Ubuntu Para Iniciantes

UBUNTU E MICROSOFT - ESTRATÉGIA

O Ubuntu, além de suas variações, uma das distribuições Linux mais utilizadas pelos amantes do pinguim. O Ubuntu, não é mantido por uma "comunidade" em específico, mas sim por uma empresa.

É chover no molhado em dizer sobre as ideologias de softwares livre, tendo em vistas as leis que regem a dinâmica do software livre, percebe-se o quanto é difícil manter uma comunidade que mantém um determinado SL por meio de doações e até mesmo incentivos governamentais.

ubuntu-canonical-microsoft

No caso o Ubuntu, como é sabido, é mantido pela Canonical, uma empresa. Toda empresa séria possui sua missão e visão estratégica para permanecer no mundo dos negócios. Ao longo dos anos vimos distribuições Linux desaparecendo do mercado como estrelas que nascem e morrem, porém sem o brilho de quem já existiu. 

A exemplo, é o caso do saudoso Mandrake que virou Mandriva, quando se juntou a Conectiva, que se findou este ano em 2015.  

Em 2012 publiquei um post, falando sobre algumas mudanças no desenvolvimento do Ubuntu que a Canonical estaria a seguir. O post foi redigido com a visão da minha formação, administrador.

CANONICAL PROLONGANDO A VIDA

E este novo post é justamente a mesma coisa, a Canonical está utilizando de estratégias para que possa manter o Ubuntu, na verdade não sabemos o que isso poderá repercutir nos próximos anos, a não ser a própria Canonical. 

Te relações com a Microsoft parece ser algo como a "traição de Judas", porém pode ser algo mais "Maquiavel", um mal necessário. A Canonical como qualquer empresa, não irá expor todas suas decisões a longo prazo, quem sabe em doses homeopáticas. 

Por outro lado, ter uma gigante como a Microsoft relacionando-se com sistemas de código aberto, é também reconhecer o poder do Software Livre e seu crescimento ao longo dos anos. 

Encontra-se no About (Sobre) do site oficial da Canonical a expressão, quero acreditar nisso, a expressão da sua visão como empresa:

At Canonical, we believe in the power of open source to change the world

Na Canonical, acreditamos no poder do open source para mudar o mundo

Logo, penso que a estratégia da Canonical e criar laços que possibilite solidificar o Ubuntu cada vez mais. No entanto, como empresa, e toda empresa vive teoricamente por meio do retorno dos seus produtos e serviços, não sabemos até onde irá o desejo de continuar sendo uma organização empresarial que sustente um software livre.   

Gostou do post? Deixe seu recado e sua sugestão comentando, abraços a todos.

Você também pode encontrar mais detalhes aqui no site do DioLinux
UBUNTU E MICROSOFT - ESTRATÉGIA Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 14:20:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.