Ubuntu Para Iniciantes

UBUNTU 16.04 LTS

O Ubuntu 16.04  que chegará em abril deste ano de 2016 será uma versão LTS, conforme o cronograma de suporte da Canonical, de dois em dois anos é lançado uma versão de suporte estendido, no caso, 5 anos.

Para os usuários deste destemido sistema operacional, a espera do lançamento de uma nova versão do Ubuntu é sempre cheio de expectativas.

UBUNTU 16.04 LTS - XENIAL XERUS

ubuntu-linux-xenial-xerus

Esperamos mudanças significativas no designer, um maior aproveitamento do hardware além de programas mais intuitivos. Desde seus primórdios o Ubuntu vem evoluindo a cada versão, as vezes não muito, como nós os usuários desejamos. Mas um exemplo de sua evolução desde o 6.04 foi um processo de instalação mais dinâmica e intuitiva, principalmente para os novos usuários.

Veja aqui um infográfico contendo as versões do ubuntu até o momento.

Em particular não gosto de instalar versões de teste ou mesmo Betas, gosto de ter a surpresa por inteiro, ver e experimentar já o produto concluído. No entanto é ótimo que haja usuários que tenham esta disponibilidade e que possam colaborar com o desenvolvimento de uma nova versão do Ubuntu.

XENIAL XERUS E ALGUMAS MUDANÇAS

O Xenial Xerus ou a versão 16.04 do Ubuntu promete vir com algumas mudanças interessantes, mas antes veja você a programação para o desenvolvimento desta nova versão desta distribuição Linux.

AGENDA:


  • Definições do projeto - 26 de Novembro de 2015  
  • Versão ALFA 1 - 31 de Dezembro de 2015
  • Versão ALFA 2 - 28 de Janeiro de 2016
  • Versão BETA 1 - 25 de Fevereiro de 2016
  • Versão BETA FINAL - 24 de Março de 2016
  • Versão RC - 14 de Abril de 2016 - (Release - Download para testes)
  • Versão Final - 21 de Abril de 2016
Veja aqui se deseja fazer DOWNLOAD DA VERSÃO BETA DO UBUNTU 16.04. Há a opção para download para 32 e 64 bits.

Uma das novidades do Xenial Xerus, é que esta distribuição do Ubuntu virá com o Kernel 4.3. Acredito ser esta uma das melhores melhorias desempenhada por Linus Trovald e a comunidade de desenvolvimento. O kernel 4.3 foi desenvolvido com a intenção de melhorar a capacidade de processamento e interação com São vários os pontos que merecem destaque.

Com o Kernel 4.3, haverá por padrão a ativação do suporte ao processador Intel SkyLake, este processador possui uma capacidade maior de aproveitamento no uso das memória, velocidade/comunicação, diminuindo o custo de processamento. Da mesma fora o AMD R9 terá suporte neste novo núcleo do pinguim. 

Basicamente houve uma roupagem bem definida no que se refere o controle do sistema operacional e a otimização no uso do hardware como os demais periféricos de qualquer usuário, desde o mouse até mesas digitalizadoras

Em se tratando ao sistema de arquivos, o tipo EXT3 foi removido, deixando apenas o EXT4, porém algumas correções neste e nos demais tipos suportados pelo sistema operacional. 

unity8-interface-grafica

Particularmente, como já falei em outros momentos eu sou fã do Gnome Clássico, mas uma novidade para os usuários é a interface gráfica Unity 8 que virá por padrão no Ubuntu. O Unity 8 promete um visual muito mais limpo e com uma interação maior entre as janelas dos aplicativos. 

Mais novidades sobre o Ubuntu Xenial Xerus você acompanha aqui no Ubuntu Iniciantes. Se você já baixou alguma das versões de teste do Ubuntu 16.04 dê sua opinião, deixe seu comentário logo abaixo. Abraços. 

Acesse aqui e acompanhe o que você pode fazer quando instalar a primeira versão do Ubuntu deste ano - Ubuntu 16.04 - Xenial Xerus.
UBUNTU 16.04 LTS Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 22:25:00 Rating: 5

7 comentários :

  1. estou ansioso para testar esses novas habilidades de Ubuntu. sou fã do unity e na minha casa todos se acostumaram usar Ubuntu, se eu mudar a interface vou deixar todos confusos.minha filhinha de 9 anos nem gostou do windows quando apresentei pela primeira vez(deixando claro que linux nao é mais exclusividade de hackers).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josenildo é muito bacana receber comentários como este. Saber que o Ubuntu é um sistema operacional que tem seu alcance nas mais variadas idades, como é caso da sua filha de nove anos. Parabéns!!! E sim, o Linux deixou de ter este estigma de ser um sistema operacional somente para hakers. O Ubuntu é um sistema operacional para todos os gostos e com os mais variados recursos. Mais uma vez parabéns. E estamos todos ansiosos esperando as mais recentes novidades, isso sem falar do Kernel que já vem com novas funcionalidades. Abraços.

      Excluir
  2. boa tarde

    Essa última versão do ubuntu 16.04 veio com bug no áudio. vocês já tem alguma solução? Esta semana instalei em 3 maquinas diferentes e nenhuma delas veio com áudio.
    Já observei que existem outras pessoas falando desse mesmo problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde! Eu tenho o Ubuntu instalado em um notebook acer, a placa de som está funcionando normalmente. Você fez a instalação como? Baixou uma ISO?
      Faça um teste, instale o gnome-alsamixer, no terminal digite sudo apt-get install gnome-alsamixer, depois de instalado digite no terminal gnome-alsamixer , faça um teste, desmarque todas as opções que mostrar como MUDO. Depois reporte aqui.

      Excluir
  3. Depois que atualizei do 15.10 para o 16.04 não está mais inicializando automaticamente no modo gráfico. Para com a tela de login. Tenho que ir pra o terminal 1, logar com meu usuário, executar o startx e depois de dois control + c ele entra e funciona normalmente. Alguém pode me dizer como resolvo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe. Você disse ter atualizado o Ubuntu para o 16.04, você fez um upgrade via internet ou fez uma nova instalação. Bem, eu recomendo sempre fazer uma nova instalação, porque as vezes as atualizações "upgrade" podem falhar por vários fatores.
      Vou te dar uma sugestão básica mesmo, se não for complicado para você, instale de novo, pois pode ser que outros problemas apareçam, visto que o Ubuntu 16.04 veio com alguns bugs que foram sendo resolvidos ao longo das atualizações.
      Se você não quer fazer isso, tente descobrir qual é sua placa de vídeo, digite no terminal o comando lspci e veja o que aparece na linha VGA e reporte aqui. Abraços

      Excluir
    2. Só completando o que o Marcelo disse, é recomendado fazer uma nova instalação, é o mais certo.

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.