Ubuntu Para Iniciantes

GRUB - MUDAR FONTE E IMAGEM

O grub é um gerenciador de boot mais utilizando no mundo Linux. E é uma mão na roda para quem deseja ter mais de um sistema operacional instalado em um mesmo hd.

Geralmente o usuários que deseja ter instalado o Ubuntu ou qualquer distribuição Linux se vale desta ferramenta para gerenciar a inicialização do sistema operacional. 

Em outro post "ver nome do post" mostrei como o usuário poderia alterar a ordem de dar boot no sistema, apresentei uma maneira fácil utilizando o terminal e acessando um arquivo de configuração do grub. 

Neste post vou apresentar uma ferramenta gráfica fácil que permite, além de alterar a sequência de boot, permite colocar uma imagem e modificar a fonte (tipo de fonte e tamanho). 

Vamos lá, primeiro passo, acesse o terminal, calma o ambiente é gráfico sim, mas primeiro nós precisamos instalar o ppa na lista de repositórios para poder instalar o grub-customizer:

~$ sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer  <enter>

Digite sua senha e confirme a entrada do ppa na lista de repositórios pressionando enter. Após esta etapa concluída o próximo passo é atualizar o source.list. Digite no terminal

~$ sudo aptitude update

ou

~$ sudo apt-get update

Após a atualização instale agora o grub-customizer digitando no terminal:

~$ sudo aptitude install grub-customizer

Feito a instalação, se você estiver utilizando o Unity procure no Dash por grub-customizer, se você estiver utilizando o Gnome clássico, como no meu caso, vá em Aplicativos - Ferramentas de Sistemas - Administração e clique em Grub Customizer.

Será solicitado a senha de administrador e após a confirmação uma janela semelhante a figura abaixo será apresentada.


A janela possui três abas de configurações, Configuração da Lista, Configurações Gerais e Configurações de Aparência.

Clique na aba Configurações de Aparência e você terá a seguinte visão.


É nesta aba que é possível alterar o tipo da fonte, o tamanho da fonte e ainda por uma imagem de fundo. É muito intuitivo.




Bom pessoal é bem tranquilo a configuração do GRUB-CUSTOMIZER, tenha bom senso e não exagere no tamanho da fonte para não "estourar" a diagramação da tela do Grub.

Abraços.


GRUB - MUDAR FONTE E IMAGEM Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 20:01:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.