Ubuntu Para Iniciantes

PACOTES .DEB - .TAR - .GZ E ZIP | UBUNTU

O Ubuntu é um sistema operacional desenvolvido por meio de outroo S.O, o Debian. Logo por possuir a arquitetura Debian, seus pacotes de instalações são definidos pela extensão .DEB

Os pacotes .DEB nada mais são que arquivos compactados e configurados para ser serem descompactados em um determinado diretório ou mesmo criar novos diretórios ou arquivos de configuração. 

Mesmo quando você instala um programa do repositório do Ubuntu, os arquivos baixados estão no formato .DEB, bom se você sacou DEB vem de DEBian!

arquivos-compactados-tar-gz-zip-ubuntu

Bem, se você vai instalar um programa do repositório do Ubuntu, seguirá os seguinte comando:

~$ sudo aptitude install nome_do_programa 

E a partir dai o aptitude ou apt-get se encarrega de todo o resto baixando e descompactando os arquivos .DEB. 

No entanto se você precisou baixar um determinado pacote .DEB que não está no repositório o processo de instalação é tão simples quanto a utilização do aptitude/apt-get

Se o pacote .DEB for baixado você pode utilizar o terminal para fazer isso, vá até o diretório onde foi baixando o pacote, e digite:

~$dpkg -i nome_do_pacote.deb 

E outra maneira também prática é, ir até o local onde o pacote.deb está, utilizando o navegador de arquivos, Nautilus ou mesmo digitando o nome do pacote no Dash do Unit. 

Localizado o pacote, basta dar duplo clique, este processo irá executar a Central de Programas do Ubuntu, assim o pacote também será instalado. 

arquivos-tar-gz-linux-arquivos-compactados-zip

ARQUIVOS COMPACTADOS TAR - GZ E ZIP

Bom, se você é um usuário Windows e chegou aqui já deve estar familiarizado com os arquivos ZIP, ou mesmo arquivos compactados no formato ZIP. Este formato acabou sendo o padrão de arquivos compactados no universo Windows.

Mas para aqueles que estão chegando no mundo do Software Livre e no Ubuntu/Linux, começou a se deparar com mais estas extensões, o TAR e GZ

O arquivos em formatos TAR podem ou não estarem compactados. A princípio arquivos ou pacotes com a extensão TAR podem somente estarem empacotados, mas além de empacotados podem estar compactados

Quando você se deparar com um arquivo no seguinte formato : 

arquivo_ou_pacote.tar.gz

Significa que, no exemplo acima, o arquivo está empacotado pelo comando TAR e compactado pelo GZ

Neste caso para que se possa então, desempacotar e descompactar, você pode ir até o terminal, no local de acesso do arquivo e digitar:

~$tar -xzf arquivo_ou_pacote.tar.gz 

O comando acima irá desempacotar fazendo a descompressão dos arquivos compactados, onde o x faz a extração dos arquivos e a letra z descompacta. A letra f (file) faz referência ao arquivo a ser desempacotado.

Porém todo este processo pode ser feito por meio do ambiente gráfico. Basta você ir até o local onde o arquivo compactado esteja, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção EXTRAIR AQUI, caso queira compactar vá até a opção COMPRIMIR

descompactar-tar-gz-linux-ubuntu


Caso você queira compactar um arquivo ou pasta, a opção a ser selecionada, em um arquivo não compactado é COMPRIMIR. Ao clicar na opção será aberto uma janela com opções de compactação de arquivos. Caso você não tenha esta opção, instale os programas necessários para que possa descompactar a maioria dos arquivos compactados.

~$sudo aptitude install unrar p7zip rar

Continuando, ao clicar com o botão direito do mouse na opção comprimir, será aberta esta caixa de diálogo, onde você pode selecionar qual formato de compactação deseja. 

compactar-arquivos-ubuntu-linux

Perceba que há várias opções para se compactar um arquivo ou diretório, ao descompactar por meio do ambiente gráfico, o descompressor é reconhecido automaticamente, independente se for zip, tar.gz, rar e outros. 

Espero ter colaborado e espero ter incentivado ainda mais a conhecer e a usar o Ubuntu como sistema operacional. Deixe sua dúvida ou comentário. Um grande abraço.

PACOTES .DEB - .TAR - .GZ E ZIP | UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 20:08:00 Rating: 5

2 comentários :

  1. eu sou iniciante nessa area de linux e uso o lubuntu e estou querendo instalar um pacote que esta compactado apenas com .gz oq eu faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado por seu comentário. Bem, não sei exatamente seu problema, mas os procedimentos acima deveriam ser suficiente para você descompactar o pacote. Mas você pode instalar o ZIP e o GZIP se caso eles não estiverem instalados. Abra o terminal CTRL+T e digite sudo apt-get install zip pressione enter, depois instale o gzip com sudo apt-get install gzip, pronto você já esta com os pacotes para compactar e descompactar arquivos, ok? Espero ter ajudado, abraços.

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.