Ubuntu Para Iniciantes

GNOME CLÁSSICO QUE SAUDADE

O Gnome foi o primeiro ambiente gráfico que eu conheci, e eu nem sabia ao certo se o Gnome era uma interface gráfica ou um sistema operacional, acredite, isso foi em meados de 98/99. 

Só fui mesmo me ambientar com as distribuições Linux em 2006 quando eu conheci o Ubuntu. O Ubuntu foi-me apresentado por nada mais nada menos por André Noel do Vida de Programador (grande coisa). Voltando... 

A primeira distribuição do Ubuntu com o Gnome que eu conheci foi o Ubuntu 6.04 e ai veio o 10.10 com a novidade do Unity, mas o que me deixou feliz era que mesmo assim você ainda poderia instalar o ambiente gráfico do Gnome pelo comando gnome-session-fallback, eu gosto do clássico mesmo, não curti mesmo as versões 2.x e 3.

gnome-classico-ubuntu


Eu tentei usar o Cinnamon, até gostei, mas estava havendo uns paus que me fizeram voltar para o Gnome. Muito bem, eu acabei ficando com uma instalação do Ubuntu 13.10 até meado de outubro deste ano (2015) com o Gnome. Então resolvi atualizar o sistema. para o 15.10 e o que eu fiz? Instalei o Gnome.

Bom, não passei pela versão 14.04 e 14.10 do Ubuntu, então não posso falar muito, na verdade nada. Mas não estou considerando o 15.10 com aquela sustentabilidade de antes. E o pior de tudo, o Gnome clássico apresenta uma instabilidade constante, uma delas é que não consigo acessar as configurações de som direto pelo ícone de sim do painel, consigo pelo menu. E por falar em menu, não uma única vez percebi que ao instalar programas também percebi que as vezes era necessário reiniciar o sistema para ter acesso pelo menu.

Bom, imagino que todas estas e outras desventuras do ambiente gráfico Gnome se deve a descontinuidade do projeto desde 2012.

Por fim, estou utilizando o Unity, mas sempre dou uma passadinha pelo Gnome.

Logo abaixo outros posts que já escrevi sobre o Gnome. 



GNOME CLÁSSICO QUE SAUDADE Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 23:13:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.