir a maneira como você irá instalar, siga alguns passos, básicos, mas que podem fazer muita diferença, reduzindo uma série de inconvenientes. Se organize.

Não banque o sabidão, faça as coisas com calma, mesmo os mais experientes podem ter problemas sérios por erros banais.

Tanto faz se você irá instalar uma distribuição no Ubuntu pela primeira vez ou se já está em uma experiência a algum tempo, faça backup, parece clichê, mas não é. 

Muito bem, você pode fazer o backup da sua pasta HOME, nesta pasta há todos os documentos do seu usuário, imagens, vídeos, arquivos de texto e etc. Use um pendrive, escolha o pendrive por ser mais ecológico do que um CD ou mesmo um DVD. Faça um lista dos programas que você quer instalar e que não vem na instalação por padrão. Veja como é dividido a lista de diretórios do Ubuntu/Linux. Não recomendo que COMPACTE a pasta HOME, mas sim seu conteúdo.

Você pode criar um pacote da sua pasta do usuário, a home, em um arquivo tar.gz para compactar/empacotar o conteúdo e depois extrair para o nova pasta quando a instalação estiver finalizada. 

Fazendo estes procedimentos, antes da instalação você terá muito mais segurança na transposição dos seus dados para uma instalação limpa. 

Se você optou pela instalação por um arquivo ISO, você irá precisar de um pendrive ou cd, como já disse, prefiro o pendrive por ser mais ecológico e seguro. Tenha como regra ter um pendrive gravado com a instalação do Ubuntu para ter como resolver problemas futuros. Por exemplo, tendo um instalação em um pendrive ou mesmo cd, se der pane no sistema, você pode iniciar o sistema apenas na memória, podendo navegar na internet e buscar possíveis soluções. 

Você pode ter um pendrive para o seu backup e um outro pendrive para você manter uma instalação do Ubuntu, mantendo este sempre atualizado com uma nova versão. Para você ter um pendrive com a instalação do Ubuntu você precisará do Unetbootin, veja neste breve tutorial como baixar e utilizar este programa. O Unetbootin possui versões para Windows e Linux

Se você for um usuário Windows e deseja ter uma experiência com o Ubuntu, dê uma olhada neste post e veja como se pode ter os dois sistemas operacionais em um único HD.

Estas foram algumas dicas e cuidados que se deve ter ao fazer uma nova instalação ou atualização do seu sistema. 

O lançamento da versão oficial e estável do Ubuntu Xenial Xerus está previsto para o dia 21 de abril de 2016

Deixe também sua dica nos comentários logo abaixo. Assine alista e receba as atualizações do Ubuntu Iniciantes. Curta também no Facebook. Um grande abraço.


PREPARAR PARA INSTALAR O UBUNTU XENIAL XERUS Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 00:29:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.