Ubuntu Para Iniciantes

LIBREOFFICE - CRIAR GRÁFICOS COM O CALC

Criar gráficos no LibreOffice - Calc ou mesmo no MS-Excel para alguns parece uma tarefa simples, já para outros, não sabem nem por onde começar.

Mas criar um gráfico no Calc realmente é uma tarefa simples, mesmo para os mais sofisticados gráficos, não é exigido nada além dos dados necessário, conhecer a ferramenta, no caso o Calc e atenção.

criar graficos com o calc do libreoffice

GRÁFICOS COM O LIBREOFFICE - CALC

Se você ainda não tem o LibreOffice e é usuário do Windows, venha como baixar e instalar o pacote do LibreOffice na página oficial. Aconselho realmente fazer download do LibreOffice deste link. 

Agora se você for usuário do Ubuntu ou de outras distribuições baseadas no Ubuntu, possivelmente você já o tem instalado. Caso você não tenha, baixe por meio da central de programas do Ubuntu. Você também pode baixar pelo apt-get ou aptitude

~$sudo aptitude install libreoffice

 Com o LibreOffice instalado vá até o Dash, caso esteja com o Unity e digite Calc. Se estiver usando o Gnome clássico, vá até Aplicativos - Escritório e LibreOffice Calc

CRIANDO O GRÁFICO - TABELA DE DADOS

Criei uma simples tabela para ser usada como nossa base de dados, é por meio desta tabela de dados que o gráfico será gerado.
Suponha uma situação onde você quer ver por meio de um gráfico os vendedores que mais se destacaram no período de um mês. Você pode criar a sua.

calc-gerar-tabela-dados-grafico

Com sua base de dados criada, vamos formatar as células, já que se trata de valor monetário, vamos deixar com o formato do real, R$. Selecione toda a área dos valores. Depois clique no ícone representado na figura abaixo. Esta opção não é necessária, é apenas para deixarmos em um formato condizente com a tabela.


O resultado será como apresentado na figura a seguir, formatando todos os número para a moeda corrente, no nosso caso em reais. 

grafico-calc-libreoffice

Com a tabela ainda selecionada, você irá acessar o ícone na barra de ferramentas do Calc que permite criar o gráfico de Coluna. O LibreOffice oferece uma quantidade considerável tipo ou estilos de gráficos. No entanto para efeito práticos escolheremos o gráfico de colunas. Selecione o ícone como apresentado pela figura abaixo.

calc-gerar-grafico-libreoffice


Ao clicar no botão referenciado será aberto uma caixa de diálogo para a escolha do gráfico. Clique em Coluna e depois no botão Concluir.  

calc-libreoffice-grafico

Pronto, ao clicar em Concluir será gerado o gráfico conforme a Tabela de Dados criada anteriormente. 

O LibreOffice - Calc oferece uma gama de recursos o suficiente para ficar na mesma medida que o MS Excel. Você ainda pode gerar gráficos de Barra, Pizza, de Linhas e muito mais. Seja curioso e veja a potencialidade desta ferramenta. Em um outro momento irei postar algumas formatações possíveis para deixar o gráfico gerado ainda mais atraente.

BÔNUS - PONTO-E-VIRGULA NO FINAL DE CADA PALAVRA NO CALC

Bem, este bônus ou dica, não tem nada a ver com gráfico, mas não seria necessário criar um post só para apresentar esta dica que você pode utilizar tanto no LibreOffice - Calc como no MS Excel

A questão é a seguinte, suponha que você necessite colocar algum caractere, no caso um ponto-e-virgula, no final de cada palavra, suponha que seja uma lista de nomes, e por algum motivo, Deus sabe qual, é necessário que você faça isso.

A solução é bem simples.  Veja o exemplo abaixo com uma lista de Estados. O Segredo é você usar o sinal de & "e comercial" no final da referência da célula, depois entre aspas colocar o carácter que você deseja, neste caso é o ponto e virgula.  

libreoffice-dicas

Ao escrever a formula ou função, pressione enter, e com o mouse clique e arraste até o final da lista. O resultado é o nome de cada estado com o sinal de ponto-e-virgula. Faça o teste e veja você mesmo. 

E se você ainda não sabe o que é referência absoluta no LibreOffice Calc e no MS Excel, assista o vídeo abaixo.


Deixe seu comentário e sugestão aqui no Ubuntu Para Iniciantes. Se for a primeira vez que você está aqui, seja bem vindo. Um grade abraço e espero ter ajudado.

Você poderá gostar de saber também, sobre o MS Word e o LibreOffice Writer. Leia.
LIBREOFFICE - CRIAR GRÁFICOS COM O CALC Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 22:40:00 Rating: 5

Um comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.