Ubuntu Para Iniciantes

MS WORD E WRITER DO LIBREOFFICE

O LibreOffice é sem dúvida uma resposta a todos aqueles que duvidaram e duvidam de uma plataforma para edição de texto, planilha de calculo e apresentação, isso é o básico do pacote. Particularmente considero o Writer e o Calc, sendo fantásticos. Em termos de produtividade o LibreOffice não deixa nada a desejar.
Porém é necessário dizer alguns pontos sobre minha própria experiência com relação ao Writer e o MS Word.

Em 2013 iniciei um programa de mestrado e por assim, consequentemente, a dissertação. E onde comecei a escrever? Claro no Writer, pois este editor tem tudo o que se precisa, paginação, criação dinâmico de sumários, índice de tabelas e figurar, e desde muito tempo exportação para pdf. Antes mesmo do MS Word fazer isto nativamente. 

writer-msword


Bom ai veio a dor de cabeça, a compatibilidade. O MS Word não reconhece as mesmas formatações em um arquivo do Writer, e quando digo arquivo me refiro a um documento com mais de 100 páginas. Formatações como seção, sumário e até mesmo espaçamentos e parágrafos muitas vezes são desconfiguradas de um arquivo Writer para MS Word, salvo em .doc ou docx

Então sempre existia aquele olhar estranho entre orientador e orientando ao se abrir um arquivo editado no Writer e executado pelo MS Word. 

MS WORD OU WRITER?

Então, a questão não é essa. Sempre há esta discussão, qual o melhor editor MS Word ou Writer. Bem, este post não se trata disto, e como já deixei claro, o que se faz no editor MS Word se faz tranquilamente no Writer. 

Não vou negar que considero o visual do MS Word desde o 2007 muito atrativo e intuitivo. Porém, muitas pessoas confundem a questão da compatibilidade com um ser bom e o outro não. E isso não verdade. 

Então do que se trata este post? Na verdade é simples, a comunidade do LibreOffice e porque não dizer do Firefox também, trabalham de forma extraordinária criando e disponibilizando de forma livre e de GRAÇA para a comunidade estes dois excelentes softwares, bem como para usuários de distribuição linux e até mesmo Windows.

Mas minha sugestão é, se você está em uma situação em que extraordinariamente necessite de compatibilidade, vá  pelo caminho que você não irá se complicar, seja qual for a solução. 

Por exemplo, se você pode enviar um arquivo em formato PDF, usar o Writer na minha humilde opinião será sempre a alternativa mais viável e produtiva, agora caso realmente seja necessário o MS Word é uma ótima ferramenta para edição de texto.

Considerações... 

Tentar convencer um usuário Windows a ter uma instalação do LibreOffice parece fácil, mas não é, então não se desgaste. 

E você tem alguma alternativa ou sugestão para esta situação? Deixe seu comentário, compartilhe.
MS WORD E WRITER DO LIBREOFFICE Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 23:55:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.