Ubuntu Para Iniciantes

COMANDO WGET - DOWNLOAD POR LINHA DE COMANDO

É comum algumas vezes em alguns tutoriais pelos blogs a fora pedir que se faça o download de algum pacote ou arquivo utilizando a linha de comando, utilizando o comando wget.

FAÇA DOWNLOAD COM O COMANDO WGET NO TERMINAL

O wget é útil quando é necessário fazer algum download de arquivos que muitas vezes, na maioria dos casos estão em uma sessão de FTP o qual e está livre para download, mas isso não significa que esteja restrito a isso.

Baixar arquivos no terminal do ubuntu utilizando o wget


Vou utilizar como exemplo o download do pacote do Eidete, para gravar desktop no Ubuntu e outras distribuições baseadas em Debian.

~$wget https://launchpad.net/~shnatsel/+archive/eidete-daily/+build/3920579/+files/eidete_0.1-0~r135%2Bpkg10~precise1_amd64.deb

Veja, o pacote será baixando no diretório em que você se encontrar, caso você esteja por exemplo no diretório /Download é lá que o arquivo será baixado.

É comum termos oscilações na conexão ou até mesmo a interrupção do download, o wget tem uma opção para evitar que se comece tudo novamente do zerto, basta acrescentar a opção -c, que também é muito útil quando estamos fazendo downloads de arquivos maiores e que exige muito mais da banda de conexão.

O COMANDO WGET NO TERMINAL DO UBUNTU

Caso você esteja baixando em um diretório que necessite de permissão é necessário o comando sudo.

~$sudo wget -c https://launchpad.net/~shnatsel/+archive/eidete-daily/+build/3920579/+files/eidete_0.1-0~r135%2Bpkg10~precise1_amd64.deb


Obs: Este pacote é para 64bits.

Este é o blog Ubuntu Para Iniciantes. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas ou sugestões. Um grande abraço.
COMANDO WGET - DOWNLOAD POR LINHA DE COMANDO Reviewed by Ubuntu para Iniciantes Marcelo Weihmayr on 14:33:00 Rating: 5

Nenhum comentário :

Olá, faça seu comentário com sugestões, dicas ou críticas

Powered By Blogger , Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcelo Weihmayr. Tecnologia do Blogger.