Ubuntu Para Iniciantes

COMO SABER SE UM PROGRAMA ESTÁ INSTALADO NO UBUNTU

Como saber, se um determinado programa ou até mesmo alguma biblioteca estão instalados no Ubuntu?

Bem. Você pode dizer, oras é só olhar no menu Aplicativos, se estiver usando o Gnome ou fazer uma busca no Dash do Unit. No entanto nem sempre é assim, pode até ser que estas duas opções solucione no caso de programas, mas determinadas bibliotecas podem estar ocultas, dificultando a interação com o usuário.

localizar-programa-aptitude-searsh-ubuntu-repositorio


Bem vou apresentar um método que eu uso sempre quando quero saber se um determinado programa está instalado.

E é usando o comando aptitude no terminal. É bem simples e eficaz. Vamos supor que você queira saber se o plugin do flashplugin-installer está instalado. Este plugin permite renderizar vídeos que serão apresentados pelos navegadores.

Basta você abrir o terminal e digitar:

~$sudo aptitude search flash 

O resultado será uma lista  um pouco grande, justamente porque fizemos a busca por um termo flash, a lista apresentada foi resumida para fins de compreensão:


A figura acima mostra o resultado resumido da busca feita pelo comando aptitude searsh. Mas o que acontece na verdade?

Simples, o aptitude searsh na verdade está fazendo uma varredura no repositório do Ubuntu, retornando assim uma lista com os possíveis resultados da busca <searsh>. Note que na lateral esquerda há uma legenda contendo as letras p, i e a letra v.


A letra p indica que é um programa e NÃO está instalado. A letra i quer dizer que o item da lista é um programa e já ESTÁ instalado no sistema. Já a letra v indica que é um arquivo virtual que está sendo usando pelo sistema. 

E se nesta legenda ao lado aparecer um dos itens acompanhado da letra c, quer dizer que o pacote está entrando em conflito com alguma outra instalação, sendo necessário ser resolvido.

Acompanhe este pequeno post para ver como resolver os problemas de pacotes em conflitos no Ubuntu realizando também uma pesquisa. 

E você conhece alguma outra maneira de fazer uma pesquisa por programas no Ubuntu ou até mesmo em outras distribuições Linux? Compartilhe com a gente. Um grande abraço.


COMO SABER SE UM PROGRAMA ESTÁ INSTALADO NO UBUNTU Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 08:57:00 Rating: 5

2 comentários :

  1. Olá!
    O comando sudo aptitude searsh flash, está incorreto o correto é: udo aptitude search flash. Agradeço pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por seu comentário, obrigado também por ter identificado um erro e ter reportado, um grande abraço.

      Excluir

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.