Ubuntu Para Iniciantes

IMPRESSORA HP NO UBUNTU-LINUX

Tenho uma impressora multifuncional da HP Deskjet da série F4180 e já faz alguns anos que a tenho, me atende perfeitamente. No entanto deixei de utilizar ela depois de um tempo por não estar necessitando, ficou basicamente encostada.

Todas este post, trata-se de uma solução para um determinado caso de impressão da HP DESKJET F4180 SÉRIES com conexão na porta USB.

Depois de um tempo, estando com a versão do Ubuntu 14.04, senti a necessidade de imprimir alguns materiais. Peguei minha impressora empoeirada, conectei, liguei. Ao ligar percebia suas luzes piscando e o sinal de E, indicando erro no display.

Fiz de tudo, reiniciar, reinstalar pacote, até limpei a impressora. Nada. Então tive a brilhante ideia de atualizar o Ubuntu, ótimo, precisava fazer isso mesmo. Atualizei para a versão 14.10. Mesma história. Bem então tive minha brilhante ideia, pesquisar sobre os erros apresentados pelo display da impressora.

IMPRESSORA HP DESKJET NO UBUNTU 

Os erros da impressora você pode encontrar e entender facilmente no site de suporte oficial da HP de forma clara o objetiva.

impressora series hp no ubuntu linux funcionamento erros e instalacao


Bem, observando os erros no site indicado com as indicações do display o erro sempre apontava para problemas no scanner ou no cabo de energia/fonte de alimentação. Confesso que comecei a achar ridículo o help da HP. E depois de muitas desinstalações e instalações de pacotes, tive outra brilhante ideia, levar a um técnico.

Passando alguns dias, fui buscar minha impressora, o técnico mostrou-me ela em funcionamento, cartucho novo e tudo mais. Levei para casa. Fui imprimir, o que aconteceu? Luzes piscando...! Chamei um padre, brincadeira...mas quase.

Entrei novamente no help da HP, e novamente nas indicações de erros. E percebia insistência pelo cabo de alimentação. Foi quando pacientemente eu resolvi dar a atenção devida ao problema. Peguei o cabo de 3 vias fui olhando, até perceber que em um dos cabos havia um pequeno, bem pequeno corte. Ou seja, o sábio aqui, já estava xingando os pacotes de instalação da impressora HP. Consegui imprimir.

Logo abaixo você verá o fio do cabo de energia, já cortado e descascado para fazer a emenda, não ficou lá estas coisas.

cabo de energia fonte de alimentacao da hp para o linux ubuntu


Agora a emenda feita, para completar a conexão entre a fonte de alimentação e a impressora HP F4180

emenda-na-conexao-do-fio-de-alimentacao-da-impressora-hp-f4180


Pois bem, parte do problema foi resolvido. Isso mesmo, parte do problema. Mas eu já sabia que não era a versão ou atualizações do Ubuntu.

Após fazer uma impressão, percebia que ao enviar outro documento para a impressora ela não efetuava, imprimia uma única vez, tantas quantas páginas fossem, mas uma única vez. 

Depois de reiniciar notebook, desligar impressora, aguardar 15 minutos, eu conseguia imprimir novamente, após ela imprimir o que já estava na memória. 

E lá vou eu de novo, desinstala pacote, instala pacote. A mesma coisa. Nada. Bem como já havia me conscientizado, que brilhantes ideias não era comigo. Fui pesquisar nos foruns da vida. 


PROBLEMA COM IMPRESSORA HP NO UBUNTU


impressora no linux nao imprime erro de impressao

Bem, a solução, em sua maioria é sempre a mais simples possível, mas antes de continuar é necessário dizer o seguinte. Se você for um iniciante no mundo Linux e mais precisamente no Ubuntu, para trabalhos com impressora é necessário que o CUPS esteja instalado, se você não sabe como ver se um programa está instalado no seus sistema, siga este link

Tendo certeza que o cups está instalado, em se tratando da HP você pode instalar o pacote que gerencia a instalação da impressora. Logo é necessário que a bibliotéca HPLIP esteja instalado no Ubuntu/Linux. Para saber se está instalado você pode seguir o mesmo procedimento anterior. 

Bem, caso nem o cups e nem o hplip estejam instalados, basta você ir no terminal, pode abri-lo com CTRL+T e digitar na linha de comando: 

~$sudo aptitude install cups 

Após a instalação do cups você pode agora instalar o pacote da hp, digitando no terminal.

~$sudo aptitude install hplip

Muito bem, estes pacotes, e outros adicionais já estavam instalados no meu sistema, o que não fazia muito sentindo não conseguir imprimir, foi ai então minhas pesquisas nos foruns. 

Como disse anteriormente as vezes grandes problemas que consideramos, a solução é bem simples. Se você estiver tendo problemas de uma não impressão em uma impressora que já estava conectada, os motivos podem ser confusão no endereçamento da porta USB. 

Bem, para saber se sua impressora está sendo reconhecida e conectada a uma porta USB, basta você digitar na linha de comando o seguinte:

~$lsusb - Este comando lista todos os periféricos que estiverem conectados a uma porta USB.

Se sua impressão estiver intermitente, hora imprime e depois de uma ou duas impressões não imprime mais, será necessário fazer o básico, desinstalar e instalar ela novamente. E para fazer isso utilize o gerenciador da própria HP que foi instalado com o HPLIP.

Realizando todos os procedimentos seguidos acima, minha impressora voltou a funcionar 100%.  

Você pode obter mais detalhes acessando uma das minhas fontes de pesquisa que ajudou e muito a solucionar estes problemas, o http://wiki.ubuntu-br.org/. No Wiki verá mais detalhes sobre o problema com a conexão USB.

Bem, esperto ter ajudado, gostaria muito do seu comentário, ele ajuda a melhorar o Blog Ubuntu Para Iniciantes e estila a produção de mais conteúdo sobre o Ubuntu e software livre. Um grade abraço. Ah, não deixe de assinar a lista e receber as atualizações no seu e-mail. 


IMPRESSORA HP NO UBUNTU-LINUX Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 16:59:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.